21/06/2012

Leitura espiritual para 21 Jun 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

O homem forte sofre, mas resiste

Textos de S. Josemaria


A fachada é de energia e fortaleza. Mas, quanta frouxidão e falta de vontade por dentro! Fomenta a determinação de não transformar as tuas virtudes em disfarce, mas em hábitos que definam o teu carácter. (Sulco, 777)

O caminho do cristão, o de qualquer homem, não é fácil. Certo é que em determinadas épocas parece que tudo se cumpre segundo as nossas previsões; mas isto habitualmente dura pouco. Viver é defrontar dificuldades, sentir no coração alegrias e pesares; e é nesta forja que o homem pode adquirir a fortaleza, a paciência, a magnanimidade e a serenidade.

É forte quem persevera no cumprimento do que entende dever fazer, segundo a sua consciência; quem não mede o valor de uma tarefa exclusivamente pelos benefícios que recebe, mas pelo serviço que presta aos outros. O homem forte às vezes sofre, mas resiste; talvez chore, mas traga as lágrimas. Quando a contradição aumenta, não se curva. (Amigos de Deus, 77)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Missão de Pais e Padrinhos 3

Clicar:

Tratado da criação da criatura corpórea 4

Questão 65: Da obra da criação da criatura corpórea.

1812

Thaikovsky - 1812 (Part 1) 

Mark Elder - Hallé Orchestra


Evangelho do dia e comentário










T. Comum – XI Semana


Evangelho: Mt 6, 7-15

7 Nas vossas orações não useis muitas palavras como os gentios, os quais julgam que serão ouvidos à força de palavras .8 Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós Lho peçais. 9 «Vós, pois, orai assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome. 10 «Venha o Teu reino. Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu. 11 O pão nosso supersubstancial nos dá hoje. 12 Perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores. 13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14 «Porque, se vós perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará. 15 Mas, se não perdoardes aos homens, também o vosso Pai não perdoará as vossas ofensas.

Meditação:

A oração é, de facto, um mistério.
Sem receio da afirmação feita, exponho:
Qualquer palavra, pensamento, acção, por breve, fugaz, desinibida que seja, feita com intenção de ser ouvida ou vista pelo Senhor é oração.
Deus tudo ouve e tudo vê e, mais, lê no nosso coração como num 'livro aberto'.
Gostará mais de umas orações que de outras?
Sim, é natural, mas a todas retribui na justa medida. A Santa de Ávila dizia que 'nem um simples recordar-se dele deixava sem prémio' e, isto, também é um mistério já que a estrita obrigação da criatura é relacionar-se com o seu Criador. Que extraordinário pode tal conter? A meu ver, nada mas, aos olhos de Deus a Infinita Misericórdia dá-lhes como que umas 'lentes de aumento' de forma que se sente grato pela nossa lembrança.

Havemos de repetir ao longo dos anos, sempre as mesmas coisas?

Sim, porque o amor nunca se repete é sempre novo mesmo que expresso da mesma forma.

(ama, comentário sobre Mt 6, 7-15, 2012.02.28)