26/12/2011

Verso de Natal

Dei por mim a pensar:

Este Natal, não escrevi nem um verso!

Grande coisa!… achei…

O que é um verso no Natal?

Não sei!

Mas sinto-me mal
Se não escrever
E, está-se a ver,
Tem MESMO de ser!

Bom… comecemos:

“Recebi um presente
Que muito gostei
Mas não me admirei
Por o ter recebido.

Fiquei contente
E agradecido.

Não fiquei indiferente,
Digo-o sem temor,
Pois o que recebi

Foi o AMOR!

E, o Marido, Pai e Avô
Chorou!”

Porto, Natal de 2011

Continuação de Boas-Festas!

Notável "memória" do meu irmão Joaquim:

D. Javier Echevarría: O Menino Deus quer-nos "com todo o seu amor infinito".


Que fácil é querer a este Deus!, que sendo infinito tem esta capacidade se nos apresentar como um Menino inerme, como dizia São Josemaria, precisamente para que O tratemos com confiança, para que nos atrevamos a falar-lhe sem pensar que O molestamos, para que também queiramos colocá-lo no presépio da nossa pobre alma, porque até a isso se presta este Senhor, todo Ele bondade.

Pensai, pensemos, que tomou a nossa natureza humana, apresentou-se como uma criaturinha, fazendo-nos notar quanto nos ama por esse salto que da, desde o céu infinito até esta nossa pobre terra. E fica connosco querendo-nos com toda o Seu amor infinito. Pois é lógico que aprendamos do seu exemplo a gastar a nossa vida ou a dos outros com Deus.

Feliz Natal!, Feliz Natal com este Menino! [i]

opusdei.es

Clicando no link abaixo pode ver um vídeo de 1,5 ´´



[i] Palavras que D. Javier Echevarría, dirigiu ao Menino Jesus na celebração da Noite de Natal em Roma

Compreensão (definição)

      Reflectindo
Reconhece os diferentes factores que influem nos sentimentos ou no comportamento de uma pessoa e aprofunda o significado de cada factor e a sua inter-relação, ajudando os outros a fazer o mesmo e adapta a sua actuação a essa realidade.


Evangelho do dia e comentário

Tempo de Natal I Semana

2º Dia da Oitava do Natal 26 de DezembroStº. Estevão


Evangelho: Mt 10, 17-22

17 Acautelai-vos dos homens, porque vos farão comparecer nos seus tribunais e vos açoitarão nas sinagogas. 18 Sereis levados por Minha causa à presença dos governadores e dos reis, para dar testemunho diante deles e diante dos gentios. 19 Quando vos entregarem, não cuideis como ou o que haveis de falar, porque naquela hora vos será inspirado o que haveis de dizer. 20 Porque não sereis vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é o que falará em vós. 21 O irmão entregará à morte o seu irmão e o pai o seu filho; os filhos se levantarão contra os pais e lhes darão a morte. 22 Vós, por causa do Meu nome, sereis odiados por todos; aquele, porém, que perseverar até ao fim será salvo.

Comentário:

Não é fácil ser discípulo de Jesus Cristo. Quem O segue tem de contar com a Cruz e, sem a Cruz, não é possível seguir Cristo.
Não existe Cristo sem Cruz pois foi nela que nos redimiu e salvou.
Quem procura “facilidades”, proeminência ou “favores” porque se diz cristão está profundamente enganado no seu caminho.
O discípulo não é – não pode ser – maior que o Mestre e, o nosso Mestre, sofreu para além do que é possível sofrer-se.

Não foi Ele quem escolheu o sofrimento, nem sequer a Cruz, foram os homens que Lhos impuseram.

Ele, o Cordeiro de Deus, aceitou essas tremendas provas por amor aos homens que a elas o sujeitaram.

Mas, tal como Ele as venceu suportando-as por amor, também os cristãos receberam dele as forças e coragem suficientes e bastantes para as vencer.

(ama, comentário sobre Mt 10, 17-22, 2011.11.18)

Sem Ele nada podemos

Textos de São Josemaria Escrivá

Quando sentires o orgulho que ferve dentro de ti – a soberba! –, que faz com que te consideres um super-homem, chegou o momento de exclamar: – Não! E, assim, saborearás a alegria do bom filho de Deus, que passa pela terra com erros, mas fazendo o bem. (Forja, 1054)

Vedes como é necessário conhecer Jesus, observar amorosamente a sua vida? Muitas vezes fui à procura da definição da biografia de Jesus na Sagrada Escritura. Encontrei-a lendo aquela que o Espírito Santo faz em duas palavras: pertransiit benefaciendo. Todos os dias de Jesus Cristo na terra, desde o seu nascimento até à morte, pertransiit benefaciendo, foram preenchidos fazendo o bem. Como, noutro lugar, a Escritura também diz: bene omnia fecit, fez tudo bem, terminou bem todas as coisas, não fez senão o bem.
E tu? E eu? Lancemos um olhar para ver se temos alguma coisa que emendar. Eu, sim, encontro em mim muito que fazer. Como me vejo incapaz, só por mim, de fazer o bem e, como o próprio Jesus nos disse que sem Ele nada podemos, vamos tu e eu implorar ao Senhor a sua assistência, por meio de sua Mãe, neste colóquio íntimo, próprio das almas que amam a Deus. Não acrescento mais nada, porque é cada um de vós que tem de falar, segundo a sua particular necessidade. Por dentro, e sem ruído de palavras, neste mesmo momento em que vos dou estes conselhos, aplico esta doutrina à minha própria miséria. (Cristo que passa, 16)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Música e oração

 Westminster Cathedral Choir – Psalm 11