30/09/2010

Textos de Reflexão para 30 de Setembro

Evangelho: Lc 10, 1-12

1 Depois disto, o Senhor escolheu outros setenta e dois, e mandou-os dois a dois à Sua frente por todas as cidades e lugares onde havia de ir.2 Disse-lhes: «Grande é na verdade a messe, mas os operários poucos. Rogai, pois, ao dono da messe que mande operários para a Sua messe.3 Ide; eis que Eu vos envio como cordeiros entre lobos.4 Não leveis bolsa, nem alforge, nem calçado, e não saudeis ninguém pelo caminho.5 Na casa em que entrardes, dizei primeiro: A paz seja nesta casa.6 Se ali houver algum filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; senão, tornará para vós.7 Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que tiverem, porque o operário é digno da sua recompensa. Não andeis de casa em casa.8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que vos puserem diante;9 curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: Está próximo de vós o reino de Deus.10 Mas, em qualquer cidade em que entrardes e não vos receberem, saindo para as praças, dizei:11 Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós; não obstante isto, sabei que o reino de Deus está próximo.12 Digo-vos que, naquele dia, haverá menos rigor para Sodoma que para essa cidade.
Comentário:

O apostolado dos leigos é sempre um trabalho de conjunto e nunca uma série de actos isolados ao sabor da decisão ou gosto de cada um.
Para ser eficaz, o apóstolo – que é qualquer baptizado – tem de operar em conjunto e sob orientação de quem, em nome da Igreja, define e conduz essa actividade.
É por isso que o apóstolo tem de ser essencialmente humilde e obediente. Humilde para reconhecer que o que faz não é em seu nome ou para si, mas em nome de Deus e para Ele.
Obediente para fugir à tentação de pôr coisas da sua lavra, ou dar-se pressa, quando se lhe pede um trabalho contínuo, perseverante de paciente disponibilidade para com o objecto do seu apostolado. 

(ama, comentário sobre Lc 10, 1-12)

Tema: Eucaristia 5

A participação nos benefícios da Eucaristia depende mais da qualidade das disposições interiores, pois os Sacramentos da nova lei, actuam ao mesmo tempo ex opere operato, produzem um efeito tanto maior quanto mais perfeitas são as condições em que se recebem

(S. Pio X, Decreto Sacra Tridentina Synodus, Roma, 20.12.1905, trad do castelhano por ama)

Doutrina: CCIC – 415: O que é a lei moral?
                   CIC – 1950

A lei moral é obra da Sabedoria divina. Prescreve-nos caminhos e normas de conduta que levam à bem-aventurança prometida, proibindo-nos os caminhos que nos desviam de Deus.

 Festa: São Jerónimo, Doutor da Igreja
                                                                                                                               
Nota Histórica
Nasceu em Estridon (Dalmácia) cerca do ano 340. Estudou em Roma e aí foi baptizado. Tendo abraçado a vida ascética, partiu para o Oriente e foi ordenado sacerdote. Regressou a Roma e foi secretário do papa Dâmaso. Nesta época começou a revisão das traduções latinas da Sagrada Escritura e promoveu a vida monástica. Mais tarde estabeleceu se em Belém, onde continuou a tomar parte muito activa nos problemas e necessidades da Igreja. Escreveu muitas obras, principalmente comentários à Sagrada Escritura. Morreu em Belém no ano 420. (snl)

Tema para breve reflexão - 2010.09.30

Virtudes – Castidade 

A castidade é açucena das virtudes: ela torna os homens quase iguais aos anjos; nada é formoso sna pureza e a pureza dos homens chama-se castidade. Dá-se à castidade o nome de honestidade, e à sua profissão e prática o de honra; também se chama inteireza e o seu contrário corrupção; em suma, tem uma glória toda à parte por ser bela e franca virtude da alma e do corpo.

(S. Francisco de Sales, Introdução à Vida Devota, Cap. XII)