05/07/2020

05 Publicações

Publicações de hoje: 

        Clicar: 👇

 

NUNC COEPI





Segui-lo-ás em tudo o que te pedir


Se de verdade desejas que o teu coração reaja de um modo seguro, aconselho-te que te metas numa Chaga de Nosso Senhor: assim terás intimidade com Ele, pegar-te-ás a Ele, sentirás palpitar o seu Coração... e segui-lo-ás em tudo o que te pedir. (Forja, 755)

Quem cultiva uma teologia incerta e uma moral relaxada, sem freios; quem pratica, a seu capricho, uma liturgia duvidosa, com uma disciplina de hippies e um governo irresponsável, não é de admirar que propague contra os que só falam de Jesus Cristo invejas, suspeitas, acusações falsas, ofensas, maus tratos, humilhações, intrigas e vexames de todo o género.
Quando admiramos e amamos deveras a Santíssima Humanidade de Jesus, descobrimos, uma a uma, as suas Chagas. E nesses tempos de expiação passiva, penosos, fortes, de lágrimas doces e amargas que procuramos esconder, sentiremos necessidade de nos meter dentro de cada uma daquelas Feridas Santíssimas: para nos purificarmos, para nos enchermos de alegria com esse Sangue redentor, para nos fortalecermos. Recorreremos a elas como as pombas que, no dizer da Escritura, se escondem nos buracos das rochas na hora da tempestade. Escondemo-nos nesse refúgio, para encontrar a intimidade de Cristo: e veremos que o seu modo de conversar é aprazível e o seu rosto formoso, porque os que sabem que a sua voz é suave e grata, são os que receberam a graça do Evangelho, que os faz dizer: Tu tens palavras de vida eterna.
Não pensemos que, nesta senda da contemplação, as paixões se calam definitivamente. Enganar-nos-íamos se supuséssemos que a ânsia de procurar Cristo, a realidade do seu encontro e do seu convívio e a doçura do seu amor nos tornavam pessoas impecáveis. Embora não lhes falte experiência disso, deixem-me, no entanto, recordá-lo. O inimigo de Deus e do homem, Satanás, não se dá por vencido, não descansa. E assedia-nos, mesmo quando a alma arde inflamada no amor de Deus. Sabe que nessa altura a queda é mais difícil, mas que – se conseguir que a criatura ofenda o seu Senhor, ainda que seja em pouco – poderá lançar naquela consciência a grave tentação do desespero. (Amigos de Deus, 301–303)

LEITURA ESPIRITUAL


ACTOS DOS APÓSTOLOS


I.            A IGREJA DE JERUSALÉM

5 Fraude de Ananias e Safira –
1 Um certo homem, chamado Ananias, com sua mulher, Safira, vendeu uma propriedade; 2 mas desviou parte do preço, de acordo com a mulher e, trazendo o restante, depositou-o aos pés dos Apóstolos. 3 Então Pedro perguntou-lhe: «Ananias, porque é que Satanás invadiu o teu coração, a ponto de te levar a mentir ao Espírito Santo e subtraíres uma parte do preço do terreno? 4 Não podias tu conservá-lo sem o vender? E, depois de o teres vendido, não podias dispor livremente do valor em teu poder? Como pudeste conceber semelhante plano no teu coração? Não foi aos homens que tu mentiste, mas a Deus.» 5 Ao ouvir tais palavras, Ananias caiu e expirou, e um grande terror se apoderou de todos os assistentes. 6 Os mais novos aproximaram-se para amortalhar o corpo e levaram-no a enterrar. 7 Cerca de três horas depois, entrou sua mulher, ignorando o que se passara. 8 Pedro perguntou-lhe: «Foi por tanto que vendestes o terreno?» Ela respondeu: «Sim, foi por esse preço.» 9 Pedro insistiu: «Porque combinaste pôr à prova o Espírito do Senhor? Aí estão à porta os pés daqueles que sepultaram o teu marido, e te hão-de levar a ti.» 10 No mesmo instante, caiu aos pés do Apóstolo e expirou. Os jovens, entrando, encontraram-na morta e, levando-a, sepultaram-na ao lado do marido. 11 Então, um grande temor se apoderou de toda a Igreja e de todos quantos ouviram contar estes acontecimentos.

