04/11/2017

Reflectindo

Confissões – 3 [i]

Inquietação

Estou numa fase de grande confronto interior.

Sinto-me pressionado a fazer coisas que não me apetece fazer.

Mas que, sei, devia fazer.

Não me lembrei do muito que tenho recebido ao longo de todos estes anos!

Peço-te, Senhor, que me perdoes a minha fraqueza, susceptibilidade é ingratidão.

Ajuda-me a reparar.

(AMA, reflexões, 2017)




[i] [i] Completados setenta e sete anos de vida - duas semanas - resolvo-me a um exame tentando empenhadamente encontrar o que urge corrigir, alterar, emendar.
Sem fantasias, mas com humildade e sentido prático, não o que deveria e gostaria de fazer, mas, antes o que posso.
Sobretudo tendo a noção que por mim mesmo nada conseguirei, mas com a Tua ajuda sim. Então poderei amar-te mais é melhor.

Temas para meditar

A força do Silêncio, 240

Há uma verdadeira advertência para a nossa civilização.

Se as nossas inteligências já não sabem fechar os olhos, e já não sabemos calar-nos, então seremos privados do mistério, da sua luz que está para lá das trevas, da sua beleza que supera toda a beleza, ficamos reduzidos à banalidade das coisas terrestres.



CARDEAL ROBERT SARAH

Evangelho e comentário

Tempo Comum


Evangelho: Lc 14, 1. 7-11

1 Tendo entrado, a um sábado, em casa de um dos principais fariseus para comer uma refeição, todos o observavam.
7 Observando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, disse-lhes esta parábola: 8 «Quando fores convidado para um banquete, não ocupes o primeiro lugar; não suceda que tenha sido convidado alguém mais digno do que tu, 9 venha o que vos convidou, a ti e ao outro, e te diga: ‘Cede o teu lugar a este.’ Ficarias envergonhado e passarias a ocupar o último lugar. 10 Mas, quando fores convidado, senta-te no último lugar; e assim, quando vier o que te convidou, há-de dizer-te: ‘Amigo, vem mais para cima.’ Então, isto será uma honra para ti, aos olhos de todos os que estiverem contigo à mesa. 11 Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.»


Comentário:

O desejo de protagonismo ou evidência é, muitas vezes, causa de vergonha pessoal.

Não se trata de apoucamento ou passar despercebido, mas ser-se aquilo que se é independentemente da categoria social ou grau de cultura.

Nós, homens, somos todos iguais aos olhos de Deus ou, melhor, o que nos diferencia é o nosso amor e a nossa vontade de Lhe agradar.

Porque é que eu – homem de enorme cultura – tenho “mais direito” a um lugar de destaque que outro de escassos conhecimentos?

Talvez que, o que falta ao outro e nos sobeja a nós, não deva ser medido nem levado em conta, mas sim o uso que fazemos do que julgamos ter e, nunca, em caso algum estabelecer comparação porque pode muito bem suceder que esse outro tenha virtudes que nós não possuímos e nos fazem muita falta.


(AMA, comentário sobre Lc 14, 1. 7-11, 18.07.2017)

Hoy el reto del amor es optar.

OPCIÓN LIBRE


El otro día estábamos paseando por el jardín cuando, de pronto, vimos que una hermosa flor había salido de la tapia del monasterio, en una de las fachadas.


Nos quedamos alucinadas y le hicimos algunas fotos… Era de la misma clase que las de una jardinera cercana.


Ahora, dándole vueltas, creo que de una forma parecida se da el encuentro con Cristo.


El Espíritu Santo, que es el viento, siempre está soplando, trayendo las semillas de aquí para allá buscando una pequeña rendijita para poder meterla hasta el fondo.


Y, sí, muchas veces hay personas duras como piedras, parece que ni se les mueve la ropa, pero por dentro están rotas, casi han dejado de sentir. Otras veces es más bien su entorno el que es de piedra.


Sin embargo, el Espíritu busca la más mínima apertura del corazón para introducir su mejor semilla: el Amor.


Entonces empieza a llover. Sí, a llover. Porque, cuando abrimos nuestro corazón al Amor, siempre nos lleva a pensar: “¡Dios mío, la que me va a caer!” Pero sólo es una “lluvia de gracias”, como la llamamos aquí.


Y, tras esta lluvia, surge el sol radiante, un Sol (Cristo) que ilumina todo y que da calor, un sol que enciende el Amor; y de la semilla comienza a brotar una vida nueva. Ese antiguo corazón, agrietado por la dureza, se va volviendo blandito, como tierra mullida de donde brota la flor. Lo nuevo ha comenzado, y ahora ¿quién quiere lo anterior? ¡Ni por asomo!


Pero, claro, esa flor que ya ha brotado ahora necesita más tierra, ahora sus raíces se quedan pequeñitas para continuar dando más fruto… Ha llegado la hora de trasplantar la preciosa flor a un jardín de tierra buena, de tierra preparada, para que, junto con otras flores, siga dando vida.


Llega un momento en el que, si seguimos con lo anterior, con esas durezas o esos ambientes tan hostiles… nos costará mucho seguir con nuestra nueva vida y sólo quedará como la anécdota de la flor que un día salió en la roca.


Por eso damos un paso más, que esto es vivir de Cristo: sólo se trata de una opción por vivir del Amor, por vivir de Cristo.


Hoy el reto del amor es optar. Señor, yo hoy opto por Ti, quiero vivir de Tu Amor, y quiero que los demás en mí se sientan amados por Ti, opto por que realices en mí ese trasplante que me lleve a conocer a otros que quieren vivir como yo y donde yo reciba vida para luego poder darla. Gracias Señor porque primero optaste Tú por mí.



VIVE DE CRISTO

Pequena agenda do cristão

SÁBADO



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Honrar a Santíssima Virgem.

A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da Sua serva, de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas, santo é o Seu nome. O Seu Amor se estende de geração em geração sobre os que O temem. Manifestou o poder do Seu braço, derrubou os poderosos do seu trono e exaltou os humildes, aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel Seu servo, lembrado da Sua misericórdia, como tinha prometido a Abraão e à sua descendência para sempre.

Lembrar-me:

Santíssima Virgem Mãe de Deus e minha Mãe.

Minha querida Mãe: Hoje queria oferecer-te um presente que te fosse agradável e que, de algum modo, significasse o amor e o carinho que sinto pela tua excelsa pessoa.
Não encontro, pobre de mim, nada mais que isto: O desejo profundo e sincero de me entregar nas tuas mãos de Mãe para que me leves a Teu Divino Filho Jesus. Sim, protegido pelo teu manto protector, guiado pela tua mão providencial, não me desviarei no caminho da salvação.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?