27/07/2011

Diálogos apostólicos

Diálogos
Se resolveste – e muito bem – não acompanhar os teus amigos à tal festa ou espectáculo, não precisas de inventar desculpas.

Diz claramente que não vais porque – tendo-te informado previamente - não achas o evento adequado a pessoas que são, de facto, cristãs.

2011.07.27

NOVO TESTAMENTO –Leitura diária

Para seguir o conselho do Papa para as Férias:"Levar na mala a Palavra de Deus, em particular o Evangelho".

Eis um exemplar pequeno que cabe em qualquer mala de turista.

NOVO TESTAMENTO –Leitura diária

 Organização: Manuel Martínez e Joaquim Cabral
 Tradução: Matos Soares ISBN: 978-972-39-0329-4
 Formato: 9,5 x 14,5cm
 Páginas: 672
 Ano: 2005 (3ª edição, revista)
 Descrição: Esta edição de bolso,  com indicação de leituras para cada dia, não é uma Obra para especialistas, mas para uso quotidiano, ajudando a ler o Novo Testamento de forma organizada.
O leitor pode ler o Novo Testamento ao longo de um ano ou duas vezes no mesmo ano (segundo a dupla divisão diária apresentada).
 PVP :6.50 EUR
 Pedidos em livrarias
 ou
 Editorial Apostolado da Oração: www.apostoladodaoração.pt
 ou
 Editorial DIEL: dielnet@gmail.com

INFORMAÇÕES MUITO BREVES  [De vez em quando]
2011.07.27

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 98


À procura de Deus





Se viveres para o Alto, encontras o bem na Terra.

jma, 2011.07.27

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Que sejais muito crianças!”

Aconselho-te que tentes voltar de vez em quando... ao começo da tua "primeira conversão", o que, se não é fazer-se como criança, é coisa muito parecida: na vida espiritual é preciso deixar-se levar com inteira confiança, sem medos nem duplicidades; tem de se falar com absoluta clareza do que se tem na cabeça e na alma. (Sulco, 145)

Que sejais, espiritualmente, muito crianças! Quanto mais, melhor. Di-lo a experiência deste sacerdote que teve de se levantar muitas vezes, ao longo destes trinta e seis anos (que longos e ao mesmo tempo, que curtos me parecem!) em que tem procurado cumprir uma Vontade precisa de Deus. Houve uma coisa que sempre me ajudou: ser sempre criança e meter-me continuamente no regaço de minha Mãe e no Coração de Cristo, meu Senhor.As grandes quedas, as que causam destroços sérios na alma, e às vezes com resultados quase irremediáveis, procedem sempre da soberba de nos crermos adultos, auto-suficientes. Nesses casos, torna-se predominante na pessoa uma espécie de incapacidade de pedir ajuda a quem a pode dar: não só a Deus, mas também ao amigo ou ao sacerdote. E aquela pobre alma, isolada na sua desgraça, afunda-se na desorientação e no descaminho. (Amigos de Deus, 147)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet
http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979

Tema para breve reflexão

Reflectindo
Oração e Mortificação

A verdadeira preparação para a oração consiste na prática da mortificação; porque aquele que quer entregar-se à oração sem mortificação, é como uma ave que deseja voar antes de ter penas.

(s. filipe de neri, Máximas, F.W.Faber, Cromwell Press SN12 8PH, nr. 26-20, trad ama)

Música e repouso

Furtok plays Mozart - Per Questa Bella Mano



agrad ALS

MOTIVAÇÕES DO TERRORISTA DE OSLO SÃO ANTI-CRISTÃS

As motivações do homem que assumiu a autoria dos atentados de Oslo, Anders Behring Breivik, não têm nada a ver com o cristianismo, nem sequer com ramos do cristianismo fundamentalista, explica o sociólogo da religião Massimo Introvigne, representante da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) para a luta contra o racismo e as discriminações contra os cristãos.
   
Behring, segundo informa Introvigne, expôs suas reivindicações e ideologia no livro “2083 – Uma declaração de independência europeia”, assinado com o pseudónimo de Andrew Berwick, e difundido em um site codificado na internet a 22 de Julho, poucas horas antes dos atentados.

“A autenticidade do texto – explica Introvigne – parece confirmada pelo fato de que inclui detalhes sobre a vida privada e familiar de Breivik e sobre a preparação do atentado, cujo objectivo, entre outras coisas, nunca é mencionado, que só o terrorista podia conhecer e é coerente com outros escritos de Breivik.”

“Este texto, de 1.500 páginas, é, numa terceira parte, uma antologia de escritos de outros autores contra o Islão e a imigração, entre os quais se encontra o blogger norueguês Fjordman, verdadeiro pai intelectual do terrorista, de quem cita um escrito, segundo o qual depois da Idade Média o cristianismo – cujos únicos aspectos eram de origem pagã – converteu-se para a Europa em ‘uma ameaça pior que o marxismo’”.

Outra terceira parte dos escritos do volume oferece material autobiográfico de Breivik, detalhes sumamente minuciosos sobre as armas, as tácticas militares e explosivos, e um alucinante diário sobre a preparação do atentando.

“A parte mais interessante – afirma Introvigne – é a ideológica, que explica as motivações do atentado e as ideias de Breivik.”

O terrorista teria fundado, em 2002, em Londres, junto a outros activistas, a ordem dos Pobres Companheiros de Cristo do Templo de Salomão, inspirado nos graus Templários da Maçonaria.

Esta suposta Ordem estaria aberta “aos cristãos, cristãos-agnósticos e ateus-cristãos”, quer dizer, a todos que reconhecem a importância das raízes culturais cristãs, “mas também “das judaicas e iluministas”, assim como “das pagãs e nórdicas”, por se oporem aos verdadeiros inimigos, o Islão e a imigração.

“Longe de ser um fundamentalista cristão – esclarece Introvigne – Breivik, baptizado na Igreja Luterana da Noruega, define-se um ‘cristão cultural’, cujo apelo à herança cristã tem uma função instrumental anti-islâmica.”

As igrejas, segundo o terrorista, não estão dispostas a lutar contra o Islão. Por isso, ele propõe um Grande Congresso Cristão Europeu, do qual nasça uma nova Igreja Europeia e anti-islâmica. E ameaça directamente o Papa Bento XVI, pois “abandonou o cristianismo e os cristãos na Europa e deve ser considerado um Papa covarde, incompetente, corrupto e ilegítimo”.

Os “justiceiros templários” de Breivik deveriam promover três fases da “guerra civil europeia”, explica o sociólogo.

“Na primeira (1999-2030), deveriam despertar a consciência adormecida dos europeus através de ‘ataques das células clandestinas’, desencadeando a acção de grupos que utilizam o terror: grupos pequenos, inclusive de uma ou duas pessoas”.

Na segunda fase (2030-2070), deve-se passar à insurreição armada e aos golpes de Estado. Na terceira (2070-2083), à verdadeira guerra contra os imigrantes muçulmanos.

Breivik é consciente de que os ataques da primeira fase transformarão os conspiradores em terroristas odiados por todos, mas esta é a forma do “martírio templário” que ele busca. Os objectivos dos ataques iniciais são os partidos políticos: o Partido Trabalhista Norueguês, em primeiro lugar, mas também aponta contra os partidos europeus que boicotariam de diferentes maneiras a guerra contra o Islão. Ele escreve ameaças contra partidos políticos italianos cúmplices desta acusação e contra Bento XVI.

Breivik reitera que não é um nazista (“se há uma figura que odeio é Adolf Hitler”), devido à ideologia político-religiosa pró-semita e pró-israelita do terrorista. Ele sonha com uma grande aliança dos povos nórdicos e dos judeus para lutar contra o inimigo pelo qual é obcecado: o Islão.

“Fica por ver se é verdade ou puro delírio – conclui Introvigne – a afirmação de que os neo-templários de Breivik não se reduzem apenas a ele, mas que abarcam outras pessoas que, segundo o texto, estariam sendo treinadas na África e em outros lugares pelos criminosos de guerra sérvios, a quem o terrorista considera heróis. Se fosse verdade, a ameaça contra a Itália e o Papa deveria ser levada a sério.”
INFORMAÇÕES MUITO BREVES  [De vez em quando]
2011.07.26

Evangelho do dia e comentário







T. Comum– XVII Semana


Evangelho: Mt 13, 44-46

44 «O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que, quando um homem o acha, esconde-o e, cheio de alegria pelo achado, vai e vende tudo o que tem e compra aquele campo. 45 O Reino dos Céus é também semelhante a um negociante que busca pérolas preciosas 46 e, tendo encontrado uma de grande preço, vai, vende tudo o que tem e a compra.

Meditação:

Este tesouro, Senhor, tinha-lo Tu enterrado no meu coração, e eu, pobre de mim, perdido e sem rumo, procurava tesouros no mundo, que rapidamente se esgotavam por entre os dedos da minha vida.
Mas Tu, Senhor, pacientemente foste esperando que eu, depois de tanto procurar no mundo, me voltasse para dentro de mim, obra das tuas mãos de amor.
E aí, Senhor, lá bem no fundo do meu coração, estava o tesouro que Tu és.
Não sei, Senhor, se já vendi tudo o que me agarra ao supérfluo, mas a alegria de Te ter já reina em mim, porque Tu és o tudo no meu nada.
Obrigado, Senhor, pelo tesouro imperecível que Tu és, um tesouro sempre novo, um tesouro sempre presente, um tesouro que é a vida, cheia de Ti, que Tu nos dás todos os dias.
Ámen.

(postado por joaquim mexia alves em “apenas oração” 2010.07.28)