Padroeiros do blog: SÃO PAULO; SÃO TOMÁS DE AQUINO; SÃO FILIPE DE NÉRI; SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ
15/07/2020
Que a tua vida não seja uma vida estéril
Que a tua vida não seja uma vida estéril. – Sê útil. – Deixa
rasto. – Ilumina, com o resplendor da tua fé e do teu amor. Apaga, com a tua
vida de apóstolo, o rasto viscoso e sujo que deixaram os semeadores impuros do
ódio. – E incendeia todos os caminhos da Terra com o fogo de Cristo que levas
no coração. (Caminho, 1)
Se cedesses à tentação de perguntar a ti mesmo: quem me manda a
mim meter-me nisto? teria de responder-te: manda-to, pede-to o próprio Cristo.
A messe é grande e os operários são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da messe que
mande operários para a sua messe. Não digas, comodamente: eu para isto não
sirvo; para isto já há outros; não estou feito para isto... Não. Para isto não
há outros. Se tu pudesses falar assim, todos podiam dizer a mesma coisa. O
pedido de Cristo dirige-se a todos e cada um dos cristãos. Ninguém está
dispensado: nem por razões de idade, nem de saúde, nem de ocupação. Não há
desculpas de nenhum género. Ou produzimos frutos de apostolado ou a nossa fé
será estéril.
Além disso, quem disse que para falar de Cristo, para difundir a
sua doutrina, era preciso fazer coisas especiais, fora do comum? Faz a tua vida
normal; trabalha onde estás a trabalhar, procurando cumprir os deveres do teu
estado, acabar bem o que é próprio da tua profissão ou do teu ofício, superando-te,
melhorando-te dia-a-dia. Sê leal, compreensivo com os outros e exigente contigo
mesmo. Sê mortificado e alegre. Será esse o teu apostolado. E, sem saberes
porquê, tendo perfeita consciência das tuas misérias, os que te rodeiam virão
ter contigo e, numa conversa natural, simples – à saída do trabalho, numa
reunião familiar, no autocarro, ao dar um passeio, em qualquer parte – falareis
de inquietações que em todas as almas existem, embora às vezes alguns não
queiram dar por isso. Mas cada vez as perceberão melhor, desde que comecem a
procurar Deus a sério. (Amigos de Deus, 272–273)
LEITURA ESPIRITUAL
III.
MISSÕES DE PAULO
1.ª Viagem
Missionária -
15 Controvérsia sobre a Lei de Moisés –
1
Alguns que tinham descido da Judeia ensinavam aos irmãos: «Se não vos
circuncidardes, de harmonia com o uso herdado de Moisés, não podereis ser
salvos.» 2 Depois de muita confusão e de uma controvérsia bastante viva de
Paulo e Barnabé contra eles, foi resolvido que Paulo, Barnabé e mais alguns
outros subissem a Jerusalém para consultarem, sobre esta questão, os Apóstolos
e os Anciãos. 3 Então, depois de despedidos pela igreja, atravessaram a Fenícia
e a Samaria, relatando a conversão dos pagãos, o que causava imensa alegria a
todos os irmãos. 4 Chegados a Jerusalém, foram recebidos pela igreja, pelos
Apóstolos e Anciãos e contaram tudo o que Deus fizera com eles. 5 Levantaram-se
alguns do partido dos fariseus, que tinham abraçado a fé, dizendo que era
preciso circuncidar os pagãos e impor-lhes a observância da Lei de Moisés. 6 Os
Apóstolos e os Anciãos reuniram-se para examinarem a questão.
