25/02/2021

São Josemaria - Textos

 

A única medida é amar sem medida 

Cumpres um plano de vida exigente: madrugas, fazes oração, frequentas os Sacramentos, trabalhas ou estudas muito, és sóbrio, mortificas-te..., mas notas que te falta alguma coisa! Leva ao teu diálogo com Deus esta consideração: como a santidade (a luta por atingi-la) é a plenitude da caridade, tens de rever o teu amor a Deus e, por Ele, aos outros. Talvez descubras então, escondidos na tua alma, grandes defeitos contra os quais nem sequer lutavas: não és bom filho, bom irmão, bom companheiro, bom amigo, bom colega; e, como amas desordenadamente "a tua santidade", és invejoso. "Sacrificas-te" em muitos pormenores "pessoais"; e por isso estás apegado ao teu eu, à tua pessoa e, no fundo, não vives para Deus nem para os outros; só para ti. (Sulco, 739)

Leitura espiritual Fev 25

 


Novo Testamento [i]

 

Evangelho

 

Lc I, 1-20

 

Prólogo

1 Visto que muitos empreenderam compor uma narração dos factos que entre nós se consumaram, 2 como no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e se tornaram "Servidores da Palavra", 3 resolvi eu também, depois de tudo ter investigado cuidadosamente desde a origem, expô-los a ti por escrito e pela sua ordem, caríssimo Teófilo, 4 a fim de reconheceres a solidez da doutrina em que foste instruído.

Promessa e concepção do Percursor

5 No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias, cuja esposa era da descendência de Aarão e se chamava Isabel. 6 Ambos eram justos diante de Deus, cumprindo irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. 7 Não tinham filhos, pois Isabel era estéril, e os dois eram de idade avançada. 8 Ora, estando Zacarias no exercício das funções sacerdotais diante de Deus, na ordem da sua classe, 9 coube-lhe, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso. 10 Todo o povo estava da parte de fora em oração, à hora do incenso. 11 Então, apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12 Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. 13 Mas o anjo disse-lhe: «Não temas, Zacarias: a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, vai dar-te um filho e tu vais chamar-lhe João. 14 Será para ti motivo de regozijo e de júbilo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento. 15 Pois ele será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem bebida alcoólica; será cheio do Espírito Santo já desde o ventre da sua mãe 16 e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. 17 Irá à frente, diante do Senhor, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de proporcionar ao Senhor um povo com boas disposições.» 18 Zacarias disse ao anjo: «Como hei-de verificar isso, se estou velho e a minha esposa é de idade avançada?» 19 O anjo respondeu: «Eu sou Gabriel, aquele que está diante de Deus, e fui enviado para te falar e anunciar esta Boa-Nova. 20 Vais ficar mudo, sem poder falar, até ao dia em que tudo isto acontecer, por não teres acreditado nas minhas palavras, que se cumprirão na altura própria.»

 

TEXTOS



Depressão

  A depressão pode caracterizar-se como a doença dos tempos modernos?

  Não creio que esta apreciação corresponda à realidade porque, haveria que começar por convir o que são os tempos modernos.

Em boa verdade, os tempos modernos são aqueles em que se vive, em relação aos que já se viveram.

  Sendo assim, em finais do século XVI, por exemplo, os tempos antigos eram os anos 1480/1490 porque as pessoas tendem a encontrar responsáveis para o facto de não entenderem determinadas coisas ou para os fracassos na aplicação das últimas novidades.

  Talvez que o verdadeiro peso da informação seja, para alguns, insuportável, produzindo-se como que um bloqueio da mente a nova informação.

A partir daqui, a pessoa pode sentir-se perdida e incapaz de ter uma acção coerente.

Não sabe ou receia deslocar-se, evita mudar de ambiente, não quer tomar consciência do que a rodeia.

  O foro psiquiátrico da medicina tem muito a fazer no sentido de prevenir e tentar evitar o aprofundamento das crises e a sua frequência.

 

A experiência pessoal sugere uma enorme paciência e controlo em lidar com estes doentes.

Estando cerebralmente pouco activas, dificilmente reagem a estímulos e talvez que, proceder normalmente como se nada se passasse, seja a melhor forma de relacionamento.

  A pessoa em estado depressivo não está incapaz de raciocinar, portanto não vale tratá-la como alguém com uma deficiência - atraso - mental, porque a reacção pode ser ainda mais negativa e reservada.

  Dizia que o proceder normalmente pode ser uma boa prática já que, uma boa parte das vezes, a depressão desaparece tal como surgiu, isto é, inopinadamente sem uma causa claramente definida.

  Alguém uma vez definiu que a depressão é a “noite na alma”.

  Esta apreciação tão forte pode parecer radical, só que foi de facto, escrita por alguém que precisamente vivia um estado de profunda depressão.

  Vê-se, assim, que a pessoa não fica incapaz de raciocínio analítico, percebe e tem consciência do que se passa consigo, e estas circunstâncias só agudizam o sofrimento.

