24/11/2010

Bom Dia! 56

“Em Hebereu (Mishnaic e em Aramaico o termo MAMON aplicava-se a  um ídolo que personificava "riquezas".
Ou seja, como ídolo, era algo parecido com uma divindade a quem se prestaria culto.
Parece, este tempo, tempo de idolatria?
Não, dizem-me, estamos no século XXI, idolatria... sim... talvez exista lá, no meio de selvagens que vivem nos confins do mundo onde a brilhante civilização hodierna aida não chegou.
Isto porque, idolatria, significará, para muitos, prestar homenagem a um manipanço qualquer colocado no alto de um poste ou guardado numa palhota perdida numa selva impenetrável.

Pois, a mim, parece-me que não!

Na floresta - penetrável - das nossas cidades, é evidente a idolatria, o culto de mamon.
Basta ver como se persegue a riqueza, o dinheiro, o poder que ele proporciona, desafiando todas as regras do bom convívio social, atropelando princípios elementares de conduta ética e moral.
Ser "rico" a qualquer preço, custe o que custar, faça-se o que tenha de se fazer, comprando influências, corrompendo pessoas, traficando informações confidenciais, revelando segredos íntimos, pressionanso, compelindo, acicatando, tecendo teias cuja enorme complexidade tornam quase impossível saber onde começam e onde acabam.
Por analogia, estes - e parece serem muitos - que de que constantemente nos dão notícia, não passam de uns idólatras, logo, semelhantes àqueles tais, incivilizados e incultos que vivem nas profundezas de um mundo onde a civilização ainda não chegou.
Sendo assim, como podem ser levados a sério, desempenhar cargos  importantes - públicos ou privados - ter credibilidade ou, sequer, serem chamados de "doutores", "engenheiros" ou qualificados com outro título qualquer que não seja SELVAGENS!” ([i])
56
Para ver desde o início, clicar aqui: http://sextodosnove-ontiano.blogspot.com/

[i] Publicado em NUNC COEPI


Textos de Reflexão para 24 de Novembro

Quarta 24 Nov

Evangelho: Lc 21, 12-19

12 Mas antes de tudo isto, lançar-vos-ão as mãos e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões e vos levarão à presença dos reis e dos governadores por causa do Meu nome. 13 Isto vos será ocasião de dardes testemunho. 14 Gravai, pois, nos vossos corações o não premeditar como vos haveis de defender, 15 porque Eu vos darei uma linguagem e uma sabedoria à qual não poderão resistir, nem contradizer, todos os vossos inimigos. 16 Sereis entregues por vossos pais, irmãos, parentes e amigos, e farão morrer muitos de vós; 17 e sereis odiados de todos por causa do Meu nome; 18 mas não se perderá um só cabelo da vossa cabeça.19 Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas.

Comentário:

O Senhor nunca deixará sós, aqueles que nele confiam. Sejam quais forem as dificuldades que possamos ter de enfrentar, contaremos sempre com Ele. Não se impõe – nunca – mas está disponível a ajudar-nos na defesa da fé, das nossas convicções e, por mais forte que possam ser as tentações, dar-nos-á a graça suficiente para as vencermos. 

(ama, comentário sobre Lc 21, 12-19, 2010.10.26)

Tema: Novíssimos – Inferno 6

Ter medo do Inferno? Não se compreende porquê.
De facto quem acredita, em vez de temer o Inferno anseia pelo Céu. Para quem não crê, será indiferente. 

(ama, sobre Inferno 6, 2010.10.25)

Doutrina: CCIC – 569: Como se caracteriza a oração vocal?
                   CIC – 2700-2704; 2722

A oração vocal associa o corpo à oração interior do coração. Mesmo a mais interior das orações não poderia prescindir da oração vocal. Em todo o caso, ela deve brotar duma fé pessoal. Com o Pai Nosso, Jesus ensinou-nos uma fórmula perfeita de oração vocal.

Tema para breve reflexão - 2010.11.24

Amor a Deus e aos outros 3

Damos mais importância ao nosso amor a Deus que em ser amados por Ele.

(P. rainiero cantalamessa, prática na XXV Assembleia do Movimento Carismático da Diocese do Porto, 2010.04.17)