05/05/2012

A Anunciação do Senhor

Textos de S. Josemaria

Como nos encanta o episódio da Anunciação! Maria (quantas vezes o meditámos!) está recolhida em oração...; põe os seus cinco sentidos e todas as suas potências em diálogo com Deus... Na oração conhece a Vontade divina; e com a oração torna-a vida da sua vida. Não te esqueças do exemplo da Virgem! (Sulco 481)

Não esqueças, meu amigo, que somos crianças. A Senhora do doce nome, Maria, está recolhida em oração.
Tu és, naquela casa, o que quiseres ser: um amigo, um criado, um curioso, um vizinho... – Eu, por agora, não me atrevo a ser nada. Escondo-me atrás de ti e, pasmado, contemplo a cena:
O Arcanjo comunica a sua mensagem... – Quomodo fiet istud, quoniam virum non cognosco? – Como se fará isso, se não conheço varão? (Lc 1, 34).

A voz da nossa Mãe traz à minha memória, por contraste, todas as impurezas dos homens..., as minhas também.
E como odeio, então, essas baixas misérias da terra!... Que propósitos!
Fiat mihi secundum verbum tuum.
– Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc I, 38). Ao encanto destas palavras virginais, o Verbo se fez carne.
Vai terminar a primeira dezena... Ainda tenho tempo para dizer ao meu Deus, antes de qualquer mortal: Jesus, amo-Te (Santo Rosário. Iº mistério gozoso).

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Leitura espiritual para 05 Mai 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

The Lord Bless You and Keep You

The Lord Bless You and Keep You (John Rutter) SATB

Pensamentos inspirados à procura de Deus



Com Deus,

não se vive para morrer,

morre-se para viver!

jma


Evangelho do dia e comentário




Tempo de Páscoa

IV Semana

Evangelho: Jo 14, 7-14

7 Se Me conhecesseis, também certamente conheceríeis Meu Pai; mas desde agora O conheceis e já O vistes». 8 Filipe disse-Lhe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta». 9 Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não Me conheces, Filipe? Quem Me viu, viu também o Pai. Como dizes, pois: Mostra-nos o Pai? 10 Não acreditais que Eu estou no Pai e que o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim mesmo. O Pai, que está em Mim, Esse é que faz as obras. 11 Crede em Mim: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. 12 Crede-o ao menos por causa das mesmas obras. «Em verdade, em verdade vos digo, que aquele que crê em Mim fará também as obras que Eu faço. Fará outras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. 13 Tudo o que pedirdes em Meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se Me pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu a farei.

Comentário:

E nós... conhecemos-te?

A pergunta não é despicienda porque, talvez, esse Jesus a quem rezamos não seja exactamente O Cristo que nos salvou.

Temos a tendência de construir uma imagem de um Jesus que nos convém, que faça o que desejamos, que, de certa forma, esteja ao nosso dispor nas aflições, nas dificuldades, nos momentos difíceis que se nos apresentam.
E, depois, obtido o que queremos, desinteressamo-nos e esquecemo-nos dele.

Se, de facto, O conhecêssemos, teríamos presente que o verdadeiro Jesus Cristo, é o mesmo hoje como foi há dois mil anos e como será sempre: autêntico Deus e autêntico Homem a quem devemos preito, homenagem e amor e que, por nosso amor, deu a vida por nós.

E, como amor com amor se paga, antes de mais, devemos amá-lo sem reservas ou intermitências, com todo o nosso coração.

(ama, comentário sobre Jo 14, 7-14, 2011.05.21)

Tratado dos Anjos 31

Questão 57: Do conhecimento angélico em relação às coisas materiais. 5