04/06/2021

NUNC COEPI; Publicações em Junho 4

 


Sexta-Feira 

 

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)

 

PLANO DE VIDA:  (Coisas muito simples, curtas, objectivas)

 

Propósito: Pequena mortificação

 

Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?

 


ANO DE SÃO JOSÉ

REDEMPTORIS CUSTOS

Exortação Apostólica do Sumo Pontífice João Paulo II

Sobre a Figura e Missão de São José na Vida de Cristo e da Igreja.

Aos Bispos, aos Sacerdotes e Diáconos, aos Religiosos e Religiosas e a todos os fiéis da Igreja Católica 

 

II. O DEPOSITÁRIO DO MISTÉRIO DE DEUS

 

4. Quando Maria, pouco tempo depois da Anunciação, se dirigiu a casa de Zacarias para visitar Isabel sua parente, ouviu, precisamente quando a saudava, as palavras pronunciadas pela mesma Isabel, «cheia do Espírito Santo» (cf. Lc 1,41). Para além das palavras que se relacionavam com a saudação do anjo na Anunciação, Isabel disse: «Feliz daquela que acreditou que teriam cumprimento as coisas que Ihe foram ditas da parte do Senhor» (Lc 1,45). Estas palavras constituíram o pensamento-guia da Encíclica Redemptoris Mater, com a qual tive a intenção de aprofundar o ensinamento do Concílio Vaticano II, quando afirma: “A Bem-aventurada Virgem Maria arrancou no caminho da fé e conservou fielmente a união com seu Filho até à Cruz(Cf. S. IRINEU, Adversus Haereses IV, 23, 1: S.Ch. 100/72, pp. 692-694).  indo adiante(LEÃO XIII, Carta Enc. Quamquam pluries (15/08/1889). de todos aqueles que, pela via da fé, seguem Cristo.

Ora ao iniciar-se esta peregrinação, a fé de Maria encontra-se com a fé de José. Se Isabel disse da Mãe do Redentor: «Feliz daquela que acreditou», esta bem-aventurança pode, em certo sentido, ser referida também a José, porque, de modo análogo, ele respondeu afirmativamente à Palavra de Deus, quando esta lhe foi transmitida naquele momento decisivo. A bem da verdade, José não respondeu ao “anúncio” do anjo como Maria; mas «fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu a sua esposa». “obediência da fé” (cf. Rm 1,5; 16,26; 2Cor 10,5-6).

Pode dizer-se que aquilo que José fez o uniu, de uma maneira absolutamente especial, à fé de Maria: ele aceitou como verdade proveniente de Deus o que ela já tinha aceitado na Anunciação. O Concílio ensina: “A Deus que revela é devida a ‘obediência da fé’ (...); pela fé, o homem entrega-se total e livremente a Deus, prestando-lhe ‘o obséquio pleno da inteligência e da vontade’ e dando voluntário assentimento à sua revelação”. SACROR. RITUUM CONGREG., Decr. Quemadmodum Deus (08/12/1870); PIO IX, Carta Apost. Inclytum Patriarcham (07/07/1871).A frase acabada de citar, que diz respeito à própria essência da fé, aplica-se perfeitamente a José de Nazaré.



DOUTRINA 

 

O AGNOSTICISMO

 

7. Podemos conhecer a Deus?

 

Os agnósticos sabem que a compreensão humana é limitada e nunca podemos conhecer Deus completamente. (Nem mulheres, um amigo dirá, nem homens, outro responderá). No entanto, é possível conhecer algo sobre Deus de várias maneiras: Usando apenas a razão, podemos saber que Deus existe, que existe apenas um Deus, que é eterno, bom, inteligente, criador do mundo, etc. Qualquer perfeição das criaturas vem do Criador e é encontrada ao máximo nEle. A isto se acrescenta o que sabemos porque o próprio Deus nos manifestou, principalmente com os ensinamentos de Jesus Cristo . E o que o Senhor mostra aos homens nos momentos de oração. Finalmente, no céu, uma graça especial será concedida para que possamos conhecer Deus mais intimamente.

 


SÃO JOSEMARIA – textos

Deslumbramento

      

Que dívida a tua com o teu Pai-Deus! Deu--te o ser, a inteligência, a vontade...; deu-te a graça: o Espírito Santo; Jesus, na Hóstia; a filiação divina; Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa Mãe; deu-te a possibilidade de participar na Santa Missa e concede-te o perdão dos teus pecados, tantas vezes o seu perdão!; deu-te dons sem conta, alguns extraordinários... - Diz-me, filho: como correspondeste?, como correspondes? (Forja, 11)