24/03/2012

Morte!

(escrito ontem à noite)

Lá está ela outra vez
Impaciente, de negro,
À espera, anelante
Com um gesto triunfante
De quem já ganhou!
Os trunfos que jogou
Dão-lhe a vitória, assim pensa...
Numa atitude, estudada
De matreirice imensa
Esperou empenhada
No seu destrutivo querer
E mesmo parecendo incrível
Acaba por vencer!

Porto, 2012.03.23

Leva-me a mim!

Leva-me a mim!
Porque não me escolheste?

Assim... grito à que de negro
Se propôe levar o Zézinho.

Não responde, não diz nada
E, ficando calada
Mais me faz gritar:

Leva-me a mim!

Leva-me a mim!
E, meio tonto
De tanto gritar
Oiço-a replicar:
Não... ainda não estás pronto!

Porto, 2012.03.23

Leitura Espiritual para 24 Mar 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Beethowen

Hino ccb 352 - De Jesus a graça divina  Filarmónica de Berlim

selecção ALS

Evangelho do dia e comentário



Quaresma -  IV Semana

Evangelho: Jo 7, 40-53

40 Entretanto, alguns daquela multidão, tendo ouvido estas palavras, diziam: «Este é verdadeiramente o profeta». 41 Outros diziam: «Este é o Messias». Alguns, porém, diziam: «Porventura é da Galileia que há-de vir o Messias? 42 Não diz a Escritura: “Que o Messias há-de vir da descendência de David e da aldeia de Belém, donde era David”?». 43 Houve, portanto, desacordo entre o povo acerca d'Ele. 44 Alguns deles queriam prendê-l'O, mas nenhum pôs as mãos sobre Ele. 45 Voltaram, pois, os guardas para os príncipes dos sacerdotes e fariseus, que lhes perguntaram: «Porque não O trouxestes preso?» .46 Os guardas responderam: «Nunca homem algum falou como Este homem». 47 Os fariseus replicaram: «Porventura, também vós fostes seduzidos? 48 Houve, porventura, algum dentre os chefes do povo ou dos fariseus que acreditasse n'Ele? 49 Quanto a esta plebe, que não conhece a Lei, é maldita». 50 Nicodemos, que era um deles, o que tinha ido de noite ter com Jesus, disse-lhes: 51 «A nossa Lei condena, porventura, algum homem antes de o ouvir e antes de se informar sobre o que ele fez?». 52 Responderam: «És tu também galileu? Examina as Escrituras, e verás que da Galileia não sai nenhum profeta». 53 E foi cada um para sua casa.

Comentário:

A figura de Nicodemos ganha, mais uma vez, uma enorme dimensão na fase final da história da Salvação da humanidade.
Perfila-se como um homem de correcta intenção e sem preconceitos. Para se esclarecer vai ter com Jesus.

Foi de noite não por respeito humano mas por consideração por Jesus querendo poupá-lo a que O vissem em conversa íntima - provavelmente longa - com um membro destacado da oligarquia que constantemente O atacava procurando desacreditá-lo e, logo depois, a Sua eliminação pura e simples.

Nicodemos não pode fazer muito mas, o que pode não deixa de o fazer.

O Evangelho voltará a falar dele na hora derradeira do sepultamento do Senhor morto na Cruz.

Quando quase todos fogem, ele surge novamente para resgatar o Corpo exangue do Salvador.

(ama, comentário sobre Jo 7, 40-53, 2011.04.09)

Vamos receber o Senhor

Textos de São Josemaria Escrivá

Pensaste nalguma ocasião como te prepararias para receber Nosso Senhor, se só se pudesse comungar uma vez na vida? – Agradeçamos a Deus a facilidade que temos para nos aproximarmos dele, mas... temos de agradecê-lo preparando-nos muito bem para o receber. (Forja, 828)

Jesus é o Caminho, o Medianeiro. N'Ele, tudo! Fora d'Ele nada! Em Cristo e ensinados por Ele, atrevemo-nos a chamar Pai Nosso ao Todo-Poderoso, a Ele, que fez o Céu e a Terra e que é esse Pai tão afectuoso que espera que voltemos para Ele continuamente, cada um de nós como novo e constante filho pródigo.
Ecce Agnus Dei... Domine, non sum dignus... Vamos receber o Senhor. Quando na Terra se recebem pessoas muito importantes, há luzes, música, trajes de gala. Para albergar Cristo na nossa alma, como devemos preparar-nos? Já teremos por acaso pensado como nos comportaríamos se sóse pudesse comungar uma vez na vida?
Quando eu era criança, não estava ainda divulgada a prática da comunhão frequente. Recordo-me de como se preparavam as pessoas para comungar. Cuidavam com esmero a boa preparação da alma e até do corpo. Punham a melhor roupa, a cabeça bem penteada, o corpo fisicamente limpo e talvez mesmo um pouco de perfume... Eram delicadezas próprias de quem estava apaixonado, de almas finas e rectas, que sabem pagar o Amor com amor.
Com Cristo na alma, termina a Santa Missa. A bênção do Pai, do Filho e do Espírito Santo acompanha-nos durante toda a jornada, na nossa tarefa simples e normal de santificar todas as actividades nobres do homem. (Cristo que passa, 91)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Pensamentos inspirados à procura de Deus

À procura de Deus

O que pedes para ti,

pede também para os outros.

jma