17/05/2011

Diálogos apostólicos

Diálogos


Sim…poderia contar-te muitos casos que ilustram muito bem o que falámos ontem.

Mas prefiro pôr à tua consideração o seguinte:

Supõe que tens vinte ou trinta anos e que te enviam para a Costa do Marfim para levar a mensagem de Cristo àquelas gentes sem outros meios que o teu entusiasmo e pouco mais!

Terás de arranjar trabalho para te sustentares, de sobreviver como puderes num meio hostil e em conflito armado e estabelecer, serenamente, os teus contactos com essas pessoas que esperam, talvez sem o saberem, pelo que levas como missão: ensinar a Doutrina, dar a conhecer Cristo e a Sua Igreja!

Que te parece?

ama , 2011.05.17

Catolicismo e eleições

O cristão católico perante as eleições que se avizinham.


Interessante e didáctico artigo de JMA

http://queeaverdade.blogspot.com/2011/05/as-eleicoes-e-o-cristao-catolico.html

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Auxílio dos cristãos”

"Auxilium christianorum!", Auxílio dos cristãos!, reza com plena segurança a ladainha loretana. Já experimentaste repetir essa jaculatória nos teus transes difíceis? Se o fizeres com fé, com ternura de filha ou de filho, verificarás a eficácia da intercessão da tua Mãe Santa Maria, que te levará à vitória. (Sulco, 180)

É a hora de recorreres à tua Mãe bendita do Céu, para que te acolha nos seus braços e te consiga do seu Filho um olhar de misericórdia. E procura depois fazer propósitos concretos: corta de uma vez, ainda que custe, esse pormenor que estorva e que é bem conhecido de Deus e de ti. A soberba, a sensualidade, a falta de sentido sobrenatural aliar-se-ão para te sussurrarem: isso? Mas se se trata de uma circunstância tonta, insignificante! Tu responde, sem dialogar mais com a tentação: entregar-me-ei também nessa exigência divina! E não te faltará razão: o amor demonstra-se especialmente em coisas pequenas. Normalmente, os sacrifícios que o Senhor nos pede, os mais árduos, são minúsculos, mas tão contínuos e valiosos como o bater do coração.

Quantas mães conheceste como protagonistas de um acto heróico, extraordinário? Poucas, muito poucas. E contudo, mães heróicas, verdadeiramente heróicas, que não aparecem como figuras de nada espectacular, que nunca serão notícia – como se diz – tu e eu conhecemos muitas: vivem sacrificando-se a toda a hora, renunciando com alegria aos seus gostos e passatempos pessoais, ao seu tempo, às suas possibilidades de afirmação ou de êxito, para encher de felicidade os dias dos seus filhos.
(Amigos de Deus, 134)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Sobre a família 54

A missão educativa da família

Se há amor entre os pais, o ambiente que os filhos respirarão será de entrega, de generosidade. O clima no lar é criado pelos esposos com o carinho com que se tratam: palavras, gestos e mil detalhes de amor sacrificado.

A caridade há-de encher tudo e levará: a partilhar as alegrias e os possíveis dissabores; a saber sorrir, esquecendo-se das preocupações pessoais para atender os outros; a escutar o outro cônjuge ou os filhos, mostrando-lhes que são amados e compreendidos de verdade; a passar por alto pequenos atritos sem importância, que o egoísmo poderia transformar em montanhas; a fazer com grande amor os pequenos serviços de que se compõe a convivência diária.[i] 


Trata-se, quase sempre, de pequenas coisas, que um coração apaixonado sabe ver como grandes e que, claramente, têm uma enorme repercussão na formação dos filhos, mesmo nos de mais tenra idade.


m. díez
© 2011, Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet


[i] Cristo que passa, n. 23.

Evangelho do dia e comentário







Páscoa – V Semana






Evangelho: Jo 10, 22-30

22 Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. Era Inverno. 23 Jesus andava a passear no templo, no pórtico de Salomão. 24 Rodearam-n'O os judeus e disseram-Lhe: «Até quando nos manterás em suspenso? Se és o Messias, di-no-lo claramente». 25 Jesus respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, e vós não Me credes. As obras que faço em nome de Meu Pai, essas dão testemunho de Mim; 26 porém vós não credes, porque não sois das Minhas ovelhas. 27 As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu conheço-as, e elas seguem-Me. 28 Eu dou-lhes a vida eterna; elas jamais hão-de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão. 29 Meu Pai, que Mas deu, é maior que todas as coisas; e ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai. 30 Eu e o Pai somos um».  

Comentário:

Ut omnes unum sint!
Seria assim a sociedade humana como a desejaste desde o primeiro momento. Infelizmente estamos bem longe dessa unidade.
Diz-se correntemente: ''cada um é como cada qual'', como se fosse algo bom e natural.
Não é.
Se demo-nos conta deste facto simples e evidente: todos nós nascemos nus, sem nada; apenas nos marca o sinal de Deus em nós, a Sua imagem que, mais não é que a nossa alma.

E, aqui, sim, somos iguais, cada um com o mesmo valor perante o Criador que nos ama, igualmente, desde o princípio.

(ama, comentário sobre Jo 10, 22-30, 2010.04.07)