04/10/2012

Leitura espiritual para 04 Out 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

A Missa é acção divina

                                                             
Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

Não é estranho que muitos cristãos – pausados e até solenes na vida social (não têm pressa), nas suas pouco activas actuações profissionais, na mesa e no descanso (também não têm pressa) – se sintam apressados e apressem o Sacerdote na sua ânsia de encurtar, de abreviar o tempo dedicado ao Santíssimo Sacrifício do Altar? (Caminho, 530)
A Santa Missa – insisto – é acção divina, trinitária, não humana. O sacerdote que celebra serve o desígnio divino do Senhor pondo à sua disposição o seu corpo e a sua voz. Não age, porém, em nome próprio, mas in persona et in nomine Christi, na Pessoa de Cristo e em nome de Cristo.

O amor da Trindade pelos homens faz com que, da presença de Cristo na Eucaristia, nasçam para a Igreja e para a humanidade todas as graças. Este é o sacrifício que profetizou Malaquias: desde o nascer do sol até ao poente, o meu nome é grande entre as nações, e em todo o lugar se sacrifica e se oferece ao meu nome uma oblação pura. É o Sacrifício de Cristo, oferecido ao Pai com a cooperação do Espírito Santo, oblação de valor infinito, que eterniza em nós a Redenção, que os sacrifícios da Antiga Lei não conseguiam alcançar. (Cristo que passa, 86)

Aí tens a tua Mãe


PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 257

À procura de Deus


Para que prometes tanto?
Renuncia aos teus planos,
e deixa-te levar por Ele.

Engano

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a

À Zé Pires antes de partir para Angola

Se vires que o pensamento
é fácil,
correcto,
bem arquitectado,
desconfia...

Decerto te sairá errado.

Se ele te for difícil,
moroso,
mas sereno,
calmo,
está segura...

Será identificado.

Quando
pensares, portanto,
naquilo que eu sou,
no que tenho (de humano)
desilude-te
pois, já sabes...

É engano.

Lousã, 1961

Evangelho diário e comentário







       T. Comum – XXVI Semana




S. Francisco de Assis

Evangelho: Lc 10, 1-12

1 Depois disto, o Senhor escolheu outros setenta e dois, e mandou-os dois a dois à Sua frente por todas as cidades e lugares onde havia de ir. 2 Disse-lhes: «Grande é na verdade a messe, mas os operários poucos. Rogai, pois, ao dono da messe que mande operários para a Sua messe. 3 Ide; eis que Eu vos envio como cordeiros entre lobos. 4 Não leveis bolsa, nem alforge, nem calçado, e não saudeis ninguém pelo caminho. 5 Na casa em que entrardes, dizei primeiro: A paz seja nesta casa. 6 Se ali houver algum filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; senão, tornará para vós. 7 Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que tiverem, porque o operário é digno da sua recompensa. Não andeis de casa em casa. 8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que vos puserem diante; 9 curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: Está próximo de vós o reino de Deus. 10 Mas, em qualquer cidade em que entrardes e não vos receberem, saindo para as praças, dizei: 11 Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós; não obstante isto, sabei que o reino de Deus está próximo. 12 Digo-vos que, naquele dia, haverá menos rigor para Sodoma que para essa cidade.

Comentário:

A única paz verdadeira é a paz que Cristo nos alcançou com a Sua Morte e Ressurreição. Paz que redime e salva, tranquiliza os espíritos e pacifica o coração.
Por isso pedimos um coração pacífico que saiba enfrentar com tranquila confiança aos acidentes da vida corrente.

Não há outra paz que a humanidade necessite, apenas esta satisfará todos os seus anseios e esperanças.

(ama, comentário sobre Lc 10, 1-12, 2011.02.14)

Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 13


Questão 107: Da locução dos anjos.

Mártires de Espanha 44


por Jorge López Teulón