23/10/2012

Leitura espiritual para 23 Out 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Cai a neve - 1965


Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 32


Questão 110: Do governo dos anjos sobre a criatura corpórea.
Art. 3 — Se os corpos obedecem aos anjos quanto ao movimento local.


(De Pot., q. 6, a. 3, De Malo, q. 16, a. 1, ad 14, a. 10, Quodl. IX. Q. 4, a. 5, In Iob, cap. I, lect III).

O terceiro discute-se assim. — Parece que os corpos não obedecem aos anjos, quanto ao movimento local.

1. — Pois, o movimento local dos corpos naturais resulta da forma deles. Ora, os anjos não causam as formas dos corpos naturais, como já se disse (a. 2). Logo, também não podem causar-lhes o movimento local.

Mártires de Espanha 58

Rainha dos Mártires










por Jorge López Teulón

Vida de Maria (IV) - A VOZ DOS SANTOS


"É regra geral de todas as graças singulares comunicadas a uma criatura racional que, quando a graça divina escolhe alguém para uma tarefa especial ou algum estado muito elevado, concede todos os carismas necessários àquela pessoa para o ministério que há-de desempenhar adornando-a com eles profusamente».

«Isto realizou-se de um modo excelente na pessoa de São José, que fez as vezes de pai de nosso Senhor Jesus Cristo e que foi verdadeiro esposo da Rainha do universo e Senhora dos anjos. José foi escolhido pelo eterno Pai como protector e guarda fiel dos Seus principais tesouros, isto é, do Seu Filho e de Sua Esposa e cumpriu a sua tarefa com absoluta fidelidade. Por isso lhe diz o Senhor: Está bem, servo bom e fiel; entra no gozo do teu Senhor (Mt 25, 21)».

«Se observarmos a relação que José tem com a Igreja universal, não é este o homem especialmente escolhido, pelo qual e sob o qual Cristo foi introduzido no mundo de um modo ordenado e honesto? Portanto, se toda a Igreja está em dívida com a Virgem Mãe, já que por meio d’Ela recebeu Cristo, de modo semelhante deve a José, a seguir a Maria, uma especial gratidão e reverência».

«José vem a ser a joia que fecha o Antigo Testamento, já que nele a dignidade patriarcal e profética alcançam o fruto prometido. Além disso, ele é o único que possuiu corporalmente o que a condescendência divina tinha prometido aos patriarcas e aos profetas».

«Temos que supor, sem qualquer dúvida, que aquela familiaridade, respeito e altíssima dignidade que Cristo tributou a José enquanto vivia na terra, como um filho ao seu pai, não lha negou no céu; pelo contrário, colmou-a e consumou-a».

(S. bernardino de siena , Sermão 2, sobre São José, 7. 16. 27-30)

«Tomei por advogado e senhor o glorioso São José e encomendei-me muito a ele. Vi claramente que assim desta necessidade ,como de outras maiores de honra e perda de alma, este pai e senhor meu me conseguiu mais bem do que eu lhe sabia pedir. Não me recordo, até agora, de lhe ter suplicado coisa que tenha deixado de fazer. É coisa que espanta, as grandes mercês que me fez Deus por intermédio deste bem-aventurado Santo, dos perigos de que me livrou, tanto do corpo como da alma; que a outros santos parece que lhes deu o Senhor graça para socorrer numa necessidade, a este glorioso Santo tenho experiência que socorre em todas e que o Senhor quer dar-nos a entender que assim como lhe esteve sujeito na terra — que como tinha o nome de pai, sendo aio, lhe podia mandar — assim no Céu faz quanto lhe pede».

«Quereria eu persuadir a todos para que fossem devotos deste glorioso Santo, pela grande experiência que tenho dos bens que consegue de Deus. Não conheci pessoa que lhe seja verdadeiramente devota e faça particulares serviços, que não a veja mais aproveitada na virtude; porque aproveita em grande medida às almas que a ele se encomendam. Parece-me, há alguns anos, que cada ano no seu dia lhe peço uma coisa e sempre a vejo cumprida. Se a petição vai algo torcida, ele orienta-a para maior bem meu».

