03/02/2020

NUNC COEPI

Publicações de hoje: 





        Clicar: 👇

 


NUNC COEPI


Não queiramos esquivar-nos à sua Vontade


Esta é a chave para abrir a porta e entrar no Reino dos Céus: "qui facit voluntatem Patris mei qui in coelis est, ipse intrabit in regnum coelorum" – quem faz a vontade de meu Pai..., esse entrará! (Caminho, 754)

Não te esqueças: muitas coisas grandes dependem de que tu e eu vivamos como Deus quer. (Caminho, 755)

Nós somos pedras, silhares, que se movem, que sentem, que têm uma libérrima vontade. O próprio Deus é o estatuário que nos tira as esquinas, desbastando-nos, modificando-nos, conforme deseja, a golpes de martelo e de cinzel.

Não queiramos afastar-nos, não queiramos esquivar-nos à sua Vontade, porque, de qualquer modo, não poderemos evitar os golpes. – Sofreremos mais e inutilmente, e, em lugar de pedra polida e apta para edificar, seremos um montão informe de cascalho que os homens pisarão com desprezo. (Caminho, 756)

A aceitação rendida da Vontade de Deus traz necessariamente a alegria e a paz; a felicidade na Cruz. – Então se vê que o jugo de Cristo é suave e que o seu peso é leve. (Caminho, 758)

Um raciocínio que conduz à paz e que o Espírito Santo oferece aos que querem a Vontade de Deus: "Dominus regit me, et nihil mihi deerit" – o Senhor é quem me governa; nada me faltará.

Que é que pode inquietar uma alma que repita sinceramente estas palavras? (Caminho, 760) (Cristo que passa, 95).

THALITA KUM 90


THALITA KUM 90 

(Cfr. Lc 8, 49-56)


Jesus não tem qualquer hesitação em tocar, fisicamente, os que Dele se aproximam à procura de remédio para os seus males.

Esta é uma das atitudes de Jesus incompreensíveis para muitos judeus e, principalmente, para os chefes, os fariseus, os escribas e os príncipes dos sacerdotes.

Algumas doenças, como a lepra ou aquela que a mulher do Evangelho sofria, eram consideradas como impuras.
A impureza, segundo aqueles, concentrava-se na atitude, na aparência, no proceder.

Jesus diz que não é assim.

A impureza está no coração do homem, mora no seu íntimo.
O Senhor assinala por várias vezes que é no coração do homem que se originam os sentimentos e as intenções.
O trecho evangélico [1] recolhe as exortações do Mestre aos Seus discípulos, fazendo aquilo que nós poderíamos chamar - pôr os pontos nos i’s.

Os judeus, principalmente os seus chefes e mentores tinham por costume, que observavam com rigorosíssima cautela, lavar repetidas vezes os copos e pratos antes de por eles beber ou comer, bem assim como outras abluções das mãos, pés, etc., constituindo tudo, um ritual observado com minucioso rigor e não pouco aparato.
Aquilo que tinha sido uma instrução de carácter meramente social - de higiene - dada por Moisés, a um povo inculto e semi-bárbaro viajando pelo deserto, tinha-se tornado com o tempo, uma obrigação, uma regra de observância obrigatória.

Aqueles homens, que governavam o povo, escolhiam estas manifestações externas, algumas até ridículas e sem sentido, como sinais indispensáveis da autêntica religião, desejados e exigidos por Deus aos Seus súbditos, fazendo crer que, bastava a sua observância, para se cumprir a Lei de Deus, o Decálogo.

Deus aparecia assim como um ser exigente e distante, a quem era preciso satisfazer as vontades e aplacar as iras, observando escrupulosamente certas regras de conduta e comportamento social.

Jesus vem dizer que não é exactamente isso o que Deus quer, nem sequer é verdade que essas práticas tenham algo que ver com os Seus Mandamentos.

O Mestre insiste, mais uma vez, que muito mais que as manifestações externas, Lhe interessa o que o homem manifesta no seu íntimo, se o que apresenta no seu exterior, traduz de facto o que guarda na sua alma.


(AMA, reflexões).



[1] Cfr. Mc 7, 14-23.

Evangelho e comentário


TEMPO COMUM



Evangelho: Mc 5, 1-20

1 Chegaram à outra margem do mar, à região dos gerasenos. 2 Logo que Jesus desceu do barco, veio ao seu encontro, saído dos túmulos, um homem possesso de um espírito maligno. 3 Tinha nos túmulos a sua morada, e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com uma corrente, 4 pois já fora preso muitas vezes com grilhões e correntes, e despedaçara os grilhões e quebrara as correntes; ninguém era capaz de o dominar. 5 Andava sempre, dia e noite, entre os túmulos e pelos montes, a gritar e a ferir-se com pedras. 6 Avistando Jesus ao longe, correu, prostrou-se diante dele 7 e disse em alta voz: «Que tens a ver comigo, ó Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te, por Deus, que não me atormentes!» 8 Efectivamente, Jesus dizia: «Sai desse homem, espírito maligno.» 9 Em seguida, perguntou-lhe: «Qual é o teu nome?» Respondeu: «O meu nome é Legião, porque somos muitos.» 10E suplicava-lhe insistentemente que não o expulsasse daquela região. 11 Ora, ali próximo do monte, andava a pastar uma grande vara de porcos. 12 E os espíritos malignos suplicaram a Jesus: «Manda-nos para os porcos, para entrarmos neles.» 13 Jesus consentiu. Então, os espíritos malignos saíram do homem e entraram nos porcos, e a vara, cerca de uns dois mil, precipitou-se do alto no mar e ali se afogou. 14 Os guardas dos porcos fugiram e levaram a notícia à cidade e aos campos. As pessoas foram ver o que se passara. 15 Ao chegarem junto de Jesus, viram o possesso sentado, vestido e em perfeito juízo, ele que estivera possuído de uma legião; e ficaram cheias de temor. 16 As testemunhas do acontecimento narraram-lhes o que tinha sucedido ao possesso e o que se passara com os porcos. 17 Então, pediram a Jesus que se retirasse do seu território. 18 Jesus voltou para o barco e o homem que fora possesso suplicou-lhe que o deixasse andar com Ele. 19 Não lho permitiu. Disse-lhe antes: «Vai para tua casa, para junto dos teus, e conta-lhes tudo o que o Senhor fez por ti e como teve misericórdia de ti.» 20 Ele retirou-se, começou a apregoar na Decápole o que Jesus fizera por ele, e todos se maravilhavam.

Comentário:

Talvez que este seja um dos trechos do Evangelho que levante maior controvérsia justamente porque antepomos quase sempre, os bens materiais aos espirituais.

Dois mil porcos representam um valor considerável, avultado, sem dúvida, mas… uma vida humana, que valor tem?

Quem será capaz de atribuir esse valor?

Para Deus, é um valor de tal ordem e dimensão que deu por ele a própria vida na Cruz.


(AMA, comentário sobre Mc 5, 1-20, 29.01.2018)


Leitura espiritual


Novo Testamento

Cartas de São Paulo

1ª Carta a Timóteo

1Tm 2

I. ORGANIZAÇÃO ECLESIAL (2,1-4,16)

A oração pública –

1 Recomendo, pois, antes de tudo, que se façam preces, orações, súplicas e acções de graças por todos os homens, 2 pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, a fim de que levemos uma vida serena e tranquila, com toda a piedade e dignidade. 3 Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, 4 que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. 5 Pois, há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, um homem: Cristo Jesus, 6 que se entregou a si mesmo como resgate por todos. Tal é o testemunho dado para os tempos estabelecidos. 7 Foi para isto que fui constituído arauto e apóstolo - digo a verdade, não minto - mestre das nações, na fé e na verdade.

Recomendações às mulheres –

8 Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, erguendo as mãos puras, sem ira nem altercação. 9 Do mesmo modo, as mulheres usem trajes decentes, adornem-se com pudor e modéstia, sem tranças, nem ouro, nem pérolas, ou vestidos sumptuosos, 10 mas, como convém a mulheres que fazem profissão de piedade, por meio de boas obras. 11 A mulher receba a instrução em silêncio, com toda a submissão. 12 Não permito à mulher que ensine, nem que exerça domínio sobre o homem, mas que se mantenha em silêncio. 13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. 14 E não foi Adão que foi seduzido mas a mulher que, deixando-se seduzir, incorreu na transgressão. 15 Contudo, será salva pela sua maternidade, desde que persevere na fé, no amor e na santidade, com recato.

Pequena agenda do cristão

SeGUNDa-Feira



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Sorrir; ser amável; prestar serviço.

Senhor que eu faça "boa cara" que seja alegre e transmita aos outros, principalmente em minha casa, boa disposição.

Senhor que eu sirva sem reserva de intenção de ser recompensado; servir com naturalidade; prestar pequenos ou grandes serviços a todos mesmo àqueles que nada me são. Servir fazendo o que devo sem olhar à minha pretensa “dignidade” ou “importância” “feridas” em serviço discreto ou desprovido de relevo, dando graças pela oportunidade de ser útil.

Lembrar-me:
Papa, Bispos, Sacerdotes.

Que o Senhor assista e vivifique o Papa, santificando-o na terra e não consinta que seja vencido pelos seus inimigos.

Que os Bispos se mantenham firmes na Fé, apascentando a Igreja na fortaleza do Senhor.

Que os Sacerdotes sejam fiéis à sua vocação e guias seguros do Povo de Deus.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?