05/08/2017

Publicações em 05 Agosto

Jesus, em teu nome procurarei almas

"Duc in altum" – Ao largo! – Repele o pessimismo que te torna cobarde. "Et laxate retia vestra in capturam” – e lança as redes para pescar. Não vês que podes dizer, como Pedro: "In nomine tuo, laxabo rete". – Jesus, em teu nome procurarei almas? (Caminho, 792)


Acompanhemos Jesus nesta pesca divina. Jesus está junto do lago de Genesaré e as pessoas comprimem-se à sua volta, ansiosas por ouvirem a palavra de Deus. Tal como hoje! Não estais a ver? Estão desejando ouvir a mensagem de Deus, embora o dissimulem exteriormente. Talvez alguns se tenham esquecido da doutrina de Cristo; talvez outros, sem culpa sua, nunca a tenham aprendido e olhem para a religião como coisa estranha... Mas convencei-vos de uma realidade sempre actual: chega sempre um momento em que a alma não pode mais; em que não lhe bastam as explicações vulgares; em que não a satisfazem as mentiras dos falsos profetas. E, mesmo que nem então o admitam, essas pessoas sentem fome, desejam saciar a sua inquietação com os ensinamentos do Senhor. (Amigos de Deus, nn. 260)

Evangelho e comentário

Tempo Comum

Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior

Evangelho: Mt 12, 46-50

46 Estando Ele ainda a falar ao povo, eis que Sua mãe e Seus irmãos se achavam fora desejando falar-lhe. 47 Alguém disse-Lhe: «Tua mãe e teus irmãos estão ali fora e desejam falar-Te». 48 Ele, porém, respondeu ao que falava: «Quem é a Minha mãe e quem são os meus irmãos?» 49 E, estendendo a mão para os Seus discípulos, disse: 50 «Eis Minha mãe e Meus irmãos. Porque todo aquele que fizer a vontade de Meu Pai que está nos Céus, esse é Meu irmão e Minha irmã e Minha mãe».

Comentário:

Jesus não poderia ter sido mais claro e – perdoe-se a expressão – lógico.

Fazer a Vontade de Deus significa estar com Ele em todos os momentos e circunstâncias da vida corrente, ora, isto, é exactamente o que acontece numa família unida, daí a lógica.

O que é extremamente relevante é que Cristo parece comparar-nos – aos homens cumpridores da Vontade de Deus – à Sua Excelsa Mãe.

Mas, de facto, Ele não disse tal, o que disse foi que a Sua Família divina se completa com a Sua família humana dos filhos de Deus.

(AMA, comentário sobre Mt 12, 46-50, 05.05.2017)








Hoy el reto del amor es escuchar con atención.

CAOS BAJO CONTROL

Era la hora de la siesta. Fui a cerrar las cortinas, preparándome para un descanso reparador...

Según corría la cortina, sentí que su peso variaba de repente. Yo, que ya estaba mirando a la cama, volví la cabeza: ¡se había desprendido la barra de la cortina!

Para ser más exactos, sólo se había desprendido de un lado, formando así un divertidísimo tobogán por el que se deslizaban las argollas antes de desprenderse con un apasionante "¡clic! ¡clic! ¡clic!..."

Lo que me faltaba. No sólo tendría que arreglar la barra, sino que tendría que volver a montar la cortina...

Rápidamente puse una pinza bloqueando la salida de anillas y resolviendo temporalmente el problema.

-¡No hay manera! -comentaba después- Haga lo que haga, mi celda siempre parece una reproducción del Tártaro, el reino del caos...

Cuando llegué por la noche... ¡estaba todo arreglado! ¡Israel y Joane habían colocado mi cortina!

El Señor me hizo ver con este gesto de mis hermanas que Él está siempre atento a cada uno de nosotros. Cristo era capaz de ver que la gente que le seguía estaba cansada, o que necesitaban que alguien les diese de comer... ¡el Señor está pendiente de todo! Y así, en nuestro día a día, descubrimos fácilmente su Mano en pequeños detalles.

Y, si nosotros tenemos que amar con su amor... ¡habrá que pedirle que nos haga detallistas! Porque hay muchas veces que, un pequeño comentario que nos hace quien está a nuestro lado, puede esconder una necesidad; es decir, ¡una oportunidad para amar!

Hoy el reto del amor es escuchar con atención. Pídele al Señor que te abra el oído para descubrir una necesidad de ese compañero, o de tu esposo, o de tu hija... Sin que lleguen a pedírtelo, sorpréndeles haciéndolo: quitar el lavavajillas, vaciar su papelera, ¡o arreglar la cortina!... El Señor desea amar contigo en un detalle pequeño, ¡descubre el momento! ¡Feliz día!


