22/01/2013

Evangelho do dia e comentário



   

T. Comum – II Semana










Evangelho: Mc 2, 23-28

23 Sucedeu também que, caminhando Jesus em dia de sábado, por entre campos de trigo, os discípulos começaram a colher espigas, enquanto caminhavam. 24 Os fariseus diziam-Lhe: «Como é que fazem ao sábado o que não é permitido?». 25 Ele respondeu: «Nunca lestes o que fez David, quando se viu necessitado, e teve fome, ele e os que com ele estavam? 26 Como entrou na casa de Deus, sendo sumo-sacerdote Abiatar, e comeu os pães da proposição, dos quais não era permitido comer, senão aos sacerdotes, e deu também aos que o acompanhavam?». 27 E acrescentou: «O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. 28 Por isso o Filho do Homem é Senhor também do sábado».

Comentário:

Na verdade, a fome que os discípulos sentiam devia ser muita:

Umas espigas de trigo!

Como é grande a fome da humanidade pelo verdadeiro alimento que sacia e satisfaz, tão grande que o próprio Senhor se converte em alimento perene e gratuitamente disponível.

Não desperdicemos a oportunidade que Ele nos oferece!

Não deixemos de comer esse Pão divino que sacia a nossa fome de graça e preenche a nossa necessidade de alimento para a Vida!

(ama, comentário sobre Mc 2, 23-28, 2012.01.18)

Leitura espiritual para 22 de Jan


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.

Para ver, clicar SFF.

A nossa tendência para o egoísmo não morre

Não ponhas o teu "eu" na tua saúde, no teu nome, na tua carreira, na tua ocupação, em cada passo que dás... Que coisa tão maçadora! Parece que te esqueceste que "tu" não tens nada, é tudo d'Ele. Quando ao longo do dia te sentires, talvez sem razão, humilhado; quando pensares que o teu critério deveria prevalecer; quando notares que a cada instante borbota o teu "eu", o teu, o teu, o teu..., convence-te de que estás a matar o tempo e que estás a precisar que "matem" o teu egoísmo. (Forja, 1050)

Convém deixar o Senhor meter-se nas nossas vidas e entrar confiadamente sem encontrar obstáculos nem recantos obscuros. Nós, os homens, tendemos a defender-nos, a apegar-nos ao nosso egoísmo. Sempre tentamos ser reis, ainda que seja do reino da nossa miséria. Entendei através desta consideração por que motivo temos necessidade de recorrer a Jesus: para que Ele nos torne verdadeiramente livres e, dessa forma, possamos servir a Deus e a todos os homens. Só assim perceberemos a verdade daquelas palavras de S. Paulo: Agora, porém, livres do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santificação e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, ao passo que o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Estejamos precavidos, portanto, visto que a nossa tendência para o egoísmo não morre e a tentação pode insinuar-se de muitas maneiras. Deus exige que, ao obedecer, ponhamos em exercício a fé, porque a sua vontade não se manifesta com aparato ruidoso; às vezes o Senhor sugere o seu querer como que em voz baixa, lá no fundo da consciência; e é necessário escutar atentamente para distinguir essa voz e ser-Lhe fiel. (Cristo que passa, 17)

Carta do Prelado do Opus Dei por ocasião do Ano da Fé. 33


FORMAÇÃO DOUTRINAL

33. O nosso Padre enumerava cinco aspectos fundamentais da formação: humana, doutrinal-religiosa, espiritual, apostólica e profissional. O Ano da fé oferece-nos de maneira especial um convite para reflectir de novo sobre a nossa formação doutrinal. E isto, pela simples razão de que toda essa formação se dirige, desde diversas perspectivas, a aprofundarmos pessoalmente os conteúdos da fé e o sentido da própria fé; e desta forma, por meio desse intelléctus fídei renovado, possamos anunciar e propor de maneira adequada, a colegas e amigos, o mistério do Amor de Deus em Jesus Cristo.

Copyright © Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei
Nota: Publicação devidamente autorizada

Tratado dos actos humanos 10


Questão 7: Das circunstâncias dos actos humanos.


Em seguida devemos tratar das circunstâncias dos actos humanos.

E sobre esta Questão quatro artigos se discutem:

Art. 1 ― Se a circunstância é acidente do acto humano.
Art. 2 ― Se as circunstâncias dos actos humanos devem ser consideradas pelo teólogo.
Art. 3 ― Se as circunstâncias estão convenientemente enumeradas no terceiro livro das Éticas de Aristóteles.
Art. 4 ― Se são circunstâncias principais a causa por que se age e o em que se realiza a operação.