«Se fosse pessoa que tivesse autoridade de escrever, de boa vontade me alargaria a dizer com muito pormenor as mercês que este glorioso Santo me fez a mim e a outras pessoas; mas para não fazer mais do que me mandaram, em muitas coisas serei mais curta do que gostaria, noutras mais longa do que devia; enfim, como quem em tudo que é bom tem pouca discrição. Só peço por amor de Deus que o tente quem não me creia e verá por experiência o grande bem que é encomendar-se a este glorioso Patriarca e ter-lhe devoção. Em especial, pessoas de oração sempre lhe deviam ser aficionadas; que não sei como se pode pensar na Rainha dos anjos em tanto tempo que passou com o Menino Jesus, que não dêem graças a São José pelo bem que lhes fez. Quem não encontrar mestre que lhe ensine oração, tome este glorioso Santo por mestre e não errará no caminho».

(Stª. teresa de jesus, Livro da sua vida, cap. 6, nn. 6-8)

«Não estou de acordo com a forma clássica de representar S. José como um homem velho, apesar da boa intenção de se destacar a perpétua virgindade de Maria. Eu imagino-o jovem, forte, talvez com alguns anos mais do que a Virgem, mas na plenitude da vida e das forças humanas.

Para viver a virtude da castidade não é preciso ser-se velho ou carecer de vigor. A pureza nasce do amor e a força e a alegria da juventude não constituem obstáculo para um amor limpo. Jovens eram o coração e o corpo de S. José quando contraiu matrimónio com Maria, quando soube do mistério da sua Maternidade Divina, quando viveu junto d'Ela respeitando a integridade que Deus queria oferecer ao mundo como mais um sinal da sua vinda às criaturas. Quem não for capaz de compreender um amor assim, conhece muito mal o verdadeiro amor e desconhece por completo o sentido cristão da castidade».

(S. josemaria, Cristo que passa, 40)

Condição 3

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a


Simples,
desconcentrado
do fim
de mim.

A esmo
sem força
ou querer
ser eu mesmo.

Só,
sem outros
que eu,
que a minha multidão
se torna sempre
uma solidão.

Coimbra,  61

No Evangelho, como um personagem mais

                                                             
Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet



Oxalá fossem tais as tuas atitudes e as tuas palavras, que todos pudessem dizer quando te vissem ou ouvissem falar: "Este lê a vida de Jesus Cristo". (Caminho, 2)

Ao abrires o Santo Evangelho pensa que não só tens de saber o que ali se narra – obras e ditos de Cristo – mas também tens de vivê-lo. Tudo, cada ponto relatado, se recolheu, pormenor a pormenor, para que o encarnes nas circunstâncias concretas da tua existência. Nosso Senhor chamou os católicos para o seguirem de perto e, nesse Texto Santo, encontras a Vida de Jesus; mas, além disso, deves encontrar a tua própria vida. Aprenderás a perguntar tu também, como o Apóstolo, cheio de amor: "Senhor, que queres que eu faça?"... – A Vontade de Deus! – ouvirás na tua alma de modo terminante. Então, pega no Evangelho diariamente, e lê-o e vive-o como norma concreta. Assim procederam os santos. (Forja, 754)

Para vos aproximardes do Senhor através das páginas do Santo Evangelho, recomendo sempre que vos esforceis por participar em cada cena como um personagem mais. Assim – conheço tantas almas normais e correntes que o fazem! – recolher-vos-eis como Maria, suspensa das palavras de Jesus, ou, como Marta, atrever-vos-eis a manifestar-lhe sinceramente as vossas inquietações, mesmo as mais pequenas. (Amigos de Deus, 222)

Por trás de cada sacerdote de pé há uma religiosa de joelhos


As religiosas contemplativas são as esposas de Jesus. A sua vida: amar a Cristo Eucaristia por todos os que não O amam; a sua missão: agradar a Deus com sua gigantesca generosidade e interceder por seus irmãos os homens. Desde os seus claustros elas são salvadoras de almas e alegres testemunhas da existência de Deus.
O povo de Israel saiu a combater contra Amalec enquanto que Moisés subiu ao cimo do monte. “E aconteceu que, enquanto Moisés tinha as mãos levantadas (em oração), vencia Israel; mas quando as baixava, vencia Amalec” (Cf. Ex 17, 10-11). Enquanto as religiosas continuem cumprindo a sua missão de orar pela Igreja, A Igreja seguirá de pie; avançando contra corrente. Elas são a força e o orgulho de A Igreja.
A sua tarefa é rezar pelos outros. Ninguém escapa das suas orações, não pelo tempo que dedicam, mas sim pela amplitude do seu coração. Santo Agostinho disse: “O tamanho do teu coração é do tamanho das tuas preocupações”. A sua preocupação é a salvação eterna de todas As almas.
João Paulo II disse: “Neste Corpo místico que é A Igreja, vós elegestes ser O coração”. Se as almas de vida contemplativa são a força e o coração de A Igreja, da sua fidelidade depende que quando voltar O Filho do homem encontre fé sobre a terra (Lc 18, 8). “Se são o que têm que ser, acenderão fogo ao mundo inteiro”.
As religiosas de vida contemplativa são para mim o mais ilustre testemunho de amor a Jesus Cristo; elas deram a Deus o seu tempo, a sua carne, a sua vida. ¡Elas não se conformam com menos! Só a experiencia do amor foi o único motor capaz de impulsiona-las até ao grau de entrega que exige a sua vocação de esposas de Cristo e salvadoras de almas através da oração. O ideal que Cristo lhes propõe é muito alto e digno de admiração. Entregam a sua vida para que nós tenhamos vida.
As irmãs contemplativas, com a sua imortal oração, infundem um sopro de esperança na vida da Igreja e no homem actual. As suas orações dão vida às nossas vidas. Nós, a exemplo delas, devemos preparar-nos para a contemplação eterna de Deus; eis aqui a meta última para todos.
Conheci várias delas e posso dizer que a felicidade que reflecte nos seus rostos é um doce amanhecer. Elas reconhecem com alegria que Cristo, seu esposo, é o criador da felicidade. A Igreja confia e espera tanto do seu amor a Cristo e aos homens.

ricardo ruvalcaba, trad ama)

O pior cego é o que não quer ver


Jesus perguntou-lhe: “Que queres que te faça? Mestre, que eu veja!”, respondeu-lhe o cego. Jesus disse-lhe:”Vai, a tua fé te salvou! E logo recuperou a vista e seguiu a Jesus na viagem. - S. Marcos, 10-51

Olhamos tanto quanto podemos as estrelas, os planetas, as constelações, o universo, e todas essas suas dimensões sobre-humanas que não alcançamos - e não duvidamos.
Interiorizámos o átomo, o seu núcleo, os neutrões e os protões e todos esses infinitesimais menores, que não podemos ver, tocar, sentir, ou, sequer, perceber na sua complexidade estrutural, de todo em todo - e não duvidamos.
Mas duvidamos que um feto humano ainda não nascido, porque tem o azar de não ter 10, ou 12 ou 13 semanas ou outras idades absolutamente hipócritas, mas que podemos ver, tocar, sentir e vibrar no pulsar milagroso do seu pequenino coração, seja uma pessoa.
Supõe-se que seja uma coisa.
A estupidez, a maldade e a cegueira humanas, na verdade, não têm limites, como o universo.
Também não duvidamos!

(miguel alvim, 2006)

Evangelho do dia e comentário








   T. Comum – XXIX Semana





Evangelho: Lc 12, 35-38

35 «Estejam cingidos os vossos rins e acesas as vossas lâmpadas. 36 Fazei como os homens que esperam o seu senhor quando volta das núpcias, para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram. 37 Bem-aventurados aqueles servos, a quem o senhor quando vier achar vigiando. Na verdade vos digo que se cingirá, os fará pôr à sua mesa e, passando por entre eles, os servirá. 38 Se vier na segunda vigília, ou na terceira, e assim os encontrar, bem-aventurados são aqueles servos.
Comentário:

Estar preparado!

O que é estar preparado?

Que não se confunda preparação com expectativa já que, enquanto esta traduz espera de algo a acontecer, a primeira significa preparar o espírito e o corpo para algo que temos a certeza acontecerá.

Não se trata, portanto, de uma ansiedade mas de uma atitude de prudência.

(ama, comentário sobre Lc 12, 35-38, 2010.10.19)