  Sem dúvida, os técnicos e especialistas terão um número apreciável de teorias devidamente apoiadas em estudos e experiências mas a maioria de nós temos de limitar a nossa observação com as baias da falta técnica e sapiencial.

Encontramos, assim, aquilo que conseguimos compreender e, até, descobrir o padrão que nos leva a agir da forma mais conveniente a essas situações.

  Já se disse: Não há dois seres humanos iguais e, sendo assim, o os acontecimentos, circunstâncias ou conhecimento não afectam duas pessoas da mesma forma.

  É o que explica, por exemplo, as reacções diferenciadas de dois indivíduos perante um mesmo estímulo.

 

  Educação

  Estas observações aplicam-se, de modo muito particular, no ensino que nunca deve ser, como que esquematizado de forma universal.

Evidentemente que tal é o modus operandi da escola, do sistema educativo oficial.

Se ficar por aqui, o estudante poderá assimilar, de forma automaticamente progressiva, os conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento; mas fará sempre parte de uma massa, mais ou menos amorfa, de pessoas que, com o mesmo nível de conhecimentos, só se diferenciarão pelas capacidades peculiares de os aplicar.

  Se, pelo contrário, e como é altamente desejável, a família completar esse ensino universal com o ensino personalizado que é, no fim e ao cabo, a transmissão de conhecimento feito de forma directa, pessoal de tu a tu.

  Mas, então, terá de haver na família alguém com conhecimento ou capacidades para o transmitir?

  De modo nenhum.

  Parece ser verdade que nas famílias numerosas se vive com maior independência pessoal, o que parece um contrassenso, mas que se explica, exactamente porque o querer individual tem sempre presente o querer colectivo e, por isso mesmo, além de ser menos exigente é mais moderado e, por isso mesmo, mais facilmente satisfeito.

  O mesmo, de certa forma se dá nas chamadas famílias monoparentais em que, seja qual for a razão, só existe presencialmente um dos pais.

  Compreende-se que se as decisões a respeito dos “quereres” que deveriam ser considerados a dois caiem apenas sobre os ombros de um - seja o pai ou a mãe - se tornam muito mais difíceis de gerir

  Isto não implica que o casal esteja de acordo ou em sintonia em tudo mas sim que, sob a influência do amor que une um e outro e ambos aos filhos, podem encontrar com maior facilidade um consenso, um ponto comum de entendimento que, obviamente, contribui, de forma decisiva, para o bem-estar emocional da família.

 

 



[i] Sequencial todos os dias do ano

A Santa Missa

 

Reflexão


Já foste à Missa hoje, houve-se perguntar, às vezes, aos Domingos.

Claro que, a intenção subjacente na pergunta é muito específica. Como quem dissesse ‘Já cumpriste a tua obrigação de Cristão?”

Cumprir uma obrigação? Está bem, pelo menos… isso!

Mas fazer o que seja por obrigação, porque “tem de ser” tem um mérito muito relativo.

O mérito reside no desejo de dar exemplo, de vencer a vontade de fazer outra coisa…

Mas…quem faz o que deve não terá mérito?

Claro que tem, mas, terá um mérito incomensuravelmente maior seofizer por convicção e amor,sobretudo amor.

O amor tempera os actos e as intenções, qualifica as obras, o que se faz.

 



Oração pelos Sacerdotes

                                           

                                           



Meu Senhor Jesus Cristo:

Dai à Vossa Igreja Sacerdotes Santos que se entreguem ao serviço exclusivo da Igreja e das almas, ao anúncio fiel da palavra de Deus, à administração dos Sacramentos, em especial da Eucaristia e da Penitência, obedientes ao Magistério da Igreja e observando amorosamente a Sagrada Liturgia, para exemplo e guia seguro do Povo de Deus.

(AMA, 2009)


Com autorização eclesiástica

Pequena agenda do cristão

   


Quinta-Feira

Pequena agenda do cristão

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Participar na Santa Missa.


Senhor, vendo-me tal como sou, nada, absolutamente, tenho esta percepção da grandeza que me está reservada dentro de momentos: Receber o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do Rei e Senhor do Universo.
O meu coração palpita de alegria, confiança e amor. Alegria por ser convidado, confiança em que saberei esforçar-me por merecer o convite e amor sem limites pela caridade que me fazes. Aqui me tens, tal como sou e não como gostaria e deveria ser.
Não sou digno, não sou digno, não sou digno! Sei porém, que a uma palavra Tua a minha dignidade de filho e irmão me dará o direito a receber-te tal como Tu mesmo quiseste que fosse. Aqui me tens, Senhor. Convidaste-me e eu vim.


Lembrar-me:
Comunhões espirituais.


Senhor, eu quisera receber-vos com aquela pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu Vossa Santíssima Mãe, com o espírito e fervor dos Santos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?