14/01/2023

Publicações em Janeiro 14

  


 

DENTRO DO EVANGELHO

 

Evangelho

Mc IV, 29-39

 

«29 E, quando o fruto amadurece, logo ele lhe mete a foice, porque chegou o tempo da ceifa.» 30 Dizia também: «Com que havemos de comparar o Reino de Deus? Ou com qual parábola o representaremos? 31 É como um grão de mostarda que, ao ser deitado à terra, é a mais pequena de todas as sementes que existem; 32 mas, uma vez semeado, cresce, transforma-se na maior de todas as plantas do horto e estende tanto os ramos, que as aves do céu se podem abrigar à sua sombra.» 33 Com muitas parábolas como estas, pregava-lhes a Palavra, conforme eram capazes de compreender. 34 Não lhes falava senão em parábolas; mas explicava tudo aos discípulos, em particular. 35 Naquele dia, ao entardecer, disse: «Passemos para a outra margem.» 36 Afastando-se da multidão, levaram-no consigo, no barco onde estava; e havia outras embarcações com Ele. 37 Desencadeou-se, então, um grande turbilhão de vento, e as ondas arrojavam-se contra o barco, de forma que este já estava quase cheio de água. 38 Jesus, à popa, dormia sobre uma almofada. 39 Acordaram-no e disseram-lhe: «Mestre, não te importas que pereçamos?» Ele, despertando, falou imperiosamente ao vento e disse ao mar: «Cala-te, acalma-te!» O vento serenou e fez-se grande calma.»

 

O Evangelista diz específicamente que «33 Com muitas parábolas como estas, pregava-lhes a Palavra, conforme eram capazes de compreender. 34 Não lhes falava senão em parábolas; mas explicava tudo aos discípulos, em particular.» porque aqueles homens simples e algo  rudes tinham dificuldade em compreender quanto Jesus lhes dizia, pr isso mesmo lhes falava com exemplos da vida corrente para que compreendessem melhor.

Não obstante, Ele bem sabia das dúvidas e interrogações que se manifestavam no íntimo dos Seus seguidores e, por isso mesmo, opera este este extraordinário milagre acalmando a tempestade.

Compreenderam então que a Ele nada era impossível e que as Suas Palavras revelavam a Sua verdadeira natureza de Filho de Deus.

Tal como acontece comigo, nos momentos, e são muitos, em que a minha Fé fraqueja e me vejo aos baldões no meio da tempestade que me assalta. Os pensamentos contraditórios, a cedência ás fraquezas pessoais, a vontade de desistir.

Jesus, o meu Jesus parece que dorme, que está alheio a esta tempestade interior que me atirra por terra e, então, como os Discípulos digo-lhe: Senhor, não Te importa que pereça?

E, sem demora, Ele restabelece a calma, a paz e confiança e eu ganho ânimo, restabeleço-me e retomo o meu ardor em segui-Lo para onde quer que for.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad