05/07/2019

Evangelho e comentário


TEMPO COMUM

Evangelho: Mt 9, 9-13

9 Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me!» E ele levantou-se e seguiu-o. 10 Encontrando-se Jesus à mesa em sua casa, numerosos cobradores de impostos e outros pecadores vieram e sentaram-se com Ele e seus discípulos. 11 Os fariseus, vendo isto, diziam aos discípulos: «Porque é que o vosso Mestre come com os cobradores de impostos e os pecadores?» 12 Jesus ouviu-os e respondeu-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. 13 Ide aprender o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.»

Comentário:

Evidentemente que a “qualificação” de pecadores era, naquele tempo, altamente pejorativa e muito pouco honesta.

De facto, todos somos pecadores e não aceitar esta realidade é – segundo as palavras do Senhor - excluir-se dos planos de Deus para a nossa salvação


(AMA, comentário sobre Mt 9, 9-13, 21.09.2017)




Leitura espiritual


CÉLULAS MÃE

1. O Que são as células mãe?

São   células pluripotenciais o multi-potenciais, quer dizer, que podem originar diversos tipos de tecidos (muscular, nervoso, ósseo, etc.). As células toti-potenciais podem gerar um ser vivo completo; estas, em troca, só uma porção. Por exemplo, na cicatrização de uma ferida há uma regeneração nova de alguns tecidos onde estas células intervêm.

2. Onde se encontram as células mãe?

Podemos reunir os lugares en três grupos:

No embrião.- Aqui há duas possibilidades:
- No embrião de 5 dias - com 150-200 células -. A maioria são multipotentes.
- Em alguns órgãos do embrião mais desenvolvido: fígado, cérebro, médula óssea...
No sangue do cordão umbilical.
Em alguns tecidos do homem adulto, por exemplo, no sangue periférico. Chamam-se células mãe adultas.
Também se conseguiu reprogramar células normais convertendo-as em células mãe.

3.Que utilidade podem ter as células mãe?

Pretende-se conseguir que essas células originem tecidos que substituam outros lesionados por diversas doenças (Parkinson, Alzheimer, esclerose, lesões espinais...). Com a vantagem de que se procedem do mesmo paciente, não se produziriam rejeições.

4. Conseguiu-se algo?

Usando células mãe adultas lograram-se já alguns êxitos em vários doentes. Em troca, as células mãe embrionárias têm dado problemas de tumores e cancro pois tendem a gerar tecidos variados; enquanto que as adultas, depois de induzi-las, limitam-se a reproduzir os tecidos previstos. Segundo isto, a linha de investigação correcta deveria seguir o uso de células mãe adultas. Por outro lado, as células mãe embrionárias apresentam graves problemas éticos (consciência).

5. Que problemas éticos?

Há vários casos:

A utilização de células mãe embrionárias é um grave erro, pois para obtê-las é preciso matar o embrião.
As células mãe adultas podem usar-se sem dificuldades éticas.
Tampouco há problemas éticos em obter células mãe do cordão umbilical depois do parto. Mas há a possibilidade de originar tumores como as células mãe embrionárias.
Mais rejeitável seria empregar a clonagem terapêutica.

6. O que é a clonagem terapêutica?
A chamada clonagem terapêutica consiste no seguinte: se toma-se um ovócito de qualquer mulher e mediante clonagem põe-se-lhe o núcleo pertencente a outro individuo com o objectivo de obter um embrião igual ao do individuo. Em seguida mata-se o embrião clónico obtendo dele células mãe para o outro.



Temas para reflectir e meditar


Amor de madrugada

Talvez que a esta hora da madrugada – ainda é noite lá fora - muita gente ainda esteja adormecida e, eu, já estou aqui – há algum tempo – a falar contigo sossegadamente, tranquilamente.

E penso que muitos desses que ainda dormem vão continuar pelo dia fora como que adormecidos sem, – pelo menos uma vez que seja – levantarem o pensamento, por breve e fugaz que seja, para Ti, Pai e Senhor.

E também penso quão afortunado sou por ter o coração sempre posto em Ti tentando com todo o meu ser que não se retire, não se afaste de Ti.

Afortunado!?

Sim, claro… Que maior ventura pode haver que amar e saber-se amado a qualquer hora do dia ou da noite?

(AMA, reflexões, Dez. 2018)

Pequena agenda do cristão

Sexta-Feira


(Coisas muito simples, curtas, objectivas)




Propósito:

Contenção; alguma privação; ser humilde.


Senhor: Ajuda-me a ser contido, a privar-me de algo por pouco que seja, a ser humilde. Sou formado por este barro duro e seco que é o meu carácter, mas não Te importes, Senhor, não Te importes com este barro que não vale nada. Parte-o, esfrangalha-o nas Tuas mãos amorosas e, estou certo, daí sairá algo que se possa - que Tu possas - aproveitar. Não dês importância à minha prosápia, à minha vaidade, ao meu desejo incontido de protagonismo e evidência. Não sei nada, não posso nada, não tenho nada, não valho nada, não sou absolutamente nada.

Lembrar-me:
Filiação divina.

Ser Teu filho Senhor! De tal modo desejo que esta realidade tome posse de mim, que me entrego totalmente nas Tuas mãos amorosas de Pai misericordioso, e embora não saiba bem para que me queres, para que queres como filho a alguém como eu, entrego-me confiante que me conheces profundamente, com todos os meus defeitos e pequenas virtudes e é assim, e não de outro modo, que me queres ao pé de Ti. Não me afastes, Senhor. Eu sei que Tu não me afastarás nunca. Peço-Te que não permitas que alguma vez, nem por breves instantes, seja eu a afastar-me de Ti.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?





Segui-lo-ás em tudo o que te pedir


Se de verdade desejas que o teu coração reaja de um modo seguro, aconselho-te que te metas numa Chaga de Nosso Senhor: assim terás intimidade com Ele, pegar-te-ás a Ele, sentirás palpitar o seu Coração... e segui-lo-ás em tudo o que te pedir. (Forja, 755)

Quem cultiva uma teologia incerta e uma moral relaxada, sem freios; quem pratica, a seu capricho, uma liturgia duvidosa, com uma disciplina de hippies e um governo irresponsável, não é de admirar que propague contra os que só falam de Jesus Cristo invejas, suspeitas, acusações falsas, ofensas, maus tratos, humilhações, intrigas e vexames de todo o género.

Quando admiramos e amamos deveras a Santíssima Humanidade de Jesus, descobrimos, uma a uma, as suas Chagas. E nesses tempos de expiação passiva, penosos, fortes, de lágrimas doces e amargas que procuramos esconder, sentiremos necessidade de nos meter dentro de cada uma daquelas Feridas Santíssimas: para nos purificarmos, para nos enchermos de alegria com esse Sangue redentor, para nos fortalecermos. Recorreremos a elas como as pombas que, no dizer da Escritura, se escondem nos buracos das rochas na hora da tempestade. Escondemo-nos nesse refúgio, para encontrar a intimidade de Cristo: e veremos que o seu modo de conversar é aprazível e o seu rosto formoso, porque os que sabem que a sua voz é suave e grata, são os que receberam a graça do Evangelho, que os faz dizer: Tu tens palavras de vida eterna.

Não pensemos que, nesta senda da contemplação, as paixões se calam definitivamente. Enganar-nos-íamos se supuséssemos que a ânsia de procurar Cristo, a realidade do seu encontro e do seu convívio e a doçura do seu amor nos tornavam pessoas impecáveis. Embora não lhes falte experiência disso, deixem-me, no entanto, recordá-lo. O inimigo de Deus e do homem, Satanás, não se dá por vencido, não descansa. E assedia-nos, mesmo quando a alma arde inflamada no amor de Deus. Sabe que nessa altura a queda é mais difícil, mas que – se conseguir que a criatura ofenda o seu Senhor, ainda que seja em pouco – poderá lançar naquela consciência a grave tentação do desespero. (Amigos de Deus, nn. 301–303)