Evangelho: Lc 1 5-25
5 Houve no tempo de Herodes, rei da
Judeia, um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abias; a sua mulher era da
descendência de Aarão e chamava-se Isabel. 6 Ambos eram justos
diante de Deus, caminhando irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos
do Senhor. 7 Não tinham filhos, porque Isabel era estéril e ambos se
achavam em idade avançada. 8 Sucedeu que, exercendo Zacarias as
funções de sacerdote diante de Deus na ordem do seu turno, 9 segundo
o costume sacerdotal, tocou-lhe por sorte entrar no templo do Senhor a oferecer
o incenso. 10 Toda a multidão do povo estava a fazer oração da parte
de fora, à hora do incenso. 11 Apareceu-lhe um anjo do Senhor, de pé
ao lado direito do altar do incenso. 12 Zacarias, ao vê-lo, ficou
perturbado e o temor o assaltou. 13 Mas o anjo disse-lhe: «Não
temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração; tua mulher Isabel dar-te-á um
filho, ao qual porás o nome de João. 14 Será para ti motivo de
júbilo e de alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento; 15
porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho nem outra bebida
inebriante; será cheio do Espírito Santo desde o ventre da sua mãe; 16
e converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. 17 Irá
adiante de Deus com o espírito e a fortaleza de Elias, “a fim de reconduzir os
corações dos pais para os filhos”, e os rebeldes à prudência dos justos, para
preparar ao Senhor um povo bem disposto». 18 Zacarias disse ao anjo:
«Como hei-de verificar isso? Porque eu sou velho e a minha mulher está avançada
em anos». 19 O anjo respondeu-lhe: «Eu sou Gabriel que estou diante
de Deus; fui enviado para te falar e te dar esta boa nova. 20 Eis
que ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas sucedam,
visto que não acreditaste nas minhas palavras, que se hão-de cumprir a seu
tempo». 21 Entretanto, o povo esperava Zacarias e admirava-se de ver
que ele se demorava tanto no templo. 22 Quando saiu, não lhes podia
falar, e compreenderam que tinha tido alguma visão no templo, o que lhes dava a
entender por acenos; e ficou mudo. 23 Aconteceu que, depois de terem
acabado os dias do seu ministério, retirou-se para a sua casa. 24 Alguns
dias depois, Isabel, sua mulher, concebeu, e durante cinco meses esteve
escondida, dizendo: 25 «Isto é uma graça que me fez o Senhor nos
dias em que me olhou para tirar o meu opróbrio de entre os homens».
Comentário:
Zacarias é um Sacerdote a
prestar serviço no Templo, um homem que deveria conhecer as Escrituras
profundamente e, portanto, admira-se e estranha a mensagem de São Gabriel que,
tanto quanto lhe é dado conhecer, não constava, pelo menos de modo claro, nas
mesmas Escrituras.
Este facto aliado à sua
condição física de homem idoso, tal como a de sua mulher, contribuem para uma
surpresa e desconfiança.
Não julguemos Zacarias,
afinal terá reagido como qualquer homem colocado perante um assunto tão
delicado e inexplicável.
(ama, comentário sobre Lc 1, 5-25, 2013.12.19)
Leitura espiritual
São Josemaria Escrivá
Amigos de Deus 115 a 122
115
Senhorio do cristão
Corações
generosos, com desprendimento verdadeiro, pede o Senhor. Consegui-lo-emos, se
soltarmos com valentia as amarras ou os fios subtis que nos prendem ao nosso
eu. Não vos escondo que esta determinação exige uma luta constante, uma
sobreposição ao entendimento e à vontade própria, em poucas palavras, uma renúncia
mais árdua que o abandono dos bens materiais mais desejados.
Esse
desprendimento que o Mestre pregou e que espera de todos os cristãos implica
também necessariamente manifestações externas. Jesus Cristo coepit facere et
docere: antes de anunciar a sua doutrina com a palavra, anunciou-a com as
obras. Vemo-lo nascer num estábulo, na carência mais absoluta, e dormir os seus
primeiros sonos na terra deitado sobre as palhas de uma manjedoura. Depois,
durante os anos das suas andanças apostólicas, entre muitos outros exemplos,
recordamos a sua clara advertência a um dos que se ofereceram para o acompanhar
como discípulo: as raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho
do homem não tem onde reclinar a cabeça. E não deixemos de contemplar aquela
cena que o Evangelho recolhe, em que os apóstolos, para matar a fome, num
sábado, arrancam pelo caminho umas espigas de trigo.
116
Pode-se
dizer que Nosso Senhor, perante a missão recebida do Pai, vive o dia-a-dia, tal
como aconselhava num dos ensinamentos mais sugestivos que saíram da sua boca
divina: não vos preocupeis, quanto à vossa vida, com o que haveis de comer nem,
quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir, pois a vida é mais que o
alimento e o corpo mais que o vestuário. Reparai nos corvos: não semeiam nem
colhem, não têm despensa nem celeiro, e Deus sustenta-os. Quanto mais valeis
vós do que as aves!... Reparai nos lírios, como crescem! Não trabalham nem
fiam. Pois eu digo-vos: nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu
como um deles. Se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é
lançada no fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé ?
Se
vivêssemos mais confiados na Providência divina, seguros - com fé firme - desta
protecção diária que nunca nos falta, quantas preocupações ou inquietações
pouparíamos a nós próprios. Desapareceriam muitos desassossegos que, segundo
palavras de Jesus, são próprios dos pagãos, dos homens do mundo, das pessoas
que carecem de sentido sobrenatural. Quereria, em confidência de amigo, de
sacerdote, de pai, trazer-vos à memória em cada circunstância, que nós, pela
misericórdia de Deus, somos filhos desse Pai Nosso, todo-poderoso, que está nos
Céus e, ao mesmo tempo, na intimidade dos nossos corações. Quereria gravar a
fogo nas vossas mentes que temos todos os motivos para caminhar com optimismo
nesta terra, com a alma bem desprendida dessas coisas que parecem imprescindíveis,
pois bem sabe o vosso Pai que tendes necessidade delas. E Ele providenciará.
Crede que só assim nos portaremos como senhores da Criação e evitaremos a
triste escravidão em que tantos caem, porque esquecem a sua condição de filhos
de Deus, preocupados com um amanhã ou um depois que talvez nem sequer cheguem a
ver.
117
Permiti
que, mais uma vez, vos manifeste uma pequena parte da minha experiência
pessoal. Abro-vos a minha alma na presença de Deus, com a certeza mais absoluta
de que não sou modelo de nada, de que sou um farrapo, um pobre instrumento -
surdo e inapto - que o Senhor utilizou para que se comprove, com mais
evidência, que Ele escreve perfeitamente com a perna de uma mesa. Portanto, ao
falar-vos de mim, não me passa pela cabeça, nem de longe, o pensamento de que
na minha actuação haja algum mérito meu; e muito menos pretendo impor-vos o
caminho por onde o Senhor me levou, até porque pode suceder muito bem que o
Mestre não vos peça o que tanto me ajudou a trabalhar sem impedimento nesta
Obra de Deus a que dediquei toda a minha existência.
Asseguro-vos
- toquei-o com as minhas mãos, contemplei-o com os meus olhos - que, se
confiardes na divina Providência, se vos abandonardes nos seus braços
omnipotentes, nunca vos faltarão os meios para servir a Deus, à Santa Igreja,
às almas, sem descuidar nenhum dos vossos deveres. E, além disso, gozareis de
uma alegria e de uma paz que mundus dare non potest, que a posse de todos os
bens da terra não pode dar.
Desde
os começos do Opus Dei, em 1928, além de que não contava com nenhum recurso
humano, nunca utilizei pessoalmente um cêntimo sequer. Tão-pouco intervim
directamente nos assuntos económicos que logicamente surgem ao realizar
qualquer tarefa em que participam criaturas - homens de carne e osso, e não
anjos - que precisam de instrumentos materiais para desenvolver eficazmente o
seu trabalho apostólico.
O
Opus Dei precisou e penso que precisará sempre, até ao fim dos tempos, da
colaboração generosa de muitos para sustentar as obras apostólicas: por um
lado, porque essas actividades nunca são rentáveis; por outro, porque ainda que
aumentem o número dos que cooperam e o trabalho dos meus filhos, se há amor de
Deus, o apostolado desenvolve-se e as necessidades multiplicam-se. Por isso, em
mais de uma ocasião, fiz rir os meus filhos, pois enquanto os impulsionava com
fortaleza a corresponderem fielmente à graça de Deus, animava-os a dirigirem-se
descaradamente ao Senhor, pedindo-lhe mais graça e o dinheiro, de contado, que
nos faltava.
Nos
primeiros anos, faltava-nos até o mais indispensável. Atraídos pelo fogo de
Deus, vinham ter comigo operários, mecânicos, universitários... que ignoravam o
aperto e a indigência em que nos encontrávamos, porque no Opus Dei, com o
auxílio do Céu, sempre procurámos trabalhar de maneira que o sacrifício e a
oração fossem abundantes e escondidos. Ao rememorar agora aquela época, brota
do coração uma acção de graças rendida. Que segurança havia nas nossas almas!
Sabíamos que, procurando o reino de Deus e a sua justiça, o resto ser-nos-ia
concedido por acréscimo . E posso garantir-vos que não deixou de realizar-se
nenhuma iniciativa apostólica por falta de recursos materiais. No momento
preciso, de uma forma ou doutra, o nosso Pai Deus com a sua Providência
ordinária facilitava-nos o que era necessário, para que víssemos que Ele é
sempre bom pagador.
118
Se
quereis actuar sempre como senhores de vós próprios, aconselho-vos a pordes um
empenho muito grande em estar desprendidos de tudo, sem medo, sem temores nem
receios. Depois, ao cuidar de cumprir as vossas obrigações pessoais,
familiares..., empregai os meios terrenos honestos com rectidão, pensando no
serviço a Deus, à Igreja, aos vossos, ao vosso trabalho profissional, ao vosso
país, à humanidade inteira. Reparai que o importante não se concretiza na
materialidade de possuir isto ou de carecer daquilo, mas sim em nos conduzirmos
de acordo com a verdade que a nossa fé cristã nos ensina: os bens criados são
apenas meios. Portanto, afastai a ilusão de considerá-los como algo definitivo:
não acumuleis tesouros na terra, onde a ferrugem e a traça os corroem e os
ladrões os desenterram e furtam. Acumulai tesouros no céu, onde nem a traça nem
a ferrugem os corroem e onde os ladrões não os descobrem nem furtam. Pois onde
estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração .
Quando
alguém centra a sua felicidade exclusivamente nas coisas terrenas - fui
testemunha de verdadeiras tragédias - perverte o seu uso razoável e destrói a
ordem sabiamente disposta pelo Criador. O coração fica então triste e
insatisfeito; mete-se por caminhos de um eterno descontentamento e acaba
escravizado já na terra, vítima desses mesmos bens, que talvez tenham sido
conseguidos à custa de renúncias e esforços sem conta. Mas, sobretudo,
recomendo-vos que não esqueçais que Deus não cabe, não habita num coração
enlameado por um amor desordenado, grosseiro, vão. Ninguém pode servir a dois
senhores, porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e
desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Prendamos, pois, o
coração no amor capaz de nos fazer felizes... Desejemos os tesouros do céu.
119
Não
te estou a induzir a um abandono no cumprimento dos teus deveres ou na
exigência dos teus direitos. Pelo contrário, para cada um de nós,
habitualmente, uma retirada nessa frente equivale a desertarmos cobardemente da
luta para sermos santos, à qual Deus nos chamou. Por isso, com segurança de
consciência, hás-de pôr empenho - especialmente no teu trabalho - para que nem
a ti nem aos teus falte o conveniente para viver com dignidade cristã. Se em
algum momento, experimentares na tua carne o peso da indigência, não te
entristeças nem te revoltes; mas, insisto, procura empregar todos os recursos
nobres para superar essa situação, porque actuar de outra maneira seria tentar
a Deus. E enquanto lutas, lembra-te de que omnia in bonum!, tudo - também a
escassez, a pobreza - coopera para o bem dos que amam o Senhor. Habitua-te,
desde já, a enfrentar com alegria as pequenas limitações, as incomodidades, o
frio, o calor, a privação de algo que consideras imprescindível, o facto de não
poderes descansar quando e como queres, a fome, a solidão, a ingratidão, a
incompreensão, a desonra...
120
Pai... não os tires do
mundo
Somos
homens da rua, cristãos correntes, metidos na corrente circulatória da
sociedade e o Senhor quer-nos santos, apostólicos, precisamente no nosso
trabalho profissional, isto é, santificando-nos nesse trabalho, santificando
esse trabalho e ajudando os outros a santificarem--se com esse trabalho.
Convencei-vos de que Deus vos espera nesse ambiente, com solicitude de Pai, de
Amigo. Pensai que com a vossa actividade profissional realizada com
responsabilidade, além de vos sustentardes economicamente, prestais um serviço
directíssimo ao desenvolvimento da sociedade, aliviais as cargas dos outros e
ajudais a manter muitas obras assistenciais - a nível local e universal - em
prol dos indivíduos e dos povos mais desfavorecidos.
121
Ao
comportarmo-nos com normalidade - como os nossos semelhantes - e com sentido
sobrenatural, não fazemos mais que seguir o exemplo de Cristo, verdadeiro Deus
e verdadeiro Homem. Reparai que toda a sua vida está cheia de naturalidade.
Passa trinta anos oculto, sem chamar a atenção, como qualquer outro trabalhador
e conhecem-no na sua aldeia como o filho do carpinteiro. Ao longo da sua vida
pública, também não se nota nada que destoe, que pareça estranho ou excêntrico.
Rodeava-se de amigos, como qualquer dos seus concidadãos, e no seu porte não se
diferenciava deles. De tal maneira que Judas, para o denunciar, precisa de
combinar um sinal: aquele a quem eu beijar, é esse. Não havia em Jesus nenhum
indício extravagante. A mim, emociona-me esta norma de conduta do nosso Mestre,
que passa como mais um entre os homens.
João
Baptista - seguindo um chamamento especial - vestia pele de camelo e
alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. O Salvador usava uma túnica de uma
só peça, comia e bebia como os outros, enchia-se de alegria com a felicidade
alheia, comovia-se ante a dor do próximo, não recusava os momentos de descanso
que lhe ofereciam os seus amigos e a ninguém escondia que tinha ganho o seu
sustento, durante muitos anos, trabalhando com as suas próprias mãos junto a
José, o artesão. Assim temos nós de comportar-nos neste mundo: como Nosso
Senhor. Dir-te-ia, em poucas palavras, que temos de andar com a roupa limpa,
com o corpo limpo e, principalmente, com a alma limpa.
Inclusivamente
- porque não notá-lo? - o Senhor, que prega um tão maravilhoso desprendimento
dos bens terrenos, mostra ao mesmo tempo um cuidado admirável em não os
desperdiçar. Depois daquele milagre da multiplicação dos pães, com que tão
generosamente saciou mais de cinco mil homens, ordenou aos seus discípulos: recolhei
os pedaços que sobraram, para que não se percam. Recolheram-nos e encheram doze
cestos. Se meditardes atentamente toda esta cena, aprendereis a nunca ser
preguiçosos, mas bons administradores dos talentos e meios materiais que Deus
vos conceder.
122
O
desprendimento que prego, depois de olhar o nosso modelo, é domínio e não
miséria clamorosa que chame a atenção, disfarce da preguiça e do desmazelo.
Deves andar vestido de acordo com o que é próprio da tua condição, do teu
ambiente, da tua família, do teu trabalho..., como os teus companheiros, mas
por Deus, com o afã de dar uma imagem autêntica e atraente da verdadeira vida
cristã. Com naturalidade, sem extravagâncias, asseguro-vos que é preferível que
pequeis por excesso do que por defeito. Como imaginas tu o porte de Nosso
Senhor? Já pensaste com que dignidade vestiria aquela túnica inconsútil, que
provavelmente terá sido tecida pelas mãos de Santa Maria? Não te lembras de
como em casa de Simão se lamenta por não lhe haverem oferecido água para se
lavar, antes de se sentar à mesa? Com certeza que o Senhor trouxe à baila essa
falta de urbanidade, para realçar com tal facto o ensinamento de que é nos pormenores
que se mostra o amor. Mas procura também deixar claro que se atém aos usos
sociais do ambiente. Portanto, tu e eu esforçar-nos-emos por estar desapegados
dos bens e das comodidades da terra, mas sem destoar e sem fazer coisas
estranhas.
Para
mim, uma manifestação de que nos sentimos senhores do mundo, administradores
fiéis de Deus, é cuidar das coisas que usamos, com interesse em conservá-las,
em fazê-las durar, em mantê-las impecáveis e em fazê-las servir o mais tempo
possível para o seu fim, de maneira a não haver desperdício. Nos centros do
Opus Dei, encontrais uma decoração simples, acolhedora e, sobretudo, limpa,
porque não tem que se confundir uma casa pobre com o mau gosto ou com a
sujidade. No entanto, compreendo que tu, de acordo com as tuas possibilidades e
as tuas obrigações familiares e sociais, possuas objectos de valor e cuides
deles com espírito de mortificação, com desprendimento.
(cont)