11/06/2010

Textos de Reflexão para 12 de Junho

EvangelhoLc 2, 41-51

41 Seus pais iam todos os anos a Jerusalém pela festa da Páscoa. 42 Quando chegou aos doze anos, indo eles a Jerusalém segundo o costume daquela festa, 43 acabados os dias que ela durava, quando voltaram, o Menino ficou em Jerusalém, sem que os Seus pais o advertissem. 44 Julgando que Ele fosse na comitiva, caminharam uma jornada, e depois procuraram-no entre os parentes e conhecidos. 45 Não O encontrando, voltaram a Jerusalém à procura d'Ele. 46 Aconteceu que, três dias depois, encontraram-no no templo sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47 E todos os que O ouviam estavam maravilhados da Sua sabedoria e das Suas respostas. 48 Quando O viram, admiraram-se. E Sua mãe disse-lhe: «Filho, porque procedeste assim connosco? Eis que Teu pai e eu Te procurávamos cheios de aflição». 49 Ele disse-lhes: «Porque Me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me nas coisas de Meu Pai?». 50 Eles, porém, não entenderam o que lhes disse. 51 Depois desceu com eles e foi para Nazaré; e era-lhes submisso. A Sua mãe conservava todas estas coisas no seu coração. 52 Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens.

Meditação:

Este episódio do Evangelho, leva-me a pensar no que acontece muitas vezes na vida comum de todos os dias: os pais dão como garantido que os filhos vêm após eles, seguindo na caravana familiar pela grande viagem da vida. Às vezes perdem-nos de vista e isto acontece, justamente, quando atraídos por qualquer fulgor desconhecido, se detêm e se deixam e volver pela novidade.
Pobres pais, se não voltam imediatamente atrás à procura do filho perdido. Se o não fizerem poderão perdê-lo para sempre.
Pobre filho se não volta com os pais que vieram à sua procura. Poderá nunca mais encontrar refúgio seguro e desinteressado para se acolher, onde possa ser amado pelo que é e não pelo que possa ter. 

(ama, meditação sobre Lc 2, 41-52, 2010.03,19)

FRACASSOS

Lidar com os fracassos 

É muito interessante a história de Bucéfalo, aquele cavalo que só Alexandre Magno era capaz de montar. 
Todos os que o tentavam eram incapazes de se manterem na sua garupa para além de poucos segundos. O animal caracoleava, encabritava-se, e depois atirava ao chão todos os seus ginetes.
Alexandre soube observá-lo com atenção e em seguida descobriu o segredo daquele indómito corcel. 
Então aproximou-se, agarrou as rédeas e pô-lo frente ao sol. Acariciou-o, soltou o seu manto, e de um salto montou sobre ele e esporeou-o com energia. Controlou as corcovas, sem deixar que se afastasse da direcção do Sol, até que o animal se calmou e seguiu a sua marcha com passo lento e tranquilo. Soaram os aplausos, e dizem os historiadores que ao vê-lo Filipe, seu pai, vaticinou que o reino da Macedónia que ele possuía seria pequeno para a glória a que o seu filho estava chamado.         
Qual era a aquele segredo que só Alexandre soube descobrir? 
Deu-se conta que aquele animal se assustava com a sua própria sombra. Bastava não deixar que a visse, aquele apontar os seus olhos para o sol, para que aquele atormentado cavalo se esquecesse dos seus medos.

O mundo está cheio de pessoas com as quais se passa algo parecido. Pessoas aparentemente normais e desenvoltas, mas que escondem no seu interior toda uma séria de medos e complexos que lhes encadeiam os fracassos e as mais experiências que sofreram. Muitas das suas energias estão paralisadas por essa valoração negativa que tem de si próprias. São reféns do seu próprio passado, homens e mulheres cujos temores os impedem olhar decididamente o futuro, os detêm para chegarem a ser o que estão chamados a ser.

Nunca me agradou a ingenuidade e a veemência com que alguns falam da auto-estima. Mas, sim, estou de acordo em que se trata de um problema crescente nos nossos dias. Educar-se a si mesmo é algo parecido com educar a outro. Para educar a outro há que exigir-lhe (se não, sairá um mimado insofrido), mas também há que tratá-lo com afecto, há que vê-lo com bons olhos. Da mesma forma que, para educar-se a si mesmo também há que exigir-se, mas ao mesmo tempo há que tratar-se a si mesmo com afecto, e ver-se com bons olhos. 
Todavia, há demasiada gente que se maltrata a si mesma, que recrimina áspera e reiteradamente os seus próprios erros, que se julga a si mesma com demasiada dureza e se considera incapaz da superar os seus erros e defeitos.
É verdade que, os que não recordam os seus fracassos do passado, estão predispostos a repeti-los. Mas há que saber fazê-lo com equilíbrio e sensatez. Porque o fracasso pode ter um valor frutífero, tal como pode haver êxitos estéreis. Um fracasso frutífero é o que conduz a novas percepções e ideias que aumentam a experiência e o saber.

É muito famosa aquela história de Thomas Watson, o legendário fundador da IBM, que chamou ao seu gabinete um executivo da empresa que acabava de perder dez milhões de dólares numa arriscada operação. O jovem estava muito assustado e pensava que ia ser despedido de modo fulminante. Todavia, Watson disse-lhe: "Acabamos de gastar dez milhões de dólares na sua formação, esperamos que saiba aproveitá-los".

Não se pode viver obcecado pelas sombras e assustando-se com elas. Fracassos todos temos, todos os dias. O mal é quando se considera que o potro da sua vida é impossível de dominar, quando arroja toalha em vez de se fixar em quais são as verdadeiras causas dos seus cansaços e inibições. Se examinamos as coisas com cuidado, talvez concluamos que, como Alexandre, temos de tomar as rédeas daquela decisão e manter o olhar de voltado para o ideal que ilumina a nossa vida.

 (Alfonso Alguilló in FLUVIUM, 23.10.2008)