VIVE DE CRISTO

Fátima: Centenário - Oração Jubilar de Consagração

Fátima: Centenário 

Oração Jubilar de Consagração

Salve, Mãe do Senhor,
Virgem Maria, Rainha do Rosário de Fátima!
Bendita entre todas as mulheres,
és a imagem da Igreja vestida da luz pascal,
és a honra do nosso povo,
és o triunfo sobre a marca do mal.

Profecia do Amor misericordioso do Pai,
Mestra do Anúncio da Boa-Nova do Filho,
Sinal do Fogo ardente do Espírito Santo,
ensina-nos, neste vale de alegrias e dores,
as verdades eternas que o Pai revela aos pequeninos.

Mostra-nos a força do teu manto protector.
No teu Imaculado Coração,
sê o refúgio dos pecadores
e o caminho que conduz até Deus.

Unido/a aos meus irmãos,
na Fé, na Esperança e no Amor,
a ti me entrego.
Unido/a aos meus irmãos, por ti, a Deus me consagro,
ó Virgem do Rosário de Fátima.

E, enfim, envolvido/a na Luz que das tuas mãos nos vem,
darei glória ao Senhor pelos séculos dos séculos.


Ámen.

Pequena agenda do cristão

SÁBADO



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Honrar a Santíssima Virgem.

A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da Sua serva, de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas, santo é o Seu nome. O Seu Amor se estende de geração em geração sobre os que O temem. Manifestou o poder do Seu braço, derrubou os poderosos do seu trono e exaltou os humildes, aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel Seu servo, lembrado da Sua misericórdia, como tinha prometido a Abraão e à sua descendência para sempre.

Lembrar-me:

Santíssima Virgem Mãe de Deus e minha Mãe.

Minha querida Mãe: Hoje queria oferecer-te um presente que te fosse agradável e que, de algum modo, significasse o amor e o carinho que sinto pela tua excelsa pessoa.
Não encontro, pobre de mim, nada mais que isto: O desejo profundo e sincero de me entregar nas tuas mãos de Mãe para que me leves a Teu Divino Filho Jesus. Sim, protegido pelo teu manto protector, guiado pela tua mão providencial, não me desviarei no caminho da salvação.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?






Pequena agenda do cristão

Sexta-Feira


(Coisas muito simples, curtas, objectivas)




Propósito:

Contenção; alguma privação; ser humilde.


Senhor: Ajuda-me a ser contido, a privar-me de algo por pouco que seja, a ser humilde. Sou formado por este barro duro e seco que é o meu carácter, mas não Te importes, Senhor, não Te importes com este barro que não vale nada. Parte-o, esfrangalha-o nas Tuas mãos amorosas e, estou certo, daí sairá algo que se possa - que Tu possas - aproveitar. Não dês importância à minha prosápia, à minha vaidade, ao meu desejo incontido de protagonismo e evidência. Não sei nada, não posso nada, não tenho nada, não valho nada, não sou absolutamente nada.

Lembrar-me:
Filiação divina.

Ser Teu filho Senhor! De tal modo desejo que esta realidade tome posse de mim, que me entrego totalmente nas Tuas mãos amorosas de Pai misericordioso, e embora não saiba bem para que me queres, para que queres como filho a alguém como eu, entrego-me confiante que me conheces profundamente, com todos os meus defeitos e pequenas virtudes e é assim, e não de outro modo, que me queres ao pé de Ti. Não me afastes, Senhor. Eu sei que Tu não me afastarás nunca. Peço-Te que não permitas que alguma vez, nem por breves instantes, seja eu a afastar-me de Ti.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?






Fátima: Centenário - Vida de Maria - 47



Centenário das aparições da Santíssima 

Virgem em Fátima


A adoração dos magos



A VOZ DOS POETAS


A estrela dos Reis Magos

Ditosa estrela, que os três reis guiaste

da praia oriental tão fielmente,

que o grande Rei dos reis omnipotente

menino em um presépio lhes mostraste,

um raio só de quantos derramaste

guie minha alma já direitamente

ao mesmo bom Jesus que juntamente

ali também com eles adoraste;

onde posto nos braços de Maria,

ali fé, esperança e caridade

lhe ofereça, em vez de ouro, mirra, incenso;

depois, guiado do teu lume imenso,

de Herodes conhecendo a falsidade,

me torne a recolher por outra via.



DIOGO BERNARDES (1532-1605)