Discurso de Pedro –
7
Depois de longa discussão, Pedro ergueu-se e disse-lhes: «Irmãos, sabeis que
Deus me escolheu, desde os primeiros dias, para que os pagãos ouvissem da minha
boca a palavra do Evangelho e abraçassem a fé. 8 E Deus, que conhece os
corações, testemunhou a favor deles, concedendo-lhes o Espírito Santo como a
nós. 9 Não fez qualquer distinção entre eles e nós, visto ter purificado os
seus corações pela fé. 10 Porque tentais agora a Deus, querendo impor aos
discípulos um jugo que nem os nossos pais nem nós tivemos força para levar? 11 Além
disso, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos que seremos salvos,
exactamente como eles.» 12Toda a assembleia ficou em silêncio e se pôs a ouvir
Barnabé e Paulo a descrever os milagres e prodígios que Deus realizara entre os
pagãos, por intermédio deles.
Discurso de Tiago –
13
Quando acabaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: «Irmãos, escutai-me.
14 Simão contou como Deus, desde o princípio, se dignou intervir para tirar de
entre os pagãos um povo que fosse consagrado ao seu nome. 15 E com isto
concordaram as palavras dos profetas, conforme está escrito: 16 Depois disto,
hei-de voltar a reconstruir a tenda de David, que estava caída; reconstruirei
as suas ruínas e erguê-la-ei de novo, 17 a fim de que o resto dos homens
procure o Senhor, bem como todos os povos que foram consagrados ao meu nome -
diz o Senhor, que dá a conhecer 18 estas coisas desde a eternidade. 19 Por
isso, sou de opinião que não se devem importunar os pagãos convertidos a Deus.
20 Que se lhes diga apenas para se absterem de tudo quanto foi conspurcado
pelos ídolos, da imoralidade, das carnes sufocadas e do sangue. 21 Desde os
tempos antigos, Moisés tem em cada cidade os seus pregadores e é lido todos os
sábados nas sinagogas.»
Carta apostólica –
22
Então, os Apóstolos e os Anciãos, de acordo com toda a Igreja, resolveram
escolher alguns de entre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé.
Foram Judas, chamado Barsabas, e Silas, homens respeitados entre os irmãos. 23 E
mandaram a seguinte carta por intermédio deles: «Os Apóstolos e os Anciãos,
vossos irmãos, aos irmãos de origem pagã residentes em Antioquia, na Síria e na
Cilícia, saudações! 24 Tendo conhecimento de que, sem autorização da nossa
parte, alguns dos nossos vos foram inquietar, perturbando as vossas almas com
as suas palavras, 25 resolvemos, de comum acordo, escolher delegados e
enviar-vo-los com os nossos queridos Barnabé e Paulo, 26 homens estes que
expuseram as suas vidas pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. 27 Enviamos,
pois, Judas e Silas, que vos transmitirão verbalmente as mesmas coisas. 28 O
Espírito Santo e nós próprios resolvemos não vos impor outras obrigações além
destas, que são indispensáveis: 29 abster-vos de carnes imoladas a ídolos, do
sangue, de carnes sufocadas e da imoralidade. Procedereis bem, abstendo-vos
destas coisas. Adeus.» 30 Eles, então, depois de se despedirem, desceram a
Antioquia e, reunindo a assembleia, entregaram a carta. 31 Depois de a lerem,
todos ficaram satisfeitos com o encorajamento que lhes trazia. 32 Judas e
Silas, que também eram profetas, exortaram e fortaleceram os irmãos com um
longo discurso. 33 Ao fim de algum tempo, receberam dos irmãos a paz da
despedida, regressando para junto dos que os tinham enviado. 34 Silas, porém,
resolveu ficar ali, e Judas partiu sozinho para Jerusalém.
2.ª
Viagem Missionária
Desacordo entre Paulo e Barnabé –
35
Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e anunciando, com muitos
outros, a Boa-Nova da palavra do Senhor. 36 Passados alguns dias, Paulo disse a
Barnabé: «Voltemos a visitar os irmãos por todas as cidades em que anunciámos a
palavra do Senhor, para ver como estão.» 37 Barnabé queria também levar João,
chamado Marcos. 38 Mas Paulo não era de parecer que se levasse por companheiro
quem deles se tinha afastado na Panfília e não os tinha acompanhado no
trabalho. 39 Seguiu-se uma discussão tão violenta que se separaram um do outro
e Barnabé tomou Marcos consigo, embarcando para Chipre. 40 Por seu turno, Paulo
escolheu Silas por companheiro e partiu, recomendado pelos irmãos à graça do
Senhor. 41 Atravessou a Síria e a Cilícia, fortalecendo as igrejas.
Amigos de Deus
7
É bem certo que se trata de um objectivo
elevado e árduo. Mas não se esqueçam de que o santo não nasce: forja-se no jogo
contínuo da graça divina e da correspondência humana.
Um
dos escritores cristãos dos primeiros séculos adverte, referindo-se à união com
Deus: Tudo o que se desenvolve começa por ser pequeno.
Ao
alimentar-se gradualmente, com constantes progressos, é que chega a ser grande.
Por
isso te digo que, se quiseres portar-te como um cristão coerente - sei que
estás disposto a isso, embora te custe tantas vezes vencer-te ou puxar por esse
pobre corpo - deves ter muito cuidado com os mais pequenos pormenores, porque a
santidade que Nosso Senhor te exige atinge-se realizando com amor de Deus o
trabalho e as obrigações de cada dia, que se compõem quase sempre de pequenas
realidades.
8
Coisas
pequenas e vida de infância
Pensando naqueles que, à medida que o tempo
passa, ainda se dedicam a sonhar -em sonhos vãos e pueris, como Tartarin de
Tarascon - com caçar leões nos corredores de casa, onde se calhar só há ratos e
pouco mais, pensando neles, insisto, lembro a grandeza de actuar com espírito
divino no cumprimento fiel das obrigações habituais de cada dia, com essas
lutas que enchem Nosso Senhor de alegria e que só Ele e cada um de nós conhece.
Convençam-se de que normalmente não vão
encontrar ocasiões para grandes façanhas, entre outros motivos porque não é
habitual que surjam essas oportunidades.
Pelo
contrário, não faltam ocasiões de demonstrar o amor a Jesus Cristo, através do
que é pequeno, do normal.
A
grandeza da alma também se demonstra nas coisas diminutas, comenta S. Jerónimo.
Não
admiramos o Criador apenas no céu e na terra, no sol e no oceano, nos
elefantes, camelos, bois, cavalos, leopardos, ursos e leões; mas também nos animais
minúsculos como formigas, mosquitos, moscas, vermes e outros animais
semelhantes, que distinguimos melhor pelos corpos do que pelos nomes: admiramos
a mesma mestria tanto nos grandes como nos pequenos.
Assim,
a alma que se dá a Deus dedica às coisas menores o mesmo fervor que às maiores.
9
Ao meditar as palavras de Nosso Senhor: Por
amor deles santifico-me a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na
verdade, percebemos claramente o nosso único fim: a santificação, isto é, que
temos de ser santos para santificar.
Simultaneamente,
como tentação subtil, talvez nos assalte o pensamento de que muito poucos
estamos decididos a responder a esse convite divino, além de nos vermos como
instrumentos de muito fraca categoria.
É
verdade, somos poucos, em comparação com o resto da humanidade e pessoalmente
não valemos nada; mas a afirmação do Mestre ressoa com autoridade: o cristão é
luz, sal, fermento do mundo e um pouco de fermento faz levedar toda a massa.
Precisamente
por isso, tenho pregado sempre que nos interessam todas as almas - as cem que
há num cento - sem nenhuma espécie de discriminações, com a certeza de que
Jesus Cristo nos redimiu a todos e quer servir-se de alguns de nós, apesar da
nossa nulidade pessoal, para darmos a conhecer esta salvação.
Um discípulo de Jesus nunca trata ninguém
mal; chama erro ao erro, mas deve corrigir com afecto o que erra: se não, não
pode ajudá-lo, não pode santificá-lo.
Temos
que conviver, temos que compreender, temos que desculpar, temos que ser
fraternos; e, como aconselhava S. João da Cruz, temos que pôr amor, onde não há
amor, para tirar amor, sempre, mesmo nas circunstâncias aparentemente
intranscendentes que o trabalho profissional e as relações familiares e sociais
nos proporcionam.
Portanto,
tu e eu vamos aproveitar até as oportunidades mais banais que se apresentarem à
nossa volta, para santificá-las, para nos santificarmos e para santificar os
que compartilham connosco os mesmos afãs quotidianos, sentindo nas nossas vidas
o peso doce e sugestivo da co-redenção.
10
Vou continuar esta conversa diante de Nosso
Senhor, com uma nota que utilizei há uns anos e que mantém a actualidade.
Recolhi
então umas considerações de Teresa de Ávila: tudo o que se acaba e não contenta
Deus é nada e menos que nada.
Compreendem
porque é que uma alma deixa de saborear a paz e a serenidade quando se afasta
do seu fim, quando se esquece de que Deus a criou para a santidade?
Esforcem-se
por nunca perder este ponto de mira sobrenatural, nem sequer nos momentos de
diversão ou de descanso, tão necessários como o trabalho na vida de cada um.
Bem
podem chegar ao cume da vossa actividade profissional, alcançar os triunfos
mais retumbantes, como fruto da livre iniciativa com que exercem as actividades
temporais; mas se abandonarem o sentido sobrenatural que tem de presidir todo o
nosso trabalho humano, enganaram-se lamentavelmente no caminho.
11
Permitam-me uma pequena digressão que vem
muito a propósito.
Nunca
perguntei a opinião política a nenhum dos que vêm ter comigo: não me interessa!
Com
esta minha norma de conduta, manifesto uma realidade que está muito metida no
âmago do Opus Dei, ao qual me dediquei completamente, com a graça e a
misericórdia divina, para servir a Santa Igreja.
Não
me interessa esse tema porque os cristãos gozam da mais completa liberdade, com
a consequente responsabilidade pessoal, para intervir como lhes parecer melhor
em questões de índole política, social, cultural, etc., sem outros limites além
dos que o Magistério da Igreja indica.
Só
ficaria preocupado - pelo bem dessas almas - se não respeitassem tais marcas,
porque teriam criado uma vincada oposição entre a fé que afirmam professar e as
obras: e, nessa altura, teria que lhes chamar a atenção com clareza.
Este
sacrossanto respeito pelas vossas opções, desde que elas não afastem da lei de
Deus, não se entende.
Não
o entende quem ignora o verdadeiro conceito da liberdade que Cristo nos ganhou
na Cruz, qua libertate Christus nos
liberavit, quem for sectário de um e de outro extremo, quem pretender impor
as suas opiniões temporais como dogmas. Também não o entende quem degrada o
homem, ao negar o valor da fé, colocando-a à mercê dos erros mais brutais.
12
Mas voltemos ao nosso tema.
Dizia-lhes
que bem podem alcançar os êxitos mais espectaculares no terreno profissional,
na actuação pública, nos afazeres profissionais, mas se se descuidarem
interiormente e se afastarem de Nosso Senhor, o fim será um fracasso rotundo.
Perante
Deus, que é o que conta em última análise, quem luta por comportar-se como um
cristão autêntico, é que consegue a vitória: não existe uma solução intermédia.
Por
isso vocês conhecem tantas pessoas que deviam sentir-se muito felizes, ao
julgar a sua situação de um ponto de vista humano e, no entanto, arrastam uma
existência inquieta, azeda; parece que vendem alegria a granel, mas
aprofunda-se um pouco nas suas almas e fica a descoberto um sabor acre, mais
amargo que o fel.
Isto
não há-de acontecer a nenhum de nós, se deveras tratarmos de cumprir
constantemente a Vontade de Deus, de dar-lhe glória, de louvá-lo e de espalhar
o seu reinado entre todas as criaturas.
13
A
coerência cristã da vida
Tenho muita pena sempre que sei que um
católico - um filho de Deus que, pelo Baptismo, é chamado a ser outro Cristo -
tranquiliza a consciência com uma simples piedade formalista, com uma
religiosidade que o leva a rezar de vez em quando (só se acha que lhe convém!);
a assistir à Santa Missa nos dias de preceito - e nem sequer em todos -, ao
passo que se preocupa pontualmente por acalmar o estômago, com refeições a
horas fixas; a ceder na fé, a trocá-la por um prato de lentilhas, desde que não
renuncie à sua posição...
E
depois, com descaramento ou com espalhafato, utiliza a etiqueta de cristão para
subir.
Não!
Não
nos conformemos com as etiquetas: quero que sejam cristãos de corpo inteiro,
íntegros; e, para o conseguirem, têm que procurar decididamente o alimento
espiritual adequado.
Vocês sabem por experiência pessoal - e
têm-me ouvido repetir com frequência, para evitar desânimos - que a vida
interior consiste em começar e recomeçar todos os dias; e notam no vosso
coração, como eu noto no meu, que precisamos de lutar continuamente.
Terão
observado no vosso exame - a mim acontece-me o mesmo: desculpem que faça
referências a mim próprio, mas enquanto falo convosco vou pensando com Nosso
Senhor nas necessidades da minha alma - que sofrem repetidamente pequenos
reveses, que às vezes parecem descomunais, porque revelam uma evidente falta de
amor, de entrega, de espírito de sacrifício, de delicadeza.
Fomentem
as ânsias de reparação, com uma contrição sincera, mas não percam a paz.
Filosofia e religião
A liturgia – momento da
história da salvação
1
– A história da salvação
A SC começa a tratar da natureza da liturgia,
no seu artigo 5, lembrando em grandes linhas a história da salvação.
No
início data história está a vontade de Deus de “salvar e fazer chegar ao
conhecimento da verdade todas as pessoas humanas”.
Para
o conseguir, Deus acompanha toda a história, particularmente do seu povo
eleito, comunicando-se com ele sobretudo pelos profetas, mas finalmente por seu
próprio Filho.
Ele
completou a obra da redenção da humanidade e da glorificação de Deus
principalmente pela sua morte e ressurreição.
Já
neste primeiro artigo debaixo do titulo “A natureza da liturgia”, o Concílio
como que prolonga esta história de Deus com a humanidade dizendo que por Jesus
Cristo “nos foi comunicada a plenitude do culto divino” e que “do lado de
Cristo dormindo na cruz nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja”.
Nesta
exposição do Vaticano II sobre a história da salvação podemos destacar várias
afirmações, em vista da própria liturgia:
A
vontade de Deus de salvar a humanidade, seu eterno plano de salvação, que é a
fonte de toda a história que chega a seu ponto culminante na páscoa do seu
Filho, revelando assim que é um Deus de amor.
Este
é o grande mistério da fé que celebramos na liturgia.
A
santificação das pessoas humanas e a glorificação de Deus são a finalidade da
história da salvação, como também da liturgia.
Do
lado aberto de Cristo na cruz nasceu a Igreja.
Nesta
última afirmacção vou deter-me primeiro, em seguida no mistério pascal.
(P.
Gregório Lutz, CSSp)
Pequena agenda do cristão
PEQUENA AGENDA DO CRISTÃO
(Coisas muito simples, curtas, objectivas)
Propósito:
Simplicidade e modéstia.
Senhor, ajuda-me a ser simples, a despir-me da minha “importância”, a ser contido no meu comportamento e nos meus desejos, deixando-me de quimeras e sonhos de grandeza e proeminência.
Lembrar-me:
Do meu Anjo da Guarda.
Senhor, ajuda-me a lembrar-me do meu Anjo da Guarda, que eu não despreze companhia tão excelente. Ele está sempre a meu lado, vela por mim, alegra-se com as minhas alegrias e entristece-se com as minhas faltas.
Anjo da minha Guarda, perdoa-me a falta de correspondência ao teu interesse e protecção, a tua disponibilidade permanente. Perdoa-me ser tão mesquinho na retribuição de tantos favores recebidos.
Pequeno exame:
Cumpri o propósito que me propus ontem?
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