02/01/2021

Depois da morte vos receberá o Amor

Agora compreendes quanto fizeste sofrer Jesus, e enches-te de dor: como lhe pedes perdão, deveras e choras pelas tuas traições passadas! Não te cabem no peito as ânsias de reparar! Bem. Mas não esqueças que o espírito de penitência está principalmente em cumprir, custe o que custar, o dever de cada instante. (Via Sacra, 9ª Estação, n. 5)

Como será maravilhoso quando o nosso Pai nos disser: servo bom e fiel, porque foste fiel nas coisas pequenas, eu te confiarei as grandes: entra no gozo do teu Senhor!. Esperançados! Esse é o prodígio da alma contemplativa. Vivemos de Fé, de Esperança e de Amor; e a Esperança torna-nos poderosos. Recordais-vos de São João? Eu vos escrevo, jovens, porque sois valentes e a palavra de Deus permanece em vós e vencestes o maligno. Deus urge-nos, para a juventude eterna da Igreja e de toda a humanidade. Podeis transformar em divino todo o humano, como o rei Midas convertia em ouro tudo o que tocava! Nunca esqueçais que depois da morte vos receberá o Amor. E no amor de Deus encontrareis, além do mais, todos os amores limpos que tenhais tido na terra. O Senhor dispôs que passemos esta breve jornada da nossa existência, trabalhando e, como o seu Unigénito, fazendo o bem. Entretanto, temos de estar alerta, à escuta daquelas chamadas que Santo Inácio de Antioquia notava na sua alma, ao aproximar-se a hora do martírio: vem para junto do Pai, vem para o teu Pai que te espera ansioso (Amigos de Deus, 221)

 


LEITURA ESPIRITUAL Janeiro 2

 Evangelho

 

Mt XX 1 - 16

 

Parábola dos operários da vinha

 

1 «Com efeito, o Reino do Céu é semelhante a um proprietário que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para a sua vinha. 3 Saiu depois pelas nove horas, viu outros na praça, que estavam sem trabalho, 4 e disse-lhes: ‘Ide também para a minha vinha e tereis o salário que for justo.’ 5 E eles foram. Saiu de novo por volta do meio-dia e das três da tarde, e fez o mesmo. 6 Saindo pelas cinco da tarde, encontrou ainda outros que ali estavam e disse-lhes: ‘Porque ficais aqui todo o dia sem trabalhar?’ 7 Responderam-lhe: ‘É que ninguém nos contratou.’ Ele disse-lhes: ‘Ide também para a minha vinha.’ 8 Ao entardecer, o dono da vinha disse ao capataz: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos até aos primeiros.’ 9 Vieram os das cinco da tarde e receberam um denário cada um. 10 Vieram, por seu turno, os primeiros e julgaram que iam receber mais, mas receberam, também eles, um denário cada um. 11 Depois de o terem recebido, começaram a murmurar contra o proprietário, dizendo: 12 ‘Estes últimos só trabalharam uma hora e deste-lhes a mesma paga que a nós, que suportámos o cansaço do dia e o seu calor.’ 13 O proprietário respondeu a um deles: ‘Em nada te prejudico, meu amigo. Não foi um denário que nós ajustámos? 14 Leva, então, o que te é devido e segue o teu caminho, pois eu quero dar a este último tanto como a ti. 15 Ou não me será permitido dispor dos meus bens como eu entender? Será que tens inveja por eu ser bom?’ 16 Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos. Porque muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.»

 

 


Fidelidade

 

  A virtude da Fidelidade é, uma das mais belas.

  Bem entendido, todas as virtudes têm beleza e um fulgor característico que as distingue, mas, a Fidelidade tem um brilho tão intenso e envolvente que acaba por transmitir, ao que a possui, como que uma aura pessoal que o torna nalguém notável.

  Ser fiel é também uma disposição interior porque não depende nem das circunstâncias nem das pessoas mas sim de uma estabilidade própria nos sentimentos e emoções.

  Não pode ser fiel quem não tenha vida interior, segura, esclarecida, exactamente porque, a Fidelidade, nasce no mais profundo de nós.

Não é, de modo nenhum, algo externo, influenciável, mutável.

  A pessoa fiel torna-se, automaticamente alguém digno de confiança em quem se pode depositar e entregar tudo o que se queira com a certeza que é guardado e mantido tal como o entregamos.

  Há uns anos surgiu um filme que causou um grande impacto a nível mundial e, se não me engano obteve vários prémios. ([1])

O nome do filme é: ‘FILADÉLFIA’.

O tema principal da película parecia ser a doença chamada SIDA [2]

Disse ‘parecia ser’ porque, pelo menos para mim, o tema de fundo era a fidelidade.

  O protagonista contraiu a terrível doença de que viria a falecer por causa de um acto de infidelidade.

  Bom… de facto era um homem homossexual que vivia com um companheiro masculino mas que traiu, embora uma única vez, num encontro fortuito.

  A fidelidade não tem, portanto, a ver com a situação, a forma, o critério, o ambiente em que se vive.

Quer dizer, não há situações em que a fidelidade seja mais ou menos importante que outras.

  Ser fiel significa honrar um vínculo livremente assumido.

 

 



[1] Pelo menos 1 Óscar para a melhor música de Bruce Springsteen

[2] AIDS, em inglês

Reflexão

Causa admiração a tenaz e amável sugestão de Cristo a que se O siga livremente. Jamais se cansa de insistir com os Seus com o «segue-Me…», e quando se caminha com Ele, entende-se a grande verdade de que o caminho do cristão – gozar do amor de Deus – é um viver sempre novo. Comunicou-nos, além disso, que nos escuta se O invocamos verdadeiramente, porque dialoga sem interrupção com os que O amam, inclusive quando parece ocultar-Se.

 

       Javier Echevarria, Getsemani, Planeta, 3ª Ed. Cap. I, 4


Festas



 


São BASÍLIO MAGNO 


Bispo e doutor  da Igreja



São

 GREGÓRIO NAZIANZENO, 

Bispo e doutor  da Igreja

FILOSOFIA, RELIGIÃO, VIDA HUMANA.

 

Emoções

 

Uma das fases mais significativas da pessoa no tempo é a fase emocional. A emoção é um sentimento em força ou mesmo em violência. As emoções não devem determinar resoluções. As mudanças de orientação resolvidas emocionalmente estão sujeitas a fracassar. O mesmo se diga das ordens, avisos ou repreensões. Porque a emoção cria um clima de irrealidade. A emoção despista reacções de agressividade, autodefesa, desalento que podem apossar-se dos comandos da vida, absolutizando certos aspectos impressionantes das pessoas e dos factos. A emoção é como um farol de máximos na noite: encandeia. Tudo o mais desaparece no negro.

Há emoções positivas e negativas. As primeiras têm por objecto uma qualidade, uma obra, um facto, de conteúdo estimulante e agradável para a pessoa, As emoções negativas têm por objecto defeitos, fracassos, as pirações não satisfeitas. A paixão é a fixação permanente da emoção em certo objecto.

 

(E. de Vasconcelos, Pessoa e Circunstância, Brotéria, Julho 1969, pg. 31)

Pequena agenda do cristão

 


SÁBADO

Pequena agenda do cristão

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Honrar a Santíssima Virgem.

A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da Sua serva, de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas, santo é o Seu nome. O Seu Amor se estende de geração em geração sobre os que O temem. Manifestou o poder do Seu braço, derrubou os poderosos do seu trono e exaltou os humildes, aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel Seu servo, lembrado da Sua misericórdia, como tinha prometido a Abraão e à sua descendência para sempre.

Lembrar-me:

Santíssima Virgem Mãe de Deus e minha Mãe.

Minha querida Mãe: Hoje queria oferecer-te um presente que te fosse agradável e que, de algum modo, significasse o amor e o carinho que sinto pela tua excelsa pessoa.
Não encontro, pobre de mim, nada mais que isto: O desejo profundo e sincero de me entregar nas tuas mãos de Mãe para que me leves a Teu Divino Filho Jesus. Sim, protegido pelo teu manto protector, guiado pela tua mão providencial, não me desviarei no caminho da salvação.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?




Orações sugeridas: