13/11/2012

Leitura espirtiual para 13 Nov 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Música - 1964

agrad ALS

Evangelho do dia e comentário








   T. Comum – XXXII Semana






Evangelho: Lc 17, 7-10

5 Os apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta-nos a fé!». 6 O Senhor disse-lhes: «Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te para o mar, e ela vos obedecerá. 7 «Quem de vós, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem depressa, põe-te à mesa? 8 Não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois comerás tu e beberás? 9 Porventura, fica o senhor obrigado àquele servo, por ter feito o que lhe tinha mandado? 10 Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer».

Comentário:

Na verdade podemos considerar que, pelo menos desta vez, Cristo não Se refere a Si próprio como o senhor daquele servo.
De facto Jesus está sempre numa atitude de serviço aos homens, com a mesa posta esperando com desejos prementes de Se servir a si mesmo como alimento.

Nós, servos, só temos de cumprir a nossa parte: fazer o que Ele nos mandar e, uma vez mais ao contrário daquele amo do Evangelho, e embora sem mérito algum da nossa parte, dar-nos-á um prémio sempre desproporcionado.

(ama, comentário sobre Lc 17, 7-10, 2011.11.08)

ANO DA FÉ COM S. JOSEMARIA 5


As ajudas da Graça de Deus...

“Tive oportunidade de observar, em algumas ocasiões, como reluziam os olhos de um desportista, perante os obstáculos que tinha de saltar. Que vitória! Observai como domina as dificuldades! Assim nos contempla Deus, que ama a nossa luta: seremos sempre vencedores, porque nunca nos nega a omnipotência da sua graça. E não importa então que haja luta, porque Ele não nos abandona (Amigos de Deus, 182).
«Começou a edificar e não pôde terminar!» (Lc 14, 28). Triste comentário, que, se quiseres, não se fará de ti, porque tens todos os meios para coroar o edifício da tua santificação: a graça de Deus e a tua vontade (Caminho, 324).
Nos momentos dedicados expressamente a esse colóquio com o Senhor, o coração expande-se, a vontade fortalece-se, a inteligência - ajudada pela graça - enche a realidade humana com a realidade sobrenatural. E, como fruto, sairão sempre propósitos claros, práticos, de melhorares a tua conduta, de tratares delicadamente, com caridade, todos os homens, de te empenhares a fundo - com o empenho dos bons desportistas - nesta luta de amor e de paz (Cristo que Passa, 8).
Homilia, Sé de Viseu, 26 de Junho de 2012

Nunca perder o ponto de mira sobrenatural

                                                             
Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

Um remédio contra essas tuas inquietações: ter paciência, rectidão de intenção e olhar as coisas com perspectiva sobrenatural. (Sulco, 853)


Procuremos, portanto, nunca perder o ponto de mira sobrenatural, vendo Deus por detrás de cada acontecimento, seja ele agradável ou desagradável, quer nos cause satisfação... ou desconsolo pela morte de um ser querido. Antes de mais, a conversa com o nosso Pai Deus, procurando o Senhor no centro da nossa alma. Não é coisa que possa considerar-se como uma miudeza, de pouca monta: é uma manifestação clara de vida interior constante, de um autêntico diálogo de amor. Será uma prática que não nos produzirá nenhuma deformação psicológica, porque – para um cristão – deve ser tão natural como o bater do coração. (Amigos de Deus, 247)

Mártires de Espanha 77


Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 52



Questão 114: Do ataque dos demónios.

Art. 3 — Se todos os pecados procedem da tentação do diabo.


(Iª IIae, q. 80, a. 4, De Maio, q. 3, a. 5).

O terceiro discute-se assim. — Parece que todos os pecados procedem da tentação do diabo.



Poemas da minha vida: Os meus bens

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a



Isto são também
as minhas pobres palavras,
vãs e ocas
tentativas
de serem o que eu não quero
ser,
ou vir a ser:
sério, reconfortante, auxiliar.

São também
os meus pobres desejos,
dúbios recados
que nunca chegam lá
onde procuro ser.

São também
o meu medo,
a minha inacção,
o meu torpor,
a pobreza declarada
de quem quer
mas não sabe
fazer mais nada.

Lisboa   61

Leilão da alma


Demónio 4

Demónio, Exorcismo e Oração de Libertação: Questão 4

Qual é o maior mal que os demónios podem causar?

Os demónios «esforçam-se por associar o homem à sua rebelião contra Deus» [i] por induzir o homem ao pecado mortal o qual «tem como consequência a perda da caridade e a privação da graça santificante, ou seja, do estado de graça. E se não for resgatado pelo arrependimento e pelo perdão de Deus, originará a exclusão do Reino de Cristo e a morte eterna no Inferno» [ii].

(Estas breves questões foram preparadas pelo P. Duarte Sousa Lara (www.santidade.net), exorcista e doutor em teologia. NUNC COEPI agradece ao P. Nuno Serras Pereira)



[i] Ritual Romano. Rito dos exorcismos, Proémio.
[ii] Catecismo da Igreja Católica, n. 1861.