O
Pai-Nosso começa dizendo que Deus está "no" Céu. Isto não sugere que
o Céu é um lugar? E se é um lugar, onde fica?
Céu
é onde Deus está. Então, onde está Deus? Em todo lugar. Então por que dizemos
que Deus está no Céu, como se esse fosse um lugar particular em oposição a todo
lugar?
A
resposta é que, quando falamos de Deus ou do Céu, devemos usar a linguagem das
coisas criadas, mesmo que Deus seja, por natureza, infinitamente maior do que
qualquer criatura.
Já
que, por nossa experiência, as coisas criadas encontram-se em lugares, quando
falamos que Deus está no Céu parece soar como se estivéssemos nos referindo a
um lugar físico. Mas o Céu não é um lugar físico, muito embora os mórmons
acreditem que o Pai Celestial viva em um planeta próximo de uma estrela chamada
“Kolob”.
Dizer
que Deus está no Céu é um modo de dizer que Ele não “preso” à Terra. Uma rápida
reflexão nos diz que Ele também não está “preso” ao espaço. Caso contrário, Ele
seria limitado, significando que seria imperfeito e, portando, não
verdadeiramente Deus. O Criador do universo, em sua natureza divina, não pode
ser parte do universo que Ele criou.
Ao
mesmo tempo, os teólogos dizem que Deus é onipresente: Ele está em todo lugar.
Como, então, podemos dizer que Ele não faz parte do universo? Se Deus está em
todo lugar, parece que Ele deva estar também no universo e, por consequência,
seja parte do universo.
Considere,
no entanto, o que dissemos sobre Deus não ser limitado ou confinado a um lugar
específico. Por definição, estar em todo lugar simultaneamente significa não
estar apenas em um lugar particular. A onipresença de Deus não significa que
Ele se espalha sobre o espaço do mesmo modo que a margarina se espalha sobre
uma fatia de pão ou a água se encontra distribuída por todo o volume de uma
piscina.
Este
é o erro do movimento de Nova Era, quer na forma de panteísmo (que afirma que
tudo é Deus), quer na forma de panenteísmo (que afirma que Deus está em tudo
assim como o açúcar encontra-se no suco).
Deus
está em todo lugar – dizem os teólogos e filósofos – por seu poder, sua
essência e seu conhecimento. Por seu poder infinito, Ele está em todo lugar
pois Ele dá existência a todas as coisas. Ele está em todo lugar por sua
essência pois o que Deus é (sua essência) não é separável daquilo que Ele pode
fazer (seu poder). Deus está em todo lugar por seu conhecimento pois Ele sabe
de tudo em todos os tempos.
Uma
outra forma de enxergar a onipresença de Deus é pensar na Criação como uma
novela divina e Deus como roteirista. O autor de uma novela está, em certo
sentido, em todas as páginas que ele escreve. Ele cria o conjunto, os
personagens e os eventos da sua novela. Apesar disso, ele mesmo se encontra
fora da novela. Seria igualmente verdade dizer que a novela está dentro de seu
autor – isto é, em sua mente.
Deus
está fora do universo que Ele criou e sustenta (eis a sua transcendência), e,
ao mesmo tempo, dentro dele (eis a sua imanência), por seu poder, essência e
conhecimento.
Veritatis
Splendor, Set 05, 2017
Para
um conhecimento mais aprofundado sobre o céu, sugerimos a leitura do livro
“Everything You Ever Wanted to Know About Heaven” (“Tudo o que você sempre quis
saber sobre o céu”), de Peter Kreeft, disponível no catálogo da Catholic
Answers.