Milagres dos Apóstolos –
12 Entretanto, pela intervenção dos Apóstolos, faziam-se muitos milagres e prodígios no meio do povo. Reuniam-se todos no Pórtico de Salomão 13 e, dos restantes, ninguém se atrevia a juntar-se a eles, mas o povo não cessava de os enaltecer. 14 Sempre em maior número, juntavam-se, em massa, homens e mulheres, acreditando no Senhor, 15 a tal ponto que traziam os doentes para as ruas e colocavam-nos em enxergas e catres, a fim de que, à passagem de Pedro, ao menos a sua sombra cobrisse alguns deles. 16 A multidão vinha também das cidades próximas de Jerusalém, transportando enfermos e atormentados por espíritos malignos, e todos eram curados.

Prisão e libertação dos Apóstolos –
17 Surgiu, então, o Sumo Sacerdote com todos os seus sequazes, isto é, o partido dos saduceus; encheram-se de inveja 18 e deitaram as mãos aos Apóstolos, metendo-os na prisão pública. 19 Mas, durante a noite, o Anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, depois de os ter conduzido para fora, disse-lhes: 20 «Ide para o templo e anunciai ao povo a Palavra da Vida.» 21 Obedientes a essas ordens, entraram no templo de manhã cedo e começaram a ensinar. Entretanto, chegou o Sumo Sacerdote com os seus sequazes; convocaram o Sinédrio e todo o Senado dos filhos de Israel e mandaram buscar os Apóstolos à cadeia. 22 Os guardas foram lá, mas não os encontraram na prisão e voltaram, declarando: 23 «Encontrámos a cadeia fechada com toda a segurança e os guardas de sentinela à porta, mas, depois de a abrirmos, não encontrámos ninguém no interior.» 24 Esta notícia pôs os sumos sacerdotes e o comandante do templo numa grande perplexidade acerca dos Apóstolos, e perguntavam a si próprios o que poderia significar tudo aquilo. 25 Veio, então, alguém comunicar-lhes: «Os homens que metestes na prisão estão agora no templo a ensinar o povo.» 26 O comandante do templo dirigiu-se imediatamente para lá com os guardas e trouxe os Apóstolos, mas não à força, pois receavam ser apedrejados pelo povo. 27 Trouxeram-nos, pois, e levaram-nos à presença do Sinédrio. O Sumo Sacerdote, interrogando-os, 28 disse: «Proibimos-vos formalmente de ensinardes nesse nome, mas vós enchestes Jerusalém com a vossa doutrina e quereis fazer recair sobre nós o sangue desse homem.» 29 Mas Pedro e os Apóstolos responderam: «Importa mais obedecer a Deus do que aos homens. 30 O Deus dos nossos pais ressuscitou Jesus, a quem matastes, suspendendo-o num madeiro. 31 Foi a Ele que Deus elevou, com a sua direita, como Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. 32 E nós somos testemunhas destas coisas, juntamente com o Espírito Santo, que Deus tem concedido àqueles que lhe obedecem.»

Intervenção de Gamaliel –
33 Enraivecidos com tal linguagem, pensaram a sério em matá-los. 34 Ergueu-se, então, um homem no Sinédrio, um fariseu chamado Gamaliel, doutor da Lei, respeitado por todo o povo. Mandou sair os acusados por alguns momentos 35 e, tomando a palavra, disse: «Homens de Israel, tende cuidado com o que ides fazer a esses homens! 36 Nos últimos tempos, apareceu Teudas, que se dizia alguém e ao qual seguiram cerca de quatrocentos homens. Ele foi liquidado e todos os seus partidários foram destroçados e reduzidos a nada. 37 Depois dele, apareceu também Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e arrastou o povo atrás dele. Morreu, igualmente, e todos os seus adeptos foram dispersos. 38 E, agora, digo-vos: não vos metais com esses homens, deixai-os. Se o seu empreendimento é dos homens, esta obra acabará por si própria; 39mas, se vem de Deus, não conseguireis destruí-los, sem correrdes o risco de entrardes em guerra contra Deus.» Concordaram, então, com as suas palavras. 40 Trouxeram novamente os Apóstolos e, depois de os mandarem açoitar, proibiram-lhes de falar no nome de Jesus e libertaram-nos. 41 Quanto a eles, saíram da sala do Sinédrio cheios de alegria, por terem sido considerados dignos de sofrer vexames por causa do Nome de Jesus. 42 E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Boa-Nova de Jesus, o Messias.

CÉLULAS MÃE

1. O Que são as células mãe?

São   células pluri-potenciais o multi-potenciais, quer dizer, que podem originar diversos tipos de tecidos (muscular, nervoso, ósseo, etc.). As células toti-potenciais podem gerar um ser vivo completo; estas, em troca, só uma porção. Por exemplo, na cicatrização de uma ferida há uma regeneração nova de alguns tecidos onde estas células intervêm.

2. Onde se encontram as células mãe?
Podemos reunir os lugares em três grupos:
No embrião.- Aqui há duas possibilidades:
- No embrião de 5 dias - com 150-200 células -. A maioria são multipotentes.
- Em alguns órgãos do embrião mais desenvolvido: fígado, cérebro, medula óssea...
No sangue do cordão umbilical.
Em alguns tecidos do homem adulto, por exemplo, no sangue periférico. Chamam-se células mãe adultas.
Também se conseguiu reprogramar células normais convertendo-as em células mãe.

3.Que utilidade podem ter as células mãe?
Pretende-se conseguir que essas células originem tecidos que substituam outros lesionados por diversas doenças (Parkinson, Alzheimer, esclerose, lesões espinais...). Com a vantagem de que se procedem do mesmo paciente, não se produziriam rejeições.

4. Conseguiu-se algo?
Usando células mãe adultas lograram-se já alguns êxitos em vários doentes. Em troca, as células mãe embrionárias têm dado problemas de tumores e cancro pois tendem a gerar tecidos variados; enquanto que as adultas, depois de induzi-las, limitam-se a reproduzir os tecidos previstos. Segundo isto, a linha de investigação correcta deveria seguir o uso de células mãe adultas. Por outro lado, as células mãe embrionárias apresentam graves problemas éticos (consciência).

5. Que problemas éticos?
Há vários casos:
A utilização de células mãe embrionárias é um grave erro, pois para obtê-las é preciso matar o embrião.
As células mãe adultas podem usar-se sem dificuldades éticas.
Tampouco há problemas éticos em obter células mãe do cordão umbilical depois do parto. Mas há a possibilidade de originar tumores como as células mãe embrionárias.
Mais rejeitável seria empregar a clonagem terapêutica.

6. O que é a clonagem terapêutica?
A chamada clonagem terapêutica consiste no seguinte: se toma-se um ovócito de qualquer mulher e mediante clonagem põe-se-lhe o núcleo pertencente a outro individuo com o objectivo de obter um embrião igual ao do individuo. Em seguida mata-se o embrião clónico obtendo dele células mãe para o outro.


Temas para reflectir e meditar

Solidão 7


Jesus retirava-se muitas vezes para locais ermos para estar sozinho, assim nos dizem os Evangelhos.


Porque o faz?


Obviamente para procurar momentos e ambiente para orar mais detidamente sem interferências ou interrupções.


O que, me parece, é saudável e aconselhável.


Por isso mesmo um assinalável número de cristãos procuram, pelo menos uma vez por ano, fazer um retiro espiritual para com maior sossego e em ambiente mais propício reflectirem sobre a sua vida e, claro, procurando fazer um exame que os leve a encontrar pontos de correcção ou simples mudança de alguns detalhes de comportamento.

Este comportamento revela-se sempre muito saudável, como se costuma dizer: “fica-se com a alma lavada”, pronto para recomeçar com novo ímpeto e coragem.


AMA, reflexões, Carvide, 14.08.2019

El ambientalismo


El ambientalismo, ideología que va más allá de la naturaleza: una mezcla de paganismo y socialismo

El reto del amor

Pequena agenda do cristão

DOMINGO

PEQUENA AGENDA DO CRISTÃO

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Viver a família.

Senhor, que a minha família seja um espelho da Tua Família em Nazareth, que cada um, absolutamente, contribua para a união de todos pondo de lado diferenças, azedumes, queixas que afastam e escurecem o ambiente. Que os lares de cada um sejam luminosos e alegres.

Lembrar-me:
Cultivar a Fé

São Tomé, prostrado a Teus pés, disse-te: Meu Senhor e meu Deus!
Não tenho pena nem inveja de não ter estado presente. Tu mesmo disseste: Bem-aventurados os que crêem sem terem visto.
E eu creio, Senhor.
Creio firmemente que Tu és o Cristo Redentor que me salvou para a vida eterna, o meu Deus e Senhor a quem quero amar com todas as minhas forças e, a quem ofereço a minha vida. Sou bem pouca coisa, não sei sequer para que me queres mas, se me crias-te é porque tens planos para mim. Quero cumpri-los com todo o meu coração.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?