11/10/2022

Publicações Outubro 11



 

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

 

Santíssima Virgem - Santo Rosário - Mistérios do Evangelho

 

 

Fidelidade de Jesus

«Muito bem, servo bom e fiel! Foste fiel em coisas de pouca monta, dar-te-ei a superintendência de coisas grandes. Entra no gozo do teu Senhor» (Cfr. Mt XXV, 21-23).

A mim, parece-me muito justa esta declaração de Jesus, como se pode ser assegurar a quem for a nossa fidelidade se só nos preocupamos com o que tem relevo, notariedade?

As “coisas pequenas” que são a maior parte das com que nos deparamos diariamente, não podem ser descartadas como não importantes; o desprezo ou alheamento das “coisas pequenas” é meio-caminho andando para desprezar as grandes.

O nosso critério, do que é grande ou pequeno, não deverá ser o que devemos ter em conta, para o Senhor, nada, absolutamente, é pequeno, sem valor, desconsiderável, tudo tem um valor intrínseco que não nos compete avaliar.

Não se começa o treino para uma maratona correndo vinte ou mais quilómetros, começa-se por, dia a dia, perseverantemente, ir correndo pequenas distâncias que irão aumentando à medida que os nossos músculos se vão adaptando e fortalecendo.

Com esse empenho diário, consequente, chegaremos ao “estágio” que desejamos: Estar prontos, preparados, para o desafio, seja qual for.

A pessoa fiel tem muitos amigos que confiam nele sejam quais forem as circunstâncias e, por isso, recorrem a ele pedindo ajuda nos momentos mais difíceis e problemáticos.

A palavra, a acção, o jesto da pessoa fiel tem um valor intrínsseco que é reconhecido como veraz e não uma conveniência de momento.

A fidelidade tem sempre um “prémio”… a satisfação íntima de se ter feito o que se deveria fazer.

As “pequenas coisas” tornam-se, assim, coisas grandes que não podem nem devem ser ignoradas.

Por mais de uma vez Jesus afirmou que era fiel e que nunca abandonaria os seus irmãos os homens mesmo aqueles que lhe são infiéis faltando a compromissos que livremente assumiram.

Da Santíssima Virgem recebeu o constante exemplo de fidelidade.

A sua “declaração” “FIAT” foi plenamente assumida para sempre, abdicando da sua vontade própria para se entregar plenamente à Vontade Divina.

É o que nos diz também em Caná: «Fazei o que Ele vos disser».

Eu tenho a certeza absoluta que se for fiel aos compromisos assumidos no meu Babtismo me salvarei alcançando a Vida Eterna único objectivo que realmente me interessa.

Mas, sei muito bem como sou fraco e volúvel e como me deixo seduzir, mesmo que brevemente, por falsas miragens de felicidade e, por isso mesmo peço com insistência ajuda à minha Mãe do Céu.

Ao longo de toda a minha vida, desde muito pequeno, ela te-me dado sobejas provas da sua fidelidade de Mãe atenta e carinhosa quer em grandes coisas como as doenças graves, a guerra, os desastres de viação, quer nas coisas pequenas de todos os dias.

Sendo, como me esforço por ser, fiel a ti, Mãe, sei que serei fiel ao teu Divino Filho.