08/05/2012

Oh Lord You´re Beautiful

Jesus Culture Consumed 

Oh Lord You´re Beautiful

Deus ama quem dá com alegria


Textos de S. Josemaria

Sofres! – Pois olha: "Ele" não tem o coração mais pequeno do que o nosso. – Sofres? É porque convém. (Caminho, 230)

Advirto-te que as grandes penitências são compatíveis também com as quedas espalhafatosas, provocadas pela soberba. Em contrapartida, com esse desejo contínuo de agradar a Deus nas pequenas batalhas pessoais – como sorrir quando não se tem vontade: asseguro-vos, aliás, que em certas ocasiões torna-se mais custoso um sorriso do que uma hora de cilício – é difícil alimentar o orgulho, a ridícula ingenuidade de nos considerarmos heróis notáveis: ver-nos-emos como uma criança que apenas consegue oferecer ninharias ao seu pai, que as recebe, no entanto, com imensa alegria.
Então, um cristão há-de ser sempre mortificado? Sim, mas por amor. (…)Talvez até agora não nos tivéssemos sentido urgidos a seguir tão de perto os passos de Cristo. Talvez não nos tivéssemos apercebido de que podemos unir ao seu sacrifício reparador as nossas pequenas renúncias: pelos nossos pecados, pelos pecados dos homens de todas as épocas, por esse trabalho malvado de Lúcifer que continua a opor a Deus o seu non serviam! Como nos atreveremos a clamar sem hipocrisia: Senhor, doem-me as ofensas que ferem o teu Coração amabilíssimo, se não nos decidimos a privar-nos de uma ninharia ou a oferecer um sacrifício minúsculo em honra do seu Amor? A penitência – verdadeiro desagravo – lança-nos pelo caminho da entrega, da caridade. Entrega para reparar e caridade para ajudar os outros, como Cristo nos ajudou a nós.
De agora em diante, tende pressa de amar. O amor impedir-nos-á a queixa e o protesto. Porque com frequência suportamos a contrariedade, sim; mas lamentamo-nos; e então, além de desperdiçar a graça de Deus, cortamos-lhe as mãos para futuros pedidos. Hilarem enim datorem diligit Deus. Deus ama o que dá com alegria, com a espontaneidade que nasce de um coração enamorado, sem os espalhafatos de quem se entrega como se prestasse um favor. (Amigos de Deus, nn. 139–140)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet


Leitura espiritual para 08 Mai 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Amor que liberta


“A vida de cada homem é uma história de amor”.

Quem o diz é Bento XVI. Em tempos de crise é bom ouvir isto, mesmo quando as coisas não correm bem, quando andamos preocupados com as circunstâncias da vida ou enfrenesiados com tanta coisa para fazer.
O Papa diz que Deus chama sempre, mas que, às vezes, temos medo de ouvir a sua voz, porque pensamos que Ele nos quer tirar a liberdade.
Mas enganamo-nos, porque cada um de nós é amado por Deus, e tão profundamente que se, por hipótese, a tua mãe te abandonasse, Deus – que te conhece e ama – nunca o faria.
Mais: Bento XVI garante que, se aceitarmos esta proposta de amor, a vida muda e a nossa liberdade realiza-se plenamente.
Com esta certeza de amor, continuam a ir à missa milhares de fiéis na Nigéria, na Índia, no Paquistão ou no Iraque, correndo riscos de vida ou também na China, arriscando a prisão.
São plenamente livres, talvez paradoxalmente mais livres do que muitos fiéis portugueses.

Aura Miguel in Pag 1

Evangelho do dia e comentário






Tempo de Páscoa

V Semana 

Evangelho: Jo 14, 27-31

27 «Deixo-vos a paz, dou-vos a Minha paz; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se perturbe o vosso coração, nem se assuste. 28 Ouvistes que Eu vos disse: Vou e voltarei a vós. Se vós Me amásseis, certamente vos alegraríeis de Eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que Eu. 29 Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis. 30 Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo. Ele não pode nada contra Mim, 31 mas é preciso que o mundo conheça que amo o Pai e que faço como Ele Me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

Meditação:

Chega ao fim a dramática noite da Última Ceia. Como que vencido pelo peso das palavras que usou no Seu longo discurso, o Senhor urge os convivas.

Parece ter um desejo interior que tudo comece quanto antes.

Daqui a poucos minutos, em Getzemani, será tomado por uma profunda angústia dando largas, finalmente, à tremenda convulsão interior que, agora, contem a custo.

Esta Última Ceia, este derradeiro discurso, são bem o prenúncio escatológico da nossa fé.

(ama, Meditação sobre Jo 14, 27-31, 2010.05.04)

Tratado dos Anjos 34

Questão 58: Do modo do conhecimento angélico. 3