03/04/2016

Publicações Abr 03

Publicações Abr 03

S. Josemaria - Textos

AMA - Reflectindo - Espinho na carne

Fidelidade, Hedonismo, Passai um ano comigo (São João Paulo II), São João Paulo II

AMA - Comentários ao Evangelho Jo 20 24-29

CIC – Compêndio

AT – Génesis


Agenda Domingo

Pequena agenda do cristão


DOMINGO



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Viver a família.

Senhor, que a minha família seja um espelho da Tua Família em Nazareth, que cada um, absolutamente, contribua para a união de todos pondo de lado diferenças, azedumes, queixas que afastam e escurecem o ambiente. Que os lares de cada um sejam luminosos e alegres.

Lembrar-me:
Cultivar a Fé

São Tomé, prostrado a Teus pés, disse-te: Meu Senhor e meu Deus!
Não tenho pena nem inveja de não ter estado presente. Tu mesmo disseste: Bem-aventurados os que crêem sem terem visto.
E eu creio, Senhor.
Creio firmemente que Tu és o Cristo Redentor que me salvou para a vida eterna, o meu Deus e Senhor a quem quero amar com todas as minhas forças e, a quem ofereço a minha vida. Sou bem pouca coisa, não sei sequer para que me queres mas, se me crias-te é porque tens planos para mim. Quero cumpri-los com todo o meu coração.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?



Antigo testamento / Génesis

Génesis 3

A queda do homem

1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: 'Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim'?"

2 Respondeu a mulher à serpente: "Pode­mos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: 'Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário morrerão' ".

3 Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão!

4 Deus sabe que, no dia em que dele comerem, os seus olhos se abrirão, e vós, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal".

5 Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e deu-o a seu marido, que comeu também.

6 Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.

7 Ouvindo o homem e a sua mulher os passos do Senhor Deus, que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.

8 Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde estás?"

9 E ele respondeu: "Ouvi os teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi".

10 E Deus perguntou: "Quem te disse que estavas nu? Comeste do fruto da árvore da qual o proibi comer?"

11 Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi".

12 O Senhor Deus perguntou então à mulher: "Que foi que fizeste?"
Respondeu a mulher: "A serpente enganou-me, e eu comi".

13 Então o Senhor Deus declarou à serpente: "Uma vez que fizeste isso, maldita sejas entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens!
Sobre o teu ventre rastejarás, e comerás pó todos os dias da tua vida.

14 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela; esta ferirá a tua cabeça, e você la ferirás no calcanhar".

15 À mulher, declarou: "Multiplicarei grandemente o teu sofrimento na gravidez; com sofrimento darás à luz filhos.
O teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará".

16 E ao homem declarou: "Visto que deste ouvidos à tua mulher e comeste do fruto da árvore da qual te ordenei que não comesses, maldita é a terra por tua causa; com sofrimento te alimentarás dela todos os dias da tua vida.

17 Ela te dará espinhos e ervas daninhas, e terás que alimentar-te das plantas do campo.

18 Com o suor do teu rosto você comerás o teu pão, até que volte à terra, visto que dela foste tirado; porque tu és pó, e ao pó voltarás".

19 Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade.

20 O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e a sua mulher.

21 Então disse o Senhor Deus: "Agora o homem tornou-se como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele tome também do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre".

22 Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado.

23 Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.


(Revisão da versão portuguesa por ama)










Doutrina - 104

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

Compêndio


PRIMEIRA PARTE: A PROFISSÃO DA FÉ
PRIMEIRA SECÇÃO: «EU CREIO» – «NÓS CREMOS»


CAPÍTULO SEGUNDO: DEUS VEM AO ENCONTRO DO HOMEM

A REVELAÇÃO DE DEUS

7. Quais as primeiras etapas da Revelação de Deus?


Deus manifesta-se desde o princípio aos nossos primeiros pais, Adão e Eva, e convida-os a uma comunhão íntima com Ele. Após a sua queda, não interrompe a revelação e promete a salvação para toda a sua descendência. Após o dilúvio, estabelece com Noé uma aliança entre Ele e todos os seres vivos.

Não há razão para que a Igreja e o Estado choquem

Não é verdade que haja oposição entre ser bom católico e servir fielmente a sociedade civil. Como não há razão para que a Igreja e o Estado choquem no exercício legítimo das respectivas autoridades, em cumprimento da missão que Deus lhes confiou. Mentem (isso mesmo: mentem!) os que afirmam o contrário. São os mesmos que, em aras de uma falsa liberdade, quereriam "amavelmente" que os católicos voltassem às catacumbas. (Sulco, 301)

Tendes de difundir por toda a parte uma verdadeira mentalidade laical, que há-de levar os cristãos a três consequências:
– a serem suficientemente honrados para arcarem com a sua responsabilidade pessoal;
– a serem suficientemente cristãos para respeitarem os seus irmãos na fé que proponham – em matérias discutíveis – soluções diversas das suas
– e a serem suficientemente católicos para não se servirem da Igreja, nossa Mãe, misturando-a com partidarismos humanos.
Vê-se claramente que, neste terreno como em todos, não poderíeis realizar o programa de viver santamente a vida diária se não gozásseis de toda a liberdade que vos é reconhecida – simultaneamente – pela Igreja e pela vossa dignidade de homens e de mulheres criados à imagem de Deus. A liberdade pessoal é essencial para a vida cristã. Mas não vos esqueçais, meus filhos, de que falo sempre de uma liberdade responsável.

Interpretai, portanto, as minhas palavras como o que são: um chamamento a exercerdes – diariamente!, não apenas em situações de emergência – os vossos direitos; e a cumprirdes nobremente as vossas obrigações como cidadãos – na vida política, na vida económica, na vida universitária, na vida profissional –, assumindo com coragem todas as consequências das vossas decisões, arcando com a independência pessoal que vos corresponde. E essa mentalidade laical cristã permitir-vos-á fugir de toda a intolerância, de todo o fanatismo. Di-lo-ei de um modo positivo: far-vos-á conviver em paz com todos os vossos concidadãos e fomentar também a convivência nos diversos sectores da vida social. (Temas Actuais do Cristianismo, n. 117)

Evangelho, comentário, L. espiritual


Páscoa

Evangelho: Jo 20, 19-31

19 Chegada a tarde daquele mesmo dia, que era o primeiro da semana, e estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam juntos, por medo dos judeus, foi Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!». 20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se muito ao ver o Senhor. 21 Ele disse-lhes novamente: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também vos envio a vós». 22 Tendo dito esta palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. 23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos». 24 Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25 Os outros discípulos disseram-lhe: «Vimos o Senhor!». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas Suas mãos a abertura dos cravos, se não meter a minha mão no Seu lado, não acreditarei». 26 Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, colocou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». 27 Em seguida disse a Tomé: «Mete aqui o teu dedo e vê as Minhas mãos, aproxima também a tua mão e mete-a no Meu lado; e não sejas incrédulo, mas fiel!». 28 Respondeu-Lhe Tomé: «Meu Senhor e Meu Deus!». 29 Jesus disse-lhe: «Tu acreditaste, Tomé, porque Me viste; bem-aventurados os que acreditaram sem terem visto». 30 Outros muitos prodígios fez ainda Jesus na presença de Seus discípulos, que não foram escritos neste livro. 31 Estes, porém, foram escritos a fim de que acrediteis que Jesus é o Messias, Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em Seu nome.

Comentário:

São João revela no versículo 31 o principal motivo que o levou a escrever o Evangelho «a fim de que acrediteis que Jesus é o Messias, Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em Seu nome».

A Fé equipara-se à própria vida e, esta só é verdadeira se em nome de Cristo. Ou seja, ter Fé em Jesus Cristo é ter a vida que interessa ao cristão.

Mas a Fé não está aí ao “virar da esquina” à nossa disposição.
Sendo um dom exclusivo de Deus só Este a pode dar e dá-la-á se lha pedirmos com esperança e confiança que o fará.

(ama, comentário sobre Jo 20, 24-29, 2014.04.27)

Leitura espiritual



SANTO AGOSTINHO – CONFISSÕES

LIVRO NONO

CAPÍTULO IV

A doçura dos salmos

Por fim, chegou o dia da libertação da profissão de retórico, da qual já me libertara em pensamento. Assim aconteceu. Livraste a minha língua da tarefa de que já havias livrado o meu coração. Eu te bendizia contente, e parti com todos os meus, para a quinta de Verecundo. O que lá realizei nas letras, já ao teu serviço, mas ainda com a respiração ofegante, como durante uma pausa da luta, e ainda respirando da soberba da erudição, é atestado pelos livros nos quais anotava os meus debates com os meus amigos ou comigo mesmo na tua presença. [i] Do que tratei com Nebrídio, então ausente, claramente o indicam as minhas cartas.

Mas quando encontrei tempo suficiente para dar testemunho de todos os grandes benefícios que me concedeste nessa época da vida, uma vez que tenho pressa de chegar a outros assuntos mais importantes? Volta-me – e é-me doce confessá-lo, Senhor – a lembrança dos estímulos internos com que me domaste; o modo como me aplanaste a alma derrubando as colinas e montanhas dos meus pensamentos; como endireitaste os meus caminhos tortuosos e suavizaste as minhas asperezas; como também submeteste Alípio – o irmão de meu coração – ao nome do teu Filho único, Jesus Cristo, Senhor e Salvador nosso, nome que ele mal suportava nas minhas obras, porque preferia o cheiro dos soberbos cedros das escolas, já abatidos pelo Senhor, ao odor das salutares ervas da tua Igreja, antídoto contra o veneno das serpentes.

Que invocações te elevei a ti, meu Deus, lendo os Salmos de David, cânticos de fé, hinos de piedade, que expulsavam de mim todo o sentimento de orgulho? Eu era ainda inexperiente do teu verdadeiro amor, e dividia as minhas horas de lazer com Alípio, catecúmeno como eu. A minha mãe estava connosco. Ao aspecto de mulher ela aliava fé varonil, a calma da velhice, a ternura de mãe e a piedade de cristã. Que exclamações te elevei a ti naqueles salmos, e como me inflamava com eles no teu amor! Incendiava-me em desejos de recitá-los, se fosse possível, ao mundo inteiro, para rebater a soberba do género humano! Com efeito, em todo o mundo se cantam. Não há ninguém que se subtraia ao teu calor.

Com que veemente e dolorosa indagação me levantava contra os maniqueístas! E de novo me compadecia deles por ignorarem esses sacramentos, esses remédios, investindo loucamente contra o antídoto que poderia curá-los! Gostaria que estivessem perto de mim, sem que eu o soubesse, e que vissem o meu rosto e ouvissem as minhas exclamações quando lia o Salmo 4 naquelas minhas férias, e percebessem os efeitos salutares que me produzia este salmo: Quando te invoquei, tu me escutaste, ó Deus da minha justiça! Dilataste a minha alma na tribulação.

Compadece-te, Senhor, de mim, e ouve a minha prece. Se me ouvissem – sem eu o saber, para que não pensassem que eram por causa deles as palavras que eu entremeava às do salmo, porque realmente nem eu diria tais coisas, nem as diria daquele modo, se soubesse da sua presença; e, mesmo que as palavras fossem as mesmas, eles não as entenderiam como eu as dizia a mim mesmo, diante de ti, na íntima efusão dos afectos de minha alma.

Estremeci de medo, ao mesmo tempo abrasei-me de alegre esperança na tua misericórdia, ó Pai! E todos estes sentimentos saíam pelos meus olhos e pela voz quando, dirigindo-se para nós, o teu Espírito de bondade nos dizia: Filhos dos homens, até quando sereis duros de coração? Por que amais a vaidade e buscais a mentira?

Também eu tinha amado a vaidade e buscado a mentira. Mas tu, Senhor, já havias glorificado o teu eleito, ressuscitando-o de entre os mortos e colocando-o à tua direita, de onde haveria de nos enviar, segundo a promessa, o Paráclito, o Espírito da Verdade. O Senhor estava glorificado, ressuscitando de entre os mortos, e subindo aos céus. Antes o Espírito ainda não tinha sido dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.

Clama o profeta: Até quando sereis duros de coração? Por que amais a vaidade e buscais a mentira? Sabeis que o Senhor já glorificou o seu santo. Clama: Até quando? Clama: Sabei! – E eu sem o saber durante tanto tempo, amando a vaidade e buscando a mentira!

Por isso tremi quando o ouvi, porque me lembrei de ter sido igual àqueles a quem tais palavras eram dirigidas. Os fantasmas que eu havia tomado pela verdade nada mais eram do que vaidade e mentira.

Ah! As queixas fortes e profundas que me inspiravam a dor da recordação! Oxalá as tivessem ouvido os que ainda amam a vaidade e buscam a mentira! Talvez também se perturbassem e vomitassem o seu erro. E tu os terias ouvido quando clamassem por ti, porque morreu por nós de verdadeira morte corporal aquele que intercede por nós diante de ti.

Eu lia: Irai-vos, e não queirais pecar. Como me perturbavam tais palavras, meu Deus! Já havia aprendido a irar-me contra mim mesmo pelos meus crimes passados, para não pecar mais; e de uma cólera justa, porque não era uma natureza estranha, da raça das trevas, a que em mim pecava, como dizem os que não se indignam contra si, e acumulam contra si a ira para o dia da ira e da revelação do teu justo juízo?

Os meus bens já não eram exteriores, e eu já não os buscava à luz deste sol, com olhos carnais. Os que querem gozar externamente, facilmente se dissipam e derramam pelas coisas visíveis e temporais, lambendo com pensamento faminto apenas as aparências. Oh! Se eles se esgotassem com a privação, e perguntassem: Quem nos mostrará o bem? E que ouvissem a nossa resposta: Está gravada dentro de nós a luz de teu rosto, Senhor! – Porque não somos nós a luz que ilumina a todo homem, mas somos iluminados por ti, para que sejamos luz em ti, nós que outrora fomos trevas.

Oh! Se eles vissem essa luz interior e eterna que eu havia visto! E como a havia saboreado, irritava-me por não poder mostrá-la. Se, pelos seus olhares dirigidos para fora, visse o seu coração afastado de ti, me dissessem: “Quem nos mostrará o bem? Pois ali, onde me irritara contra mim mesmo, ali, no recôndito do meu coração onde, arrependido, eu havia sacrificado e imolado em mim o homem velho; onde, pondo em ti a minha esperança, começara a meditar a renovação de mim mesmo, ali fizeste com que eu sentisse a tua doçura, dando alegria ao meu coração. E exclamava ao ler, fora de mim, essas palavras cuja verdade ecoava em mim; e não queria desdobrar-me pelos bens terrenos, devorando o tempo e sendo por ele devorado, porque possuía na eterna simplicidade outro trigo, outro vinho e outro azeite.

E subia, no versículo seguinte, um profundo clamor do meu coração: Oh! Em paz! Oh! Em seu próprio Ser! Mas, que disse? Dormirei e descansarei! Com efeito, quem nos há-de resistir quando se cumprir a palavra que está escrita: A morte foi devorada pela vitória?

Tu és esse mesmo Ser, e não mudas, e em ti está o repouso que faz esquecer todos os sofrimentos. Porque ninguém pode ser comparado a ti e nem vale pensar em adquirir outras coisas que não sejam o que tu és; mas tu, Senhor, singularmente me firmaste na esperança.

Eu lia isto, e inflamava-me. Não sabia que fazer com aqueles surdos, de quem eu fora a peste, um cão raivoso e cego que ladrava contra a Bíblia, dulcificada pelo seu mel celestial e iluminada pela tua luz. E consumia-me de dor por causa dos inimigos das tuas Escrituras.

Quando poderei recordar tudo o que aconteceu naqueles dias de descanso? Mas não esqueci, nem quero silenciar, a aspereza de um açoite que usaste em mim, e a admirável presteza de tua misericórdia.

Atormentavas-me então com uma dor de dentes, que se agravara a tal ponto de me impedir até de falar. Ocorreu-me ao pensamento pedir a todos os amigos, que rogassem por mim, ó Deus da salvação! Escrevi o meu pedido numa tabuleta encerada, e dei-lha para que o lessem.

Apenas dobramos os joelhos com suplicante afecto, logo a dor desapareceu. E que dor! E como desapareceu! Enchi-me de espanto, eu o confesso, meu Deus e Senhor. Nunca, desde minha infância, havia experimentado coisa semelhante.

No fundo do meu coração penetrou o sinal da tua vontade e, alegre na fé, louvei o teu nome.

Contudo, esta fé não me deixava viver tranquilo quanto aos meus pecados passados, que ainda não me haviam sido perdoados pelo teu baptismo.

(Revisão de versão portuguesa por ama)





[i] (refere-se aos seguintes livros: Contra Acadêmicos, De beata vita, De ordine e dos Solilóquios).

Temas para meditar - 609

Vontade de Deus

Digamos-Lhe também nós: Eis-me aqui, venho cumprir a Tua vontade. Estejamos disponíveis para a acção do Verbo, que deseja salvar o mundo também mediante a colaboração de todos os que acreditámos n’Ele.

Acolhamo-Lo.

E com Ele, acolhamos cada homem.

As trevas parecem ainda querer prevalecer sempre: a riqueza iníqua, o egoísmo indiferente ao sofrimento dos povos, o hedonismo, que entenebrece a razão e perverte a dignidade humana, todos os pecados que ofendem a Deus e vão contra o amor ao próximo.
Devemos dar, precisamente no meio de tantos contra testemunhos, o testemunho da fidelidade; devemos ser, sobretudo entre tantos não-valores, o valor do bem que vence o mal com a sua força intrínseca.  

(são joão paulo ii, Passai um Ano Comigo, Meditações quotidianas, Editorial Verbo 1986, pg. 122)

Reflectindo - 169

Espinho na carne [1]

Inúmeras páginas, especulações, alvitres, etc. se têm produzido sobre este tema.

O Apóstolo confessa sem entrar em pormenores algo que o atormenta como um "espinho cravado no seu corpo", ou "Satanás que o esbofeteia"; ou seja, um sofrimento pessoal de tal dimensão que o leva a manifestar-se.

Habituados que estamos à sua forma de escrever tão directa e incisiva este seu desabafo deixa-nos algo perplexos.

Penso que o que realmente importa sublinhar são dois aspectos:
O primeiro é constatar que apesar da dureza da sua vida de Apóstolo incansável, da integridade pessoal, dos riscos e das violências que se sujeitou e sofreu este "espinho" aparece como algo que o atormenta sobremaneira nos convence que nem os Santos estão imunes às fraquezas humanas.

O segundo é essa confiança, que nos transmite, que a Graça de Deus é sempre suficiente e bastante para ultrapassar e vencer qualquer obstáculo ou dificuldade.

2015.07.05




[1] 2 Cor 12, 7-10