20/10/2021

Publicações em Outubro 20

 


1

Oração

Sabes Senhor, qual é, talvez a minha maior fraqueza? É pensar em demasiado mim, nos meus problemas, nas minhas tristezas, naquilo que me acontece e no que gostaria me acontecesse. Nas voltas e reviravoltas que dou sobre mim mesmo, sobre a minha vida.

E os outros? Sim, os outros que rezam por mim, que se interessam por mim, que têm paciência para comigo, que me desculpam as minhas faltas e as minhas fraquezas, que estão sempre prontos a ouvir-me a atender-me, que não se importam de esperar que eu os compense pelo bem que me fazem, que não me pressionam para que devolva o que me emprestam, que não me criticam nem julgam com a severidade que mereço. Ajuda-me Senhor, a ser, pelo menos reconhecido e a devolver o bem que recebo e, além disso a não julgar, a não emitir opinião, critica ou conceito, vendo nos outros, a maior parte das vezes, os defeitos e fraquezas que eu próprio possuo.

2

O que me acontece e o que penso

Na minha vida existem contradições?

Em primeiro lugar é preciso ter bem claro o significado.

Contradição será tudo o que for o oposto.

Se não faço o que digo a outros para fazerem, se começo, mas não acabo, se prometo, mas não cumpro, se, por comodidade ou preguiça fico em vez de Ir.

O oposto às contradições é a unidade de vida.

Ser o que se é e assumir; estar disposto a corrigir e fazê-lo sem demoras ou adiamentos; ter um desejo de melhoria integral e tudo fazer para o conseguir; ser prestável e atento às necessidades dos outros; atender os que nos procuram; servir sem esperar recompensa; evitar o protagonismo desnecessário; ter objectivos claros e bem definidos e prosseguir para os alcançar.

Estou, talvez, a falar de um homem perfeito, mas, não é exactamente o que O Senhor disse para ser-mos?

 

3

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

Meditação

 

Jesus e o cumprimento da Lei

Jesus ensina-nos com muita clareza o dever que temos de obedecer ás leis emanadas pelos que têm poder para tal como será o caso dos pagamento de impostos.

Poderão estes ser considerados justos ou abusivos, sujeitar uns e libertar outros mas esta será uma questão de justiça. O que permanece é a obrigação.

«Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus» foi o que nos recomendou.

Mas, pergunto-me: não é TUDO de Deus?

Evidentemente que sim por isso mesmo a pagar o que devo pagar como cidadão, impostos, taxas… o que for estou a cumprir a Vontade Soberana de Deus e deve ser só isso que me interessa considerar.

Mas… será que não terei direito a reclamar de um pagamento que me é exigido e que eu considero ilegal ou injusto?

Jesus, disse-o Ele mesmo, não é árbitro em qustões particulares entre os Seus Filhos mas está pronto a ajudar e intervir para aplicar a justiça.

A Santíssima Virgem seguramente não teria destes problemas, São José veria prever e e ter em devida ordem “a Contabilidade” familiar como prova, por exemplo, a sua ida ao Templo para “pagar” o que a Lei mandava que se pagasse pelo nascimento de um filho.

Sim… reclamar se encontro razões para tal é um direito meu e, até, um dever, mas, primeiro, cumprir atempadamente quanto devo cumprir.

E a Santíssima Virgem terá esitado ir ao Templo purificar-se, quando sabia muito bem que não precisava de purificação?

Terá, talvez, pensado: eu sei mas os outros não!

E por isso foi ao Templo e sujeitou-se à Cerimónia como uma simples mulher que dera à luz um filho sem, por um momento lhe ocorrer dizer que Era Imaculada e O filho que dera à luz era Deus Nosso Senhor.