23/08/2018

Traz sobre o peito o santo escapulário


Traz sobre o peito o santo escapulário do Carmo. – Poucas devoções (há muitas, e muito boas devoções marianas) estão tão arraigadas entre os fiéis e têm tantas bênçãos dos Pontífices. – Além disso, é tão maternal este privilégio sabatino! (Caminho, 500)


Quando te perguntaram que imagem da Virgem te dava mais devoção, e respondeste – como quem já fez bem a experiência – "todas", compreendi que eras um bom filho; por isso te parecem bem (enamoram-me, disseste) todos os retratos da tua Mãe. (Caminho, 501)

Maria, Mestra da oração.

– Olha como pede a seu Filho em Caná. E como insiste, sem desanimar, com perseverança. – E como consegue.

– Aprende. (Caminho, 502)

Se queres ser fiel, sê muito mariano. A Nossa Mãe, desde a embaixada do Anjo até à sua agonia ao pé da Cruz, não teve outro coração nem outra vida que a de Jesus.
Recorre a Maria, com terna devoção de filho, e Ela alcançar-te-á essa lealdade e abnegação que desejas. (Via Sacra, Est. XIII, n.4)

Temas para meditar e reflectir


Formação humana e cristã – 41 

A questão que muitas vezes se levanta é que, talvez até não declaradamente, esperamos que a vontade de Deus coincida com a nossa e quando tal não acontece nos sintamos como que defraudados.

Por isso mesmo na nossa petição devemos confiar inteiramente no superior critério divino que nos dará sempre o melhor e o mais conveniente.


Mas... então não pedimos coisas concretas?

Claro que sim. Tal como um filho pequeno diz a seu pai dá-me isto ou aquilo pedimos ao nosso pai Deus o que entendermos necessitar.
Ele dará conforme o Seu julgamento que é sempre justo.

Falamos muito em pedir e menos em agradecer.
Na verdade, a nossa oração deveria ser um contínuo agradecimento.

Mas agradecer o quê, concretamente?

Não será preciso grande esforço para encontrar motivos de agradecimento, a começar pelo Dom da vida.




(AMA, reflexões)

Evangelho e comentário


 
Evangelho: Mt 22, 1-14


Comentário:

Talvez que estes sejam os pecados que mais magoam o Coração de Jesus, Ele que se deixou ficar humildissimamente sob as espécies do pão tratado de forma tão soez e desprezível.

Tenhamos consciência destas gravíssimas faltas e desagravemos o Senhor na Eucaristia e, simultaneamente, peçamos por todos esses que não sabem - ou não querem saber - da reverência, amor e profundo respeito devidos à Santíssima Eucaristia.


Não permitas, Senhor, que, tendo correspondido com prontidão ao Teu convite, me apresente sem o traje da dignidade que Te é devida. “lava-me, Senhor da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado” (Ordinário da Missa).

Chamado na encruzilhada dos caminhos da minha vida, não permitas que, com a pressa e urgência em comparecer, me esqueça de que não sou digno de tal convite.
Que me prepare com o traje que pões à minha disposição para que compareça como devo.
Então, revestido da Tua Graça, poderei participar com a alegria e gozo extraordinários que concedes aos convivas do Teu banquete divino.

(AMA, Meditação, Mt 22, 1-14, Agosto 2008)