18/06/2012

Leitura espiritual para 18 Jun 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Céu Particular

Há pouco no Céu particular,
Que no silêncio contemplo
Descortinei amargurado,
Uma estrela com um cintilar
Para o qual não estava preparado.

Estrela nova, muito recente
De que nunca vi exemplo,
Com um brilho tão desusado,
Das outras estrelas tão diferente
Que parecia brilhar sozinha
Fazendo-me lembrar o brilho
Dos doces olhos da Belinha.



Porto, 18 de Junho de 2001 (in memoriam; à minha querida irmã Belinha)

Tratado da criação da criatura corpórea 1

Questão 65: Da obra da criação da criatura corpórea.

Evangelho do dia e comentário










T. Comum – XI Semana



Evangelho: Mt 5, 38-42

38 «Ouvistes que foi dito: “Olho por olho e dente por dente”. 39 Eu, porém, digo-vos que não resistais ao homem mau; mas, se alguém te ferir na tua face direita, apresenta-lhe também a outra; 40 e ao que quer chamar-te a juízo para te tirar a túnica, cede-lhe também a capa. 41 Se alguém te forçar a dar mil passos, vai com ele mais dois mil. 42 Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem deseja que lhe emprestes.

Comentário:

Como se poderá questionar que o Evangelho é actual!
Nestes tempos duros e difíceis a solidariedade humana, a preocupação pelos outros é, deve ser, uma preocupação de todos e, de forma acrescida, dos cristãos.

Mesmo que tenhamos pouco ou, até, nos falte, há sempre alguém que tem menos e muito maiores carências.

Dar muito do muito que se possa ter é bom e fica bem, mas, dar do pouco que se tem ou, até, do que temos estrita necessidade merecerá da parte do Senhor o mesmo comentário que fez a respeito das duas pequenas moedas que a viúva pobre deitou no tesouro do Templo.

Quem não gostará de merecer as mesmas palavras?

(ama, comentário sobre Mt 5, 38-42, 2012.06.08)

Que em cada um de vós esteja a alma de Maria

Textos de S. Josemaria



– Minha Mãe! As mães da terra olham com maior predilecção para o filho mais débil, o mais doente, o menos esperto, o pobre defeituoso... Senhora!, eu sei que tu és mais Mãe que todas as mães juntas... E como sou teu filho... E como sou débil, e doente..., e defeituoso..., e feio... (Forja, 234)

As mães não contabilizam os pormenores de carinho que os seus filhos lhes demonstram, não pesam nem medem com critérios mesquinhos. Uma pequena demonstração de amor, saboreiam-na como se fosse mel e acabam por conceder muito mais do que receberam. Se assim fazem as mães boas da terra, imaginai o que poderemos esperar da nossa Mãe, Santa Maria!

Agrada-me voltar, em pensamento, àqueles anos em que Jesus permaneceu junto de sua Mãe e que abarcam quase toda a vida de Nosso Senhor neste mundo. Vê-lo pequeno quando Maria cuida d'Ele e o beija e o entretém... Vê-lo crescer diante dos olhos enamorados de sua Mãe e de José, seu pai na terra... Com quanta ternura e com quanta delicadeza Maria e o Santo Patriarca se preocupariam com Jesus durante a sua infância! E, em silêncio, aprenderiam muito e constantemente d'Ele. As suas almas ir-se-iam afazendo à alma daquele Filho, Homem e Deus. Por isso, a Mãe – e, depois dela, José – conhece como ninguém os sentimentos do coração de Cristo e os dois são o caminho melhor, diria até que o único, para chegar ao Salvador.

Que em cada um de vós, escrevia Santo Ambrósio, esteja a alma de Maria, para louvar o Senhor; que em cada um esteja o espírito de Maria, para se regozijar em Deus. (Amigos de Deus, 280–281)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 204


À procura de Deus


«vai, vende tudo o que tens … depois, vem e segue-me» Mc 10, 20
Significa tão só: Desprende-te de tudo e ama!
jma

Traumerei


Schumann - Traumerei - Moscow - Vladimir Horowitz 

agrad ALS