20/04/2019

Reflexões ao Sábado


Porquê o Sábado?

A meu ver, porque se trata do último dia da semana.

Logo antes do dia dedicado ao seu Filho Jesus Cristo – o Domingo.

Para mim é um dia “especial” dedicado à Minha Mãe do Céu.

Agradecendo, em primeiro lugar, a sua protecção durante a semana que passou e as graças – sempre abundantes – que derramou sobre mim.

Depois, agradecer  o ter atendido pedidos que lhe fiz - para mim e para outros - Filhas, Netos, Bisneto, Família, Amigos e muitos outros que durante a semana vou fazendo por este ou aquele, por esta ou aquela situação.

(E, pedinchão como sou, são sempre tantos... tantos...)

(AMA, reflexões ao Sábado, 2019)

Meditação em Sábado Santo




Sábado Santo


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7gbMSC_w_kdr3icoHOB7HGx9AWvXbyhpWcYyrvmgu82WI9UZuNPRhVhGwiLK-iWV35U6UzymRtiYNRVpF9z5f0PvGfRXu_g92Ih7IwuL-rd5KUOdpE-u87DI5I7JMudZcbluK/s1600/Caravaggio+-+deposi%C3%A7%C3%A3o+do+Senhor+no+t%C3%BAmulo.jpg



Nesta manhã de Sábado Santo, neste ambiente recolhido, venho fazer-te um pouco de companhia.

Não venho velar o Teu Corpo sepulto mas acompanhar-te, se mo permitires, nos Teus "trabalhos" de hoje.

Vou contigo aos “Infernos” e constatar a suprema alegria das almas quando lhes comunicas que, a partir de agora, o Reino Eterno de Deus está definitivamente aberto e que, mais logo, na primeira hora do terceiro dia da Tua morte na Cruz, as virás buscar para as levares à presença da Santíssima Trindade para o gozo eterno.

Depois transportado pela esteira luminosa da Tua fulgurante “viagem” ver todos os locais da terra onde existem homens de boa vontade que aguardam com alegre e serena expectativa a Tua Ressurreição salvadora e Redentora.

É preciso que se cumpram as Escrituras mas esta expectativa custa a “aguentar”.

Queria ver-te, já ressuscitado, glorioso e vitorioso para me agarrar a Ti e não mais Te largar.

Nunca, como agora, me soam expectantes as palavras:

«Vinde Senhor Jesus»!

Sim, vem de forma definitiva para o pé de mim que, só na Tua companhia posso verdadeiramente ter vida.

O Teu Santíssimo Corpo que ontem ajudei a sepultar, depois de lavado e perfumado, aguarda o regresso do Teu Espírito, para Se apresentar ao mundo de que és Rei, aos homens que salvaste e redimiste, a mim para que Te diga com todas as forças da minha alma:

Meu Senhor e meu Deus.

Ámen.



Meu Pai do Céu, ajuda-me


A ti, que desmoralizas, repetir-te-ei uma coisa muito consoladora: a quem faz o que pode, Deus não lhe nega a Sua graça. Nosso Senhor é Pai, e se um filho lhe diz na quietude do seu coração: Meu Pai do Céu, aqui estou, ajuda-me... Se recorre à Mãe de Deus, que é Mãe nossa, vai para a frente. Mas Deus é exigente. Pede amor de verdade; não quer traidores. É preciso ser fiel a essa luta sobrenatural, que é ser feliz na terra à força de sacrifício. (Via Sacra, 10ª Estação, 
n. 3)

Recorrei semanalmente – e sempre que o necessiteis, sem dar lugar aos escrúpulos – ao santo Sacramento da Penitência, ao sacramento do perdão divino. Revestidos da graça, caminharemos por entre os montes e subiremos a encosta do cumprimento do dever cristão, sem nos determos. Utilizando estes recursos com boa vontade e rogando ao Senhor que nos conceda uma esperança cada dia maior, possuiremos a alegria contagiosa dos que se sabem filhos de Deus: Se Deus está connosco, quem nos poderá derrotar? Optimismo, portanto. Incitados pela força da esperança, lutaremos para apagar a mancha viscosa que espalham os semeadores do ódio e redescobriremos o mundo com uma perspectiva jubilosa, porque saiu formoso e limpo das mãos de Deus, e restituir-lho-emos assim belo, se aprendermos a arrepender-nos.

Cresçamos na esperança, que deste modo nos consolidaremos na fé, verdadeiro fundamento das coisas que se esperam e prova das que não se veem. Cresçamos nesta virtude, que é suplicar ao Senhor que aumente a sua caridade em nós, porque só se confia verdadeiramente no que se ama com todas as forças. E vale a pena amar o Senhor. Vós haveis experimentado, como eu, que a pessoa enamorada se entrega confiante, com uma sintonia maravilhosa, em que os corações batem num mesmo querer. E que será o Amor de Deus? Não sabeis que Cristo morreu por cada um de nós? Sim, por este nosso coração pobre, pequeno, se consumou o sacrifício redentor de Jesus.

Frequentemente, o Senhor fala-nos do prémio que nos ganhou com a sua Morte e Ressurreição. Vou preparar um lugar para vós. Depois que eu tiver ido e vos tiver preparado o lugar, virei novamente e tomar-vos-ei comigo para que, onde eu estou, estejais Vós também. O Céu é a meta do nosso caminho terreno. Jesus Cristo precedeu-nos e ali, na companhia da Virgem e de S. José – a quem tanto venero – dos Anjos e dos Santos, aguarda a nossa chegada. (Amigos de Deus, nn. 219–220)

Pequena agenda do cristão

SÁBADO



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Honrar a Santíssima Virgem.

A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da Sua serva, de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas, santo é o Seu nome. O Seu Amor se estende de geração em geração sobre os que O temem. Manifestou o poder do Seu braço, derrubou os poderosos do seu trono e exaltou os humildes, aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel Seu servo, lembrado da Sua misericórdia, como tinha prometido a Abraão e à sua descendência para sempre.

Lembrar-me:

Santíssima Virgem Mãe de Deus e minha Mãe.

Minha querida Mãe: Hoje queria oferecer-te um presente que te fosse agradável e que, de algum modo, significasse o amor e o carinho que sinto pela tua excelsa pessoa.
Não encontro, pobre de mim, nada mais que isto: O desejo profundo e sincero de me entregar nas tuas mãos de Mãe para que me leves a Teu Divino Filho Jesus. Sim, protegido pelo teu manto protector, guiado pela tua mão providencial, não me desviarei no caminho da salvação.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?





Leitura espiritual


O AGNOSTICISMO

1.          O que é agnosticismo?

O agnosticismo é uma teoria filosófica que considera inacessível ao conhecimento humano o que não pode ser captado pelos sentidos. Renúncia para buscar a verdade fora do campo do sensível.
Em particular, o agnosticismo renuncia à busca de Deus.

2.          Para os agnósticos, Deus existe?

O agnosticismo não se pronuncia sobre a existência de Deus. Não diz que existe ou que não existe. 
No entanto, na prática, os agnósticos vivem como se Deus não existisse.

3.          O agnosticismo é apenas uma teoria?

Aparentemente, o agnosticismo é apenas uma teoria, mas na realidade tem importantes consequências práticas.

Na prática, é um ateísmo.

4.          O agnosticismo é científico?

As ciências positivas só admitem o que pode ser apreendido pelos sentidos.

Sob esse aspecto, o agnosticismo tem o ar de um cientista. Mas a realidade é mais ampla do que o que é mensurável.

Por exemplo, decidiu ler este artigo e nenhum aparato científico é capaz de detectar o seu pensamento; no entanto, a sua inteligência e realmente existirá, mesmo que eles não sejam vistos.

Da mesma forma, o sentimento de ódio não é detectável pelos dispositivos, mas é tão real que causa guerras. 
Reduzir o razoável ao mensurável é uma limitação do motivo.

5.          Pode conhecer-se a existência de Deus?

Deus é um ser espiritual e, portanto, os agnósticos estão certos de que ele não pode ser visto ou tocado. 
No entanto, a existência de Deus pode ser conhecida pela observação das obras divinas.
Analisando a criação, o Criador é descoberto, assim como ver as pirâmides fala do povo egípcio.

6.          Exemplos:

Quem organizou o sol, a lua, a lei da gravidade?
Quem projectou o dedo com o qual clica no mouse?
Essas coisas tão bem pensadas são impossíveis - verdadeiramente impossíveis - de surgir por acaso.
Se uma caneta é encontrada num planeta, ninguém pensa que ela só apareceu; imediatamente a existência de seres racionais nesse planeta será notícia.
Se um ser humano é visto, é razoável aceitar a existência do seu Criador.

Nós não somos deuses, mas criaturas.

7.          Podemos conhecer a Deus?

Os agnósticos sabem que a compreensão humana é limitada e nunca podemos conhecer Deus completamente. (Nem mulheres, um amigo dirá, nem homens, outro responderá).

No entanto, é possível conhecer algo sobre Deus de várias maneiras:
Usando apenas a razão, podemos saber que Deus existe, que existe apenas um Deus, que é eterno, bom, inteligente, criador do mundo, etc.
Qualquer perfeição das criaturas vem do Criador e é encontrada ao máximo nEle.

A isto se acrescenta o que sabemos porque o próprio Deus nos manifestou, principalmente com os ensinamentos de Jesus Cristo. 

E o que o Senhor mostra aos homens nos momentos de oração.

Finalmente, no céu, uma graça especial será concedida para que possamos conhecer Deus mais intimamente.

Doutrina


CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
Compêndio



SEGUNDA SECÇÃO

OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA


CAPÍTULO PRIMEIRO

OS SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ

O SACRAMENTO DO BAPTISMO


Pergunta:

263. Quais são os efeitos do Baptismo?

Resposta:

O Baptismo perdoa o pecado original, todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado; faz participar na vida divina trinitária mediante a graça santificante, a graça da justificação que incorpora em Cristo e na Igreja; faz participar no sacerdócio de Cristo e constitui o fundamento da comunhão entre todos os cristãos; confere as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. O baptizado pertence para sempre a Cristo: com efeito, é assinalado com o selo indelével de Cristo (carácter).