30/11/2021

Publicações em Novembro 30

 


Quando, como agora mesmo, leio o Evangelho procuro entrozar-me no que leio, como se estivesse ali presente, para melhor entender o que estou a ler.

Já o disse mas não me importo repetir: o Evangelho é a "História" por excelência, relata factos reais que aconteceram, não tem como interpretar-se ou tentar "ler as entrelinhas" o que não está lá escrito, é o relato puro e fiel que o Divino Espírito Santo inspirou aos Evangelistas que escrevessem.

Ler e meditar o Evangelho deve ser uma oração, a minha principal oração diária.

Talvez durante não mais de Quinze Minutos ficar tranquila e pausadamente a considerar quanto leio, é, posso assegurar, um tempo muitíssimo bem empregue, traz consigo luz, tranquilidade e paz interiores, obtenho como que um "guião" para novo dia que começa.

Por isso mesmo esforço-me para que a leitura do Evangelho seja ou a última ou a primeira de cada dia.

A última porque a noite será, seguramente, mais tranquila, a primeira porque fico com sobejos motivos para fazer quanto possa para merecer a graça que me é dada.

Sim... o Evangelho é uma GRAÇA que o Divino Espírito Santo me quis dar como guia seguro para fazer o que devo sem me perder em acções espúrias, em desejos inconsequentes.

Sem qualquer receio de ser contraditado afirmo que a leitura diária do Evangelho é como que "meio-caminho andado" na busca da santidade pessoal.

Bom... convenhamos... eu, definitivamente quero ser santo!

Não um "Santinho" que a piedade popular usa para recorrer nas dificuldades... não!

Quero ser um santo autêntico, real porque tenho a certeza que se lutar por o conseguir nesta vida que vivo o hei-de ser na Vida Eterna.

                              S. ANDRÉ, Apóstolo