Questão 30: Da
concupiscência.
Art. 4 ― Se a
concupiscência e infinita.
O
quarto discute-se assim. ― Parece que a concupiscência não é infinita.
1.
― Pois, o objecto da concupiscência é o bem, que exerce a função de fim. Ora,
quem introduz o infinito exclui o fim, como diz Aristóteles 1. Logo,
a concupiscência não pode ser infinita.
2.
Demais. ― A concupiscência, procedendo do amor, busca o bem conveniente. Ora, o
infinito, sendo desproporcionado, não pode ser conveniente. Logo, a
concupiscência não pode ser infinita.
3.
Demais. ― Não podendo percorrer o infinito, não podemos portanto, chegar-lhe ao
último termo. Ora, a concupiscência, atingindo o objecto último, transforma-se
em deleitação. Logo, se a concupiscência fosse infinita nunca se transformaria
na deleitação.
Mas,
em contrário, diz o Filósofo, que por ser a concupiscência infinita é que os
homens desejam coisas infinitas 2.
Como já dissemos 3, há duas espécies de concupiscência: a natural
e a não-natural. ― Aquela não pode ser infinita em acto, pois é relativa àquilo
que a natureza exige. Ora, como esta tende sempre a um fim finito e certo, o
homem nunca deseja infinita comida ou bebida. