08/10/2011

Princípios filosóficos do cristianismo

Introdução

Filósofo
Rembrandt
O cristianismo não é uma filosofia. Não se apresenta como uma filosofia mais no mercado do pensamento. O cristianismo é, antes de mais, a intervenção histórica de Deus Pai no seu Filho Cristo, por meio do Espírito Santo, para salvar ao homem da escravidão do pecado e da morte e elevá-lo à condição de filho de Deus. Mais que uma doutrina, é um facto salvador que se perpetua em o seio da Igreja.
Todavia, por múltiplas razões,  implica uma filosofia, e não só a implica, como que a depura e lhe abre horizontes insuspeitados, de tal modo que isso que se chama filosofia cristã, ou melhor, filosofia de inspiração cristã, deve mais ao calor e à luz da fé que a qualquer outra fonte de inspiração.
Quando o cristianismo apareceu no teatro da vida humana, encontrou-se com uma filosofia helénica, já decaída, a qual purificou e elevou salvando-a de uma decadência inevitável. Outro tanto fez a mente de São Tomás quando, a partir da fé, descobriu as virtualidades que a filosofia de Aristóteles encerrava e as sobe aproveitar purificando-as e elevando-as a um horizonte novo.

(jose ramón ayllón, trad. ama)

Que comprida a Missa!"

Duc in altum
"A Missa é comprida, dizes, e eu acrescento:
porque o teu amor é curto" (S. Josemaria Escrivá, Caminho, 529).

Quantas vezes haverá que repeti-o e pregá-lo! 
É que há sempre tanta pressa para tudo e depois desperdiçamos o tempo conversando! 
Haverá que pacificar o coração e centrá-lo em Deus. 
Teremos mais tempo, mais nos renderá o tempo de que dispomos, se o serenamos e multiplicamos adorando o Senhor na Eucaristia.

Sim, é só um recordatório. Não te alarmes.

Mas canso-me de gente com tão pouquito amor que a Missa sempre lhes parece comprida e jamais entram no seu espírito e adoração.

Precisões e voltas sobre o mesmo:

1)   Especifiquei de sobra em que sentido se interpretava esta máxima: Missas de 15-18 minutos, a toda a pressa; fora disso, a Missa a alguns parece-lhes muito comprida, com a desculpa das suas ocupações, ainda que logo se fiquem conversando um bom bocado à porta ou vão para um bar. Onde estava a pressa pelas suas obrigações?

2)   Caso diferente é a homilia, que depende muito da habilidade oratória do pregador, da sua profundidade e da sua oração pessoal. Aí uma má homilia, cansativa, superficial ou pouco preparada, torna-se compridíssima e aborrecidíssima.

3)   Mas aqui refiro-me à Missa enquanto tal que, aos que lhes falta amor, sempre lhes parece comprida se ultrapassa os 15 minutos.

4)   O que todos devemos chegar a entender é que a Missa é o centro da jornada, o mais importante e querido de cada dia, e vivê-la e celebrá-la o melhor que se possa. Dela deriva a santificação do trabalho quotidiano, o discernimento, o apostolado, a evangelização... ¡de à Missa diariamente!

javier sánchez martínez, trad ama

Textos de São Josemaria Escrivá

“No Evangelho, como um personagem mais”

Oxalá fossem tais as tuas atitudes e as tuas palavras, que todos pudessem dizer quando te vissem ou ouvissem falar: "Este lê a vida de Jesus Cristo". (Caminho, 2).

Ao abrires o Santo Evangelho pensa que não só tens de saber o que ali se narra – obras e ditos de Cristo – mas também tens de vivê-lo. Tudo, cada ponto relatado, se recolheu, pormenor a pormenor, para que o encarnes nas circunstâncias concretas da tua existência. Nosso Senhor chamou os católicos para o seguirem de perto e, nesse Texto Santo, encontras a Vida de Jesus; mas, além disso, deves encontrar a tua própria vida. Aprenderás a perguntar tu também, como o Apóstolo, cheio de amor: "Senhor, que queres que eu faça?"... – A Vontade de Deus! – ouvirás na tua alma de modo terminante. Então, pega no Evangelho diariamente, e lê-o e vive-o como norma concreta. Assim procederam os santos. (Forja, 754)

Para vos aproximardes do Senhor através das páginas do Santo Evangelho, recomendo sempre que vos esforceis por participar em cada cena como um personagem mais. Assim – conheço tantas almas normais e correntes que o fazem! – recolher-vos-eis como Maria, suspensa das palavras de Jesus, ou, como Marta, atrever-vos-eis a manifestar-lhe sinceramente as vossas inquietações, mesmo as mais pequenas. (Amigos de Deus, 222) 

Evangelho do dia e comentário









T. Comum– XXVII Semana

Evangelho: Lc 11, 27-28

27 Aconteceu que, enquanto Ele dizia estas palavras, uma mulher, levantando a voz do meio da multidão, disse-Lhe: «Bem-aventurado o ventre que Te trouxe e os peitos a que foste amamentado». 28 Porém, Ele disse: «Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática».

Comentário:

Vê-se bem! Não basta ouvir a Palavra é necessário pô-la em prática.

E como se faz tal coisa?

Com obras, não há outro caminho.

Na verdade ao ouvirmos – ou lermos – a Palavra de Deus como se expressa no Evangelho deparamos com inúmeros exemplos do que devemos fazer em qualquer ocasião ou circunstâncias da nossa vida.

Jesus Cristo não falou para “pessoas especiais”, especialmente dotadas ou com uma vocação específica, falou para todos os homens porque todos, absolutamente, têm uma vocação: a vocação dos Filhos de Deus.

E o que fazem os filhos?
O que o seu pai lhes ensina e recomenda.

(ama, comentário sobre Lc 11, 27-28, 2011.09.02)