06/05/2015

NUNC COEPI 2015.05.06







O que pode ver hoje em NUNC COEPI




O Senhor procura o meu pobre coração - São Josemaria – Textos

Meditações de Maio 6 - AMA - Meditações de Maio – 2015

Evangelho, comentário, L. espiritual (A beleza de ser cristão) - A beleza de ser cristão (Ernesto Juliá), AMA - Comentários ao Evangelho Jo 15 1-8, Ernesto Juliá Diaz

Diálogos com meu EU (12) - JMA (diálogos com o meu eu)

Temas para meditar - 439 - A Virgem Maria (Thomas de Saint Laurent), Santíssima Virgem,Thomas de Saint Laurent


Pequena agenda do cristão - Agenda Quarta-Feira

O Senhor procura o meu pobre coração

Quantos anos a comungar diariamente! – Outro seria santo – disseste-me – e eu, sempre na mesma! – Filho – respondi-te – continua com a Comunhão diária, e pensa: que seria de mim, se não tivesse comungado? (Caminho, 534)

Recordai – saboreando, na intimidade da alma, a infinita bondade divina – que, pelas palavras da Consagração, Cristo vai tornar-se realmente presente na Hóstia, com o seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Adorai-O com reverência e devoção; renovai na sua presença o oferecimento sincero do vosso amor; dizei-lhe sem medo que Lhe quereis; agradecei-lhe esta prova diária de misericórdia tão cheia de ternura, e fomentai o desejo de vos aproximardes da comunhão com confiança. Eu surpreendo-me perante este mistério de Amor: o Senhor procura como trono o meu pobre coração, para não me abandonar, se eu não me afastar d'Ele.


Reconfortados pela presença de Cristo, alimentados pelo seu Corpo, seremos fiéis durante esta vida terrena, e mais tarde no Céu, junto de Jesus e de Sua Mãe, chamar-nos-emos vencedores. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Demos graças a Deus que nos trouxe a vitória, pela virtude de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Cristo que passa, 161)

Pequena agenda do cristão


Quarta-Feira

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)


Propósito:

Simplicidade e modéstia.


Senhor, ajuda-me a ser simples, a despir-me da minha “importância”, a ser contido no meu comportamento e nos meus desejos, deixando-me de quimeras e sonhos de grandeza e proeminência.


Lembrar-me:
Do meu Anjo da Guarda.


Senhor, ajuda-me a lembrar-me do meu Anjo da Guarda, que eu não despreze companhia tão excelente. Ele está sempre a meu lado, vela por mim, alegra-se com as minhas alegrias e entristece-se com as minhas faltas.

Anjo da minha Guarda, perdoa-me a falta de correspondência ao teu interesse e protecção, a tua disponibilidade permanente. Perdoa-me ser tão mesquinho na retribuição de tantos favores recebidos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?



Evangelho, comentário, L. espiritual (A beleza de ser cristão)


Semana V da Páscoa

Evangelho: Jo 15 1-8

1 «Eu sou a videira verdadeira, e Meu Pai é o agricultor. 2 Todo o ramo que não dá fruto em Mim, Ele o cortará; e todo o que der fruto, podá-lo-á, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos em virtude da palavra que vos anunciei. 4 Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode por si mesmo dar fruto se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. 5 Eu sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanecer em Mim, será lançado fora como o ramo, e secará; depois recolhê-lo-ão, lançá-lo-ão no fogo e arderá. 7 Se permanecerdes em Mim, e as Minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e ser-vos-á concedido. 8 Nisto é glorificado Meu Pai: Em que vós deis muito fruto e sejais Meus discípulos.

Comentário:

Com insistente cuidado, o Senhor vai avisando sem tergiversações a absoluta necessidade de estarmos unidos a Ele.
Formando um só e bem estruturado conjunto como uma vide com os seus ramos.
Não é demais nem despicienda a nossa necessidade de sermos avisados já que todos – mais ou menos – sofremos dessa estranha forma de desejar caminhar por nós mesmos com uma auto-suficiência facciosa que, se não corrigida a tempo, acabará por nos perder.

(ama, comentário sobre Jo 15, 1-8, 2014.07.23)


Leitura espiritual

a beleza de ser cristão

PRIMEIRA PARTE



XI. OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

…/22

        Ao falar do Baptismo assinalamos, que entre os efeitos da Graça recebida «o viver e actuar sob a moção do Espírito Santo mediante os dons do Espírito Santo”.[i]
        O Senhor tinha prometido aos Apóstolos a vinda do Espírito Santo e tinha-lhes indicado: «o Espírito de verdade guiar-vos-á até à verdade completa”;[ii] e, pouco antes, tinha anunciado a missão do Espírito com estas palavras: «Convencerá o mundo no referente ao pecado, no referente à justiça e no referente ao juízo; no referente ao pecado, porque não creem em mim; no referente à justiça, porque vou para o Pai, e já não me vereis; no referente ao juízo, porque o príncipe deste mundo está condenado”.[iii]
        Com estas afirmações podemos dar-nos conta do verdadeiro significado da acção da Graça na pessoa do crente e o que comporta na pessoa do homem de fé a «participação na natureza divina”: Deus, Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo vive no crente e com o crente.
E também nos daremos conta de que o crente, por sua vez, não é apenas um membro passivo nesta relação com Deus.
O homem de fé vive em Deus e com Deus, como verdadeiro «filho de Deus em Cristo Jesus”.
Para explicar esta acção de Deus no e com o cristão e do cristão em e com Deus, afirma-se: «A vida moral dos cristãos está sustentada pelos Dons do Espírito Santo.
Estes são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do Espírito Santo”)[iv].
Vimos que a vida cristã, o novo viver do baptizado, se enforma a través da Fé, da Esperança e da Caridade, que permitem ao homem desenvolver no seu actuar a riqueza sobrenatural da vida de Deus enxertada em nós, ao «participar da natureza divina”.
        Com a Fé, a Esperança e a Caridade, o homem realiza acções superiores às forças humanas da sua própria natureza.
Necessita, portanto, do apoio constante da acção de Deus para se manter e não desfalecer no seu actuar.
Daí a presença do Espírito Santo na alma, com uma missão de algum modo semelhante à que teve na Encarnação de Jesus Cristo.
        O Espírito Santo tornou possível que Deus Filho nascesse de mulher, tornando-se carne no seio da Virgem Maria.
A acção do Espírito Santo na pessoa do baptizado torna possível que o enxerto da Graça vá configurando o cristão em «outro Cristo”, no «próprio Cristo”.
        É o passo que abre as portas à conversão do homem, de «criatura de Deus” em «filho de Deus em Cristo”, recebendo e acolhendo a redenção de Cristo; e situa-o no umbral da sua santificação, tão magistralmente descrita por São Paulo: «Com efeito, eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus; estou crucificado e vivo com Cristo, mas não eu, mas é Cristo que vive em mim; a vida que vivo no presente na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim”.[v]
Resumindo brevemente podemos dizer que a Graça santificante, ao infundir no espirito do homem a Fé, a Esperança e a Caridade, prepara todas as potências do cristão para receber aluz de Deus e começar a crescer pelos caminhos que essa luz lhe descobre.
Luz e caminhos que são os Dons do Espírito Santo.
A graça santificante também infunde na alma os dons do Espírito Santo.
Pela sua acção, o homem, na sua condição de «filho de Deus em Cristo”, move-se impulsionado pelo próprio Espírito Santo, para levara a cabo no seu interior a sugestão que São Paulo faz aos Efésios para que se despojem «do homem velho que se corrompe seguindo a sedução das concupiscências, a renovar o espírito da vossa mente e a revestir-vos do homem novo, criado segundo Deus, na justiça e santidade da verdade”.[vi]
O Espírito Santo, «Deus connosco”, está presente com os seus dons na alma que recebeu a Graça santificante; portanto, já desde o Baptismo actuam no interior do cristão.
É conveniente assinalar, e sublinhar de novo, que essa actuação divina não impede que o homem actue livremente e em modo estrictamente humano por meio da inteligência, da memória e da vontade, potências a que também os dons se referem.
Se podemos resumir numa imagem esta acção do Espírito Santo, diríamos que torna possível que o enxerto divino na alma do cristão dê frutos de Fé, de Esperança e de Caridade nas suas actuações exteriores.
Como a água de um rio que faz surgir nas margens, e segundo as terras que encontra no seu caminho, plantas, diferentes árvores, assim a Graça, ao enxertar-se do núcleo essencial do ser humano, torna possível que o homem fique «enxertado” em Cristo.
E, ao mesmo tempo, ilumina a inteligência com a Fé, a memória, com a Esperança, e a vontade, coma Caridade, e origina que as faculdades do homem sejam movidas pela acção da Sabedoria, da Ciência, de todos os Dons do Espírito Santo.
De facto, quando considerámos os sacramentos do Baptismo, da Confirmação, da Eucaristia, incluímo-los sob a denominação comum de «sacramentos de iniciação cristã”, já assinalámos que, desde esse momento, toda a «vida de Cristo” actua no cristão; e a vida d Cristo é a vida da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.
No momento de explicar o desenvolvimento da vida cristã no homem, costuma-se distinguir entre Virtudes e Dons, sublinhando a maior importância da acção humana – esforço, perseverança, vontade, numa palavra – nas Virtudes como hábitos no actuar; e a gratuidade dos Dons, infundidos directamente por Deus na alma e, sob cuja acção, o homem é levado a actuar.
Na realidade, e ao ser a Graça «participação da natureza divina”, ou seja, «uma nova vida” que torna possível ao homem ser «nova criatura em Cristo”, o ser humano cristão vive já desde o princípio com a ajuda dos Dons do Espírito Santo.
O Pai, o Filho e o Espírito Santo actuam na sua pessoa, e com a pessoa, do crente.
É teoria comum dos autores que essas virtudes infusas da Fé, da Esperança e da Caridade capacitam o ser humano para os actos ordinários da ascese e da luta cristã, que estudarmos na segunda parte, e que os Dons facilitam forças ao cristão para levara cabo actos extraordinários e heroicos.
Depois de tudo que já vimos, sem em absoluto negar a validade que possa ter essa arreigada visão, parece-me mais acertado não fazer esse tipo de distinções; também para facilitar a compreensão do engendrar-se no homem e o desenvolver-se da «única vida cristã”.
Por esse motivo, pode dizer-se que não está longe da realidade considerar que o trabalho da Graça santificante na conversão do homem e no desenvolvimento da «nova criatura” tem uma única origem, um mesmo princípio e nunca se dá actuações do cristão que se possa aplicar exclusivamente à acção das virtudes ou ao impulso dos Dons.
Na realidade, repetimo-lo, é a «vida divina no homem”, na totalidade da participação pessoal do baptizado, o que torna possível a existência da «nova criatura”.
Dons e Virtudes actuam com juntamente e na pessoa do crente. As Virtudes não são possíveis sem os Dons; e também são fruto da acção do Espírito Santo na natureza humana.
Dons e Virtudes enxertam-se na alma em graça, e no enxertar-se originam a acção, em união com o esforço e a liberdade do crente.
Esta concomitância não constitui obstáculo para que, em muitas ocasiões, seja possível e até lógico sublinhar a maior influência de um dom ou de uma virtude determinada, numa acção do cristão.
A vida cristã, logo, é «a vida da carne, vivida na fé do Filho de Deus”, e esta fé só é possível desenvolvê-la nos Dons do Espírito Santo.
Num acto de fé, por exemplo, além da virtude da fé pode apreciar-se a luz dos dons de sabedoria e de inteligência.
Num acto de martírio, a acção da virtude da esperança está impregnada, entre outros, pela seiva dos dons de fortaleza e piedade.
Deus ao criar Adão e doar-lhe o espírito, a vida do espírito, deu consistência ao actuar do homem, fazendo correr a vida por e em todas as suas faculdades.
Em certa analogia com essa primeira criação, ao doar-lhe a Graça, leva o homem a actuar enxertado em Cristo, na unicidade da sua pessoa, e a sua acção manifesta-se na sua inteligência com a Fé, na memória com a Esperança, na vontade com a Caridade, que dão sentido humano ao seu actuar como criatura.
A pessoa humana, enxertada na Graça, actua com capacidades, objectivos, dimensões e horizontes humanos e divinos.
Ou melhor, com um horizonte que, sendo humano, é divino; e é divino sem nunca deixar de ser humano.
Para desenvolver brevemente estas afirmações, consideramos agora sucintamente os Dons, a missão particular de cada um na constituição da «nova criatura em Cristo”, segundo a tradição espiritual da Igreja.
Esclarecemos, todavia, que a acção da Graça no espírito humano, os canais pelos quais se encaminha e a unidade que tende a configurar entre Deus e o homem, e o homem e Deus, jamais chegam a ser plenamente compreensíveis para o entendimento humano, que não tem capacidade para elaborar conceitos de todas essas realidades.
O mistério iniciado por Deus na criação, e continuado na santificação do homem, é tão insondável para o homem como o é o mistério do amor de Deus.

(cont)

ernesto juliá, La belleza de ser cristiano, trad. ama)





[i] Catecismo, n. 1266
[ii] Jo 16, 13
[iii] Jo 16, 8-12
[iv] Catecismo, n. 1830
[v] Gal 2, 19-20
[vi] Ef 4, 22-24

Diálogos com meu EU (12)

 Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida!
Alto lá, isso é Ele quem diz de Si próprio!

Pois é, mas acreditas no que Ele diz?
Claro que acredito!

Mas se Ele está em ti, também te repete as mesmas palavras.
Claro que repete!

Então porque teimas tantas vezes em querer fazer o teu caminho, declarar a tua verdade e viver a vida segundo a tua própria vontade?



Marinha Grande, 3 de Abril de 2013
Joaquim Mexia Alves

.

Meditações de Maio 6

Salve Rainha

Mãe de misericórdia
Vida e doçura
Esperança nossa
A vós bradamos
Degredados filhos de Eva


Tu a nova Eva a verdadeira Mãe de todos os homens olha por nós que não sabemos a quem melhor recorrer.



(ama, meditações de Maio, Salve Rainha, 2015)

Temas para meditar - 439

Santíssima Virgem



A tua alma vacila? 
Sentes grandes dificuldades em con­servar no teu coração, no meio das tentações tão violentas deste mundo, o tesouro da amizade divina?
Apesar das tuas boas resoluções, cais e voltas a cair com frequência?
Se assim é, não duvides, estás muito longe da fonte das graças; esqueces-te de pedir o socorro de Maria.
Se a tivesses invocado mais fielmente, não terias caído.

(thomas de saint laurent, A Virgem Maria, ISBN: 972-26-1287-5, nr. 13-14)