03/03/2023

Publicações em Março 3

  


Dentro do Evangelho

 

(Re Mc I, 15)

 

«Completou-se o tempo, arrependei-vos e acreditai no Evangelho».

Estas foram as primeiras palavras de Jesus em resposta ao anúncio da morte do Baptista.

O tempo de espera, de “preparação” para o tempo da “missão” pela qual veio ao mundo acabara, começava o "novo tempo" o “definitivo”, pelo qual Se encarnou no Seio Puríssimo de Santa Maria.

Também Ele Se preparou durante 40 dias no deserto, entregue a privações e, sobretudo à oração. Seguramente que o fez para nos dar exemplo de que nos devemos preparar para o acontecimento mais extraordinário das nossas vidas: a nossa salvação.

O nosso "deserto" será o despirmos as roupagens que fomos acumulando ao longo do ano, refreando os nossos desejos e contendo a imaginação de forma a estarmos mais disponíveis para o encontro com Deus Nosso Senhor.

As nossas privações devem ser adequadas ás nossas circunstâncias pessoais,  coisas que estejam ao nosso alcance e, sobretudo, discretas, sem dar nas  vistas nem incomodar os outros; como moderar o uso da televisão, o recorrer ao telemóvel por tudo e por nada; sem dúvida... sobriedade na comida e  na bebida.

A  nossa Quaresma será, assim, tranquila e profícua, levando-nos passo a passo, devidamente preparados para a Maior Semana: A Semana Santa.

Arrependimento e Fé!

Não teremos, graças a Deus, grandes faltas, pecados que mereçam consideração mas, como somos seres humanos, haverá sempre algo que teremos de corrigir, melhorar.

Para isso está este Tempo de Quaresma.

 

Reflectindo

 

Quando alguém nos diz: «Eu não acredito no que não vejo com os meus  olhos ou não posso tocar com as minhas mãos» não podemos esquecer a reacção  de Tomé quando lhe deram a notícia da Ressurreição de Jesus Cristo.

Quem lho dizia eram pessoas que ele bem conhecia, por quem tinha estima e sentia amizade, mas, no entanto, tal não o impediu de negar-se a acreditar e, por isso mesmo, porque era honesto e sincero não tem qualquer pejo em afirmar: «Se não O vir com os meus olhos, não tocar com as minhas mãos não acreditarei».

E, O Ressuscitado não o recrimina, só lhe diz que faça o que deseja, tocar as feridas, meter amão na chaga do Seu Peito, para que não seja «incrédulo mas crente".

E, vai mais longe quando afirma que serão «bem-aventurados os que acreditarem sem terem visto».

Da honesta resposta de Tomé, Jesus "tirou" uma lição preciosa para quantos ao longo dos tempos haveriam de acreditar nEle.

A humildade de Tomé fica bem patente pois não se exime por conveniência ou para "não ficar mal", a ser absolutamente veraz.

Disse, antes, que a humildade é uma virtude complexa e, talvez por isso mesmo, tão difícil de possuir. Muitos tentam e esforçam-se por adquiri-la mas, é preciso paciência e determinação perseverante sabendo desde logo que é tarefa que só termina com o último suspiro de vida.

Ao contrário do que, talvez, é frequente pensar-se o defeito que se opõe à humildade não é o orgulho mas, sim, a soberba.

Este terrível defeito impede ver com clareza e avaliar o próprio carácter.

A pessoa dominada pela soberba tem enorme dificuldade em fazer um exame pessoal - aliás nem lhe reconhece a necessidade - porque se tem numa "conta" sem mácula nem defeitos,  logo, não há nada a emendar ou corrigir.

Tende a considerar-se com um "estatuto" superior que lhe confere imunidade quase absoluta.

O soberbo evita fazer perguntas, como que, para negar que tem alguma dúvida ou necessita de ajuda no que for. Toma decisões sozinho sem pedir nem conselho nem orientação e, quando as consequências são más, pretende que foi mal interpretado.

Tem sempre uma desculpa pronta a usar quando, posto perante a evidência de algo menos bom ou correcto que disse ou fez e, mesmo que a desculpa seja frágil ou inconsequente, "agarra-se" a ela como um náufrago desesperado por salvação.

Julgo que o pior - se assim posso dizer - que acontece a um soberbo é uma  viral incapacidade para amar o outro e, sendo assim, tendo em conta que o amor verdadeiro é partilha e correspondência, também é muito difícil ser amado por alguém

É, efectivamente uma triste pessoa...

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad