27/07/2022

Publicações em Julho 27

 


Dentro do Evangelho –  (cfr: São Josemaria, Sulco 253)

 

(Re Mt Mc Lc Jo)

São Mateus escreve expressamente: «José, seu esposo, sendo justo...».

Revendo o que conheço da sociedade Israelita daquele tempo havia, de facto, uma "classe" de suprema importância os "Justos".

Eram pessoas de relevo, na sociedade ou não, pessoas a quem não se conheciam tendências para julgamentos, opiniões, críticas sobre os outros. Homens que faziam o que diziam, não se deixavam influenciar por "modas", conveniências, o "politicamente correcto", pertencendo ao Povo de Deus, procuravam em tudo, fazer a Vontade do seu Senhor e não tinham qualquer receio de ser considerados réprobos ou dissidentes.

O Evangelista ao "classificar" o Esposo de Maria como «Justo» como que lhe atribui um título, uma classe aparte na sociedade humana.

Este "Varão Ilustre" é poucas vezes citado nos Evangelhos mas, se atentar bem, vejo que está presente em ocasiões fulcrais da História da Salvação Humana; a guarda e protecção da sua esposa, apoiando-a, recebendo-a em sua casa, dando-lhe o seu nome, a guarda e protecção do seu Filho Adoptivo em momentos graves como a Fuga para o Egipto, a escolha do local onde deveria viver a sua família, a segurança da manutenção dessa Família com o seu trabalho humilde mas porfiado.

Como admiro e me enternece este Justo!

Tenho a certeza absoluta que Santa Teresa de Ávila estava certa quando afirma que... "não há Santo melhor colocado para interceder junto de Jesus... nunca Ele negará o que for que o Seu Pai terreno Lhe peça".

Eu estou absolutamente convicto que se me entregar nos braços de São José, confiando-lhe o que espero e desejo, Ele me conseguirá o que for mais conveniente para mim.

 

São José, varão feliz, que tiveste a dita de ver e ouvir o próprio Deus, a Quem muitos reis quiseram ver e não viram, ouvir e não ouviram; e não só ver e ouvir mas ainda mais: trazê-Lo nos braços, beijá-Lo, vesti-Lo, e guardá-Lo. Rogai por nós bem-aventurado José, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amén.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad