09/06/2022

Publicações em Junho 9

 



 

Dentro do Evangelho –  (cfr: São Josemaria, Sulco 253)

EVANGELHO

Mt XVII

 

Hoje aconteceu uma coisa extraordinária, não mais extraordinária que muitíssimas outras que tenho vivido acompanhando Jesus no Seu deambular habitual mas, talvez, pelo detalhe que o próprio Evangelista faz constar: Depois de uma noite sem pescar nada e obedecendo a Jesus, os discípulos lançaram a rede e recolheram "153 grandes peixes". Este detalhe excita a minha imaginação... o que seriam "grandes peixes"? No lago onde pescavam os peixes eram pequenos, mal chegando a pesar 1 quilo, daí que considere que " grandes peixes" pesem muito mais... talvez 3 quilos cada um... se assim for, temos que a pesca somou qualquer coisa à volta dos 550/600 quilos de peixe! Quase uma tonelada de peixe! O que fazer com tanto peixe? Desde logo, chamar amigos, conhecidos, parentes, vizinhos e distribuir a cada um, mas... ainda sobra muito peixe, muito peixe!!! Jesus Cristo nunca Se fica por pouco, pelo estritamente necessário, vai sempre mais além; com mãos largas dá sempre muito mais que o que pedimos porque, o Seu Amor por nós não se mede nem com números nem com "contabilidades", vai sempre muito mais além dando-nos a possibilidade de distribuir por muitos outros o que a Sua larguesa e generosidade nos deu. Toda a minha já longa vida está recheada destas "atitudes" do Senhor, (peço cem e Ele dá-me mil) e eu, tenho de pensar que se Ele procede assim comigo, sendo eu o que sou, como não procederá para com aqueles que, verdadeiramente, O seguem? Por isso, eu, que sou um ousado insatisfeito, não me canso de Lhe pedir: 'Senhor dá-me o que Te peço e manda o que quiseres", DA QUOD IUBES ET IUBE QUOD VIS!

 

Reflexão

"Corrigir os que erram" é um dever cristão. Corrigir não tem a ver com criticar. A crítica está sempre conectada com uma consideração pessoal ao passo que a correção tem de "estabelecer" a verdade sobre o que for.

Daqui que seja absolutamente necessário pedir, antes de actuar, a assistência do Divino Espírito Santo e, em particular, do Seu Dom de Ciência, para que o que fizer estar de acordo com a sã Doutrina.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad