03/08/2011

A IMPORTÂNCIA DE S. JOSEMARIA ESCRIVÁ NA MINHA RECONVERSÃO APÓS 40 ANOS

João Paulo Reis é cooperador do Opus Dei. Neste testemunho, explica como voltou à Igreja Católica e como conheceu o Opus Dei.

É certo que há muito que eu sentia «o coração abrasar-me» (Lc 24,32), mas o acompanhar um familiar na Clínica Universitária de Navarra em Pamplona em 2006, aonde pude constatar o extraordinário calor humano para com os pacientes para além da excepcional qualidade dos cuidados médicos prestados fizeram-me olhar o Opus Dei de uma forma diversa daquela mal informada e deformada que tinha.

Poucos dias após o meu regresso e ao comentar a excepcional qualidade dos cuidados prestados ao meu familiar, uma colega minha, católica praticante, comentou que houvera poucos dias havia estado a navegar no site do Opus Dei em Portugal. Este aparente simples facto, hoje sei que foi o Espírito Santo que a usou como mensageira, aguçou-me a curiosidade e nesse mesmo dia fui ver o site e num impulso, que correspondia ao que me ia na alma, fui à página ‘contacte-nos’ e abri o meu coração com total transparência e sinceridade. Passados dois ou três dias responderam-me e desde daí tem sido um evoluir de amor e identificação.

A clareza das palavras que lia de S. Josemaria, o seu discurso incisivo, às vezes quase que provocador, mexeram profundamente comigo.

Talvez fruto da minha educação base, Escola Alemã e Colégio Militar, a ortodoxia e o total respeito à tradição nas celebrações eucarísticas, para além do cuidado extremo na celebração das mesmas foram e são outro aspecto, fruto do legado de S. Josemaria, que fazia da Santa Missa o centro do seu dia, que me atraíram e atraem no Opus Dei ao ponto de hoje me sentir incomodado quando as Leituras não têm uma boa dicção e quase são imperceptíveis, ou quando constato que um sacerdote não colocou o devido cuidado em todos os detalhes na preparação da celebração, ou quando, talvez por timidez, fala tão baixo que não se ouve.

S. Josemaria tinha um cuidado extremo a todos estes aspectos, não, e infelizmente que não, que o tenha conhecido, mas os inúmeros relatos, documentação fotográfica e vídeos existentes, comprovam que assim era.

Todos os dias recorro à sua intercessão antes da leitura matinal do Evangelho, e peço ao Senhor que por sua intercessão me guie durante o dia e me ampare nas quedas que diariamente dou.

Querido S. Josemaria, sabes bem que andava há dias para escrever estas palavras, mas aguardava, para que fossem o mais sinceras possíveis, da inspiração necessário para as redigir e desculpa-me a singeleza das mesmas e a pouca eloquência, mas este é o teu filho pecador na sua essência de homem simples.

Bem-haja por tudo, a ti e à tua magnífica Obra!

João Paulo Reis

INFORMAÇÕES MUITO BREVES  [De vez em quando] 2011.08.03

Abba

Reflectindo
Pai

O Senhor empregou a palavra Abba porque inspira amor e confiança aos que oram e pedem algo; porque que há de mais agradável que o nome de pai, que indica ternura e amor?



Cfr. W. Marchel, Abba! Pére. La priére du Christ et des chrétiens, Roma, 1963 p. 188-189, trad. ama.

O meu corpo

Conta, peso e medida
Mas o meu corpo é meu, e faço com ele o que quero?  

Ante isto surge uma pergunta: realmente queres prejudicar-te a ti mesmo? O corpo forma parte de nós, não é algo exterior: somos alma e corpo ao mesmo tempo. Assim, fazer mal ao próprio corpo é fazer mal a si mesmo. O prejuízo para o corpo é prejuízo da pessoa. O respeito e dignidade do corpo são respeito e dignidade para a pessoa.

O motivo principal para respeitar o corpo é a glória de Deus: quem respeita o seu corpo trata bem algo que Deus criou. E ao revés, quem despreza o seu corpo ofende Criador, pois descuida algo que Ele aprecia. 

O Senhor ama a cada pessoa e os danos a cada um são ofensas a Deus.

Ideasrapidas, trad ama

2011.08.03

ORAÇÃO E MÚSICA

Taize - Mane nobiscum 



agrad als




TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“O mundo, lugar de encontro com Deus”

Necessitas de formação, porque tens de ter um profundo sentido de responsabilidade, que promova e anime a actuação dos católicos na vida pública, com o respeito devido à liberdade de cada um, e recordando a todos que têm de ser coerentes com a sua fé. (Forja, 712)

Um homem sabedor de que o mundo – e não só o templo – é o lugar do seu encontro com Cristo, ama esse mundo, procura adquirir uma boa preparação intelectual e profissional, vai formando – com plena liberdade – os seus próprios critérios sobre os problemas do meio em que vive; e toma, como consequência, as suas próprias decisões que, por serem decisões de um cristão, procedem também de uma reflexão pessoal que tenta humildemente captar a vontade de Deus nesses aspectos, pequenos e grandes, da vida.
Mas esse cristão não se lembra nunca de pensar ou de dizer que desce do templo ao mundo para representar a Igreja, e que as suas soluções são as soluções católicas daqueles problemas. Isso não pode ser, meus filhos! Isso seria clericalismo, catolicismo oficial, ou como quiserdes chamar-lhe. De qualquer modo, seria violentar a natureza das coisas. Tendes de difundir por toda a parte uma verdadeira mentalidade laical, que há-de levar os cristãos a três consequências: a serem suficientemente honrados para arcarem com a sua responsabilidade pessoal; a serem suficientemente cristãos para respeitarem os seus irmãos na fé que proponham – em matérias discutíveis – soluções diversas das suas; e a serem suficientemente católicos para não se servirem da Igreja, nossa Mãe, misturando-a com partidarismos humanos. (...).
Interpretai, portanto, as minhas palavras como o que são: um chamamento a exercerdes – diariamente!, não apenas em situações de emergência – os vossos direitos; e a cumprirdes nobremente as vossas obrigações como cidadãos – na vida política, na vida económica, na vida universitária, na vida profissional –, assumindo com coragem todas as consequências das vossas decisões, arcando com a independência pessoal que vos corresponde. E essa mentalidade laical cristã permitir-vos-á fugir de toda a intolerância, de todo o fanatismo. Di-lo-ei de um modo positivo: far-vos-á conviver em paz com todos os vossos concidadãos e fomentar também a convivência nos diversos sectores da vida social. (Temas Actuais do Cristianismo, 117–118).

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Ousar Crer

Cont.../

Evangelho do dia e comentário







T. Comum– XVIII Semana



Evangelho: Mt 15, 21-28

21 e as nações esperarão no Seu nome”. 22 Então trouxeram-Lhe um endemoninhado, cego e mudo, e Ele curou-o, de modo que falava e via. 23 E as multidões ficaram admiradas e diziam: «Não será este o Filho de David?». 24 Mas os fariseus, ouvindo isto, disseram: «Este não expulsa os demónios senão por virtude de Belzebu, príncipe dos demónios». 25 Porém, Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse-lhes: «Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído; e toda a cidade ou família dividida contra si mesma não subsistirá. 26 Ora, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, então, o seu reino?  27 E se Eu expulso os demónios por virtude de Belzebu, por virtude de quem os expulsam os vossos filhos? Por isso é que eles serão os vossos juízes. 28 Se Eu, porém, expulso os demónios pela virtude do Espírito de Deus, chegou a vós o reino de Deus.

Meditação:

As pessoas simples, sem preconceitos aceitam com facilidade a evidência. Não precisam de grandes explicações nem que se lhes confirme o que vêm e ouvem e que concorda com o que sabem. As Escrituras descreviam os sinais que acompanhariam o Messias esperado na Sua missão na terra. Deste modo, ao verem as extraordinárias actuações de Jesus colocam-se a questão lógica: «Não será este o Filho de David?».
Ao contrário, os preconceituosos e convencidos da sua ciência e conhecimentos tendem a não verem o evidente, o óbvio, talvez porque não lhes convenha mas, seguramente, porque no seu conceito as coisas que vêm e ouvem não são suficientes para os convencerem.
Na sua teimosa renitência chegam a aduzir razões completamente disparatadas - «Este não expulsa os demónios senão por virtude de Belzebu, príncipe dos demónios» - que Jesus facilmente desmonta e reduz ao ridículo.
É sempre assim: para compreender e aceitar as verdades da Fé são necessários olhos e corações limpos, porque não há rigor científico nem doutrinal que possa explicar o que, só a Fé, leva a aceitar.


(ama, comentário sobre Mt 15, 21-28, 2010.08.04)