14/02/2011

Breve História da Humanidade 13

Observando
Continuação

Exactamente no meio de tudo isso surge uma enorme excepção. Ela é totalmente diferente de qualquer outra coisa. É algo final como a trombeta do juízo, embora também seja uma boa-nova, ou então uma notícia que parece boa demais para ser verdadeira. É nada menos que a altissonante afirmação de que o misterioso criador do mundo visitou a terra pessoalmente. Declara-se que realmente e até há bem pouco tempo atrás, ou bem no meio dos tempos históricos, de facto entrou no mundo esse ser invisível das origens, sobre o qual os pensadores criam teorias e os mitólogos transmitem os seus mitos: o Homem que Criou o Mundo.

(G. K. Chesterton,  O Homem Eterno, Ed. Mundo Cristão, 1ª ed. colig. e adap. por ama)
Cont/

Vídeo: S. Josemaria Escrivá durante a guerra civil espanhola

VIDEO DA VIDA DE S. JOSEMARIA ESCRIVÁ DURANTE A GUERRA CIVIL ESPANHOLA.

Falada em Inglês e legendado em português

Duração: 05 minutos

Clique neste endereço: ctrl + clique


Diálogos apostólicos



Diálogos


Além do que te disse ontem, acrescento:


O plano de vida não tem que ser uma complicação, uma lista extensa de "obrigações".

Poucas coisas mas muito concretas.

Senão, porque estás metido num espartilho, acabas por não fazer nada


AMA, 2011.02.14

Streets of Philadelphia

Um hino à tolerância e compreensão:


Pensamentos inspirados

À procura de Deus





Não podemos chamar Pai a Deus


enquanto não amarmos todos os


seus filhos, como a nós mesmos.




jma, 2011 

Dia dos namorados - Ser feliz ou ter razão?


Observando

Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem.
Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado.


Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado,
enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: - Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco
mais... E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz.
Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!


Agradecimento: joão lopes

Evangelho e comentário do dia

 Tempo comum - VI Semana



Evangelho: Lc 10, 1-9

1 Depois disto, o Senhor escolheu outros setenta e dois, e mandou-os dois a dois à Sua frente por todas as cidades e lugares onde havia de ir. 2 Disse-lhes: «Grande é na verdade a messe, mas os operários poucos. Rogai, pois, ao dono da messe que mande operários para a Sua messe. 3 Ide; eis que Eu vos envio como cordeiros entre lobos. 4 Não leveis bolsa, nem alforge, nem calçado, e não saudeis ninguém pelo caminho. 5 Na casa em que entrardes, dizei primeiro: A paz seja nesta casa. 6 Se ali houver algum filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; senão, tornará para vós. 7 Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que tiverem, porque o operário é digno da sua recompensa. Não andeis de casa em casa. 8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que vos puserem diante; 9 curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: Está próximo de vós o reino de Deus.

Comentário:

Jesus fala da paz como de algo palpável, com substância, físico, o que pode parecer estranho a um primeiro olhar.

De facto, um dos nomes de Jesus é, exactamente, Príncipe da Paz e, durante a Sua vida terrena, a saudação que habitualmente usa é: «a paz esteja convosco» e, mais tarde, dirá expressamente: «dou-vos a Minha paz, não vo-la dou como o mundo a dá...»

A paz de Cristo é, pois, um bem muito específico e concreto cujos efeitos na alma são extraordinários.

(ama, comentário sobre Lc 10, 1-12, 2010.09.30)

Doutrina

«RERUM NOVARUM»

32. Certamente em nenhuma outra época se viu tão grande multiplicidade de associações de todo o género, principalmente de associações operárias. Não é, porém, aqui, o lugar para investigar qual é a origem de muitas delas, qual o seu fim e quais os meios com que tendem para esse fim. Mas é uma opinião, confirmada por numerosos indícios, que elas são ordinariamente governadas por chefes ocultos, e que obedecem a uma palavra de ordem igualmente hostil ao nome cristão e à segurança das nações: que, depois de terem açambarcado todas as empresas, se há operários que recusam entrar em seu seio, elas fazem--lhe expiar a sua recusa pela miséria. Neste estado de coisas, os operários cristãos não têm remédio senão escolher entre estes dois partidos: ou darem os seus nomes a sociedades de que a religião tem tudo a temer, ou organizarem-se eles próprios e unirem as suas forças para poderem sacudir denodadamente um jugo tão injusto e tão intolerável. Haverá homens, verdadeiramente empenhados em arrancar o supremo bem da humanidade a um perigo iminente, que possam ter a menor dúvida de que é necessário optar por esse último partido?

2011.02.14

Deus existe!


Duc in altum





A impossibilidade de conceber este grande e maravilhoso universo com os nossos 'eus' conscientes, como obra do acaso, é a meu ver o argumento principal a favor da existência de Deus.















(La Vie et la Correspondence de Charles Darwin, Reinwald, Paris, 1888, vol. I, pg. 356 trad ama)

Santíssima Virgem 23


Tema para breve reflexão




É Ela quem livremente, ao dizer: Faça-se, põe em jogo a sua personalidade inteira para o cumprimento da tarefa recebida: uma tarefa que de nenhum modo lhe parece estranha: os interesses de Deus são os interesses pessoais de Santa Maria. Já não é só que nenhum projecto pessoal dificultasse os planos do Senhor: é que, além disso, aqueles projectos próprios eram exactamente estes planos.



(J. M. Pero-Sanz, La hora sexta, Rialp, Madrid, 1978, p. 292. trad ama)