07/04/2021

NUNC COEPI: Publicações em: 7/04/2021

PLANO DE VIDA (Coisas muito simples, curtas, objectivas)

Propósito: Simplicidade e modéstia.

Senhor, ajuda-me a ser simples, a despir-me da minha “importância”, a ser contido no meu comportamento e nos meus desejos, deixando-me de quimeras e sonhos de grandeza e proeminência.

Lembrar-me: Do meu Anjo da Guarda.

Senhor, ajuda-me a lembrar-me do meu Anjo da Guarda, que eu não despreze companhia tão excelente. Ele está sempre a meu lado, vela por mim, alegra-se com as minhas alegrias e entristece-se com as minhas faltas.

Anjo da minha Guarda, perdoa-me a falta de correspondência ao teu interesse e protecção, a tua disponibilidade permanente. Perdoa-me ser tão mesquinho na retribuição de tantos favores recebidos.

Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?

Evangelho

Lc XX, 1-26

A autoridade de Jesus

XX 1 Num daqueles dias, estando Ele no templo a ensinar o povo e a anunciar a Boa-Nova, apresentaram-se os sumos sacerdotes, os doutores da Lei e os anciãos 2 e dirigiram-lhe a palavra, dizendo: «Diz-nos com que autoridade fazes estas coisas, ou quem te deu tal autoridade.» 3 Respondeu-lhes: «Também Eu vou fazer-vos uma pergunta. Dizei-me: 4 o baptismo de João era do Céu, ou dos homens?» 5 Eles começaram a discorrer entre si, dizendo: «Se respondermos que era do Céu, Ele dirá: ‘Porque não acreditastes nele?’ 6 Se respondermos que era dos homens, todo o povo nos apedrejará, porque consideram João como profeta.» 7 Responderam, então, que não sabiam de onde era. 8 Jesus disse-lhes: «Também Eu não vos digo com que autoridade faço isto.»

O vinhateiros homicidas

9 Começou, depois, a expor ao povo a seguinte parábola: «Um homem plantou uma vinha, arrendou-a a uns vinhateiros e ausentou-se por muito tempo. 10 No devido tempo, mandou um servo aos vinhateiros, para estes lhe entregarem parte dos frutos da vinha. Mas os vinhateiros despediram-no de mãos vazias, depois de o terem açoitado. 11 Enviou outro servo, mas também o açoitaram, ultrajaram e despediram-no sem nada. 12 Enviou ainda um terceiro; e eles, depois de o ferirem, lançaram-no fora. 13 O dono da vinha disse, então: ‘Que hei-de fazer? Vou mandar-lhes o meu filho bem amado; talvez o respeitem.’ 14 Mas, quando o viram, os vinhateiros disseram uns aos outros: ‘Este é que é o herdeiro; matemo-lo, para que a herança seja nossa.’ 15 E, lançando-o fora da vinha, mataram-no. A esses, que lhes fará o dono da vinha? 16 Virá, exterminará os vinhateiros e entregará a vinha a outros.» Ouvindo isto, eles disseram: «Que Deus não o permita!»

A pedra angular

17 Fitando-os, Jesus disse-lhes: «Que significa, então, o que está escrito: A pedra que os construtores rejeitaram veio a tornar-se pedra angular? 18 Todo aquele que cair sobre esta pedra ficará despedaçado, e aquele sobre quem ela cair ficará esmagado.» 19 Naquela altura, os doutores da Lei e os sumos sacerdotes procuravam deitar-lhe a mão, pois tinham compreendido que esta parábola lhes era dirigida; mas tiveram receio do povo.

O tributo a César

20 Então, puseram-se à espreita e mandaram-lhe espiões, que se fingiam justos com o fim de o surpreender em alguma palavra, para o entregarem ao poder e à jurisdição do governador. 21 Fizeram-lhe a seguinte pergunta: «Mestre, sabemos que falas e ensinas com rectidão e não fazes acepção de pessoas, mas ensinas o caminho de Deus segundo a verdade. 22 Devemos pagar tributo a César, ou não?» 23 Conhecendo a sua astúcia, Ele respondeu-lhes: 24 «Mostrai-me um denário. De quem é a efígie e a inscrição?» Eles disseram: «De César.» 25 Disse-lhes, então: «Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.» 26 Não conseguiram apanhar-lhe uma palavra em falso diante do povo; ao contrário, admirados com a sua resposta, ficaram calados.

Considerações

Feridos na sua empáfia e orgulho com a parábola dos vinhateiros homicidas, que, como diz o Evangelista compreenderam perfeitamente que se lhes aplicava na íntegra, o chefes do povo não desistem de provocar controvérsia e, por isso vamos deternos na consideração dos versículos 20 a 26 que versam sobre a questão do tributo a César.

Como sempre fazem, a pergunta não é  “inocente”.

O tributo que os israelitas tinha de pagar ao invasor romano era uma questão muito séria e discutida. Óbviamente que nenhum povo gosta de ser dominado por outro e, ainda mais, quando esse domínio implica um pagamento extra que o invasor se acha com direito a cobrar.

Talvez que a resposta esperada fosse que Jesus não estava de acordo com o pagamento do tributo, refelando-Se assim solidário com o povo.

Se assim fosse haveria pois um motivo sério para acusação ante o Pretor romano: Este diz que não se deve pagar o tributo!

A questão ficava resolvida já que o Pretor não poderia ignorar um inimigo de Roma.

Mas, a expectativa sai gorada porque Jesus não fugindo à pergunta responde devolvendo a astúcia e armadilha aos inquiridores.

A maravilha da resposta – que ficará para sempre como um exemplo de justiça lapidar – deixou-os admirados com a sua resposta, ficaram calados.

 

SÃO JOSÉ

Ano de São José

A figura de São José no Evangelho

Como dizíamos, José era artesão da Galileia, um homem como tantos outros. E que pode esperar da vida um habitante de uma aldeia perdida, como era Nazaré? Apenas trabalho, todos os dias, sempre com o mesmo esforço. E, no fim da jornada, uma casa pobre e pequena, para recuperar as forças e recomeçar o trabalho no dia seguinte. Mas o nome de José significa em hebreu Deus acrescentará. Deus dá à vida santa dos que cumprem a sua vontade dimensões insuspeitadas, o que a torna importante, o que dá valor a todas as coisas, o que a torna divina. À vida humilde e santa de São José, Deus acrescentou - se me é permitido falar assim - a vida da Virgem Maria e a de Jesus Nosso Senhor. Deus nunca se deixa vencer em generosidade. José podia fazer suas as palavras que pronunciou Santa Maria, sua Esposa: «Quia fecit mihi magna qui potens est», fez em mim grandes coisas Aquele que é todo poderoso «quia respexit humilitatem», porque pôs o seu olhar na minha pequenez. (São Josemaria, Cristo que passa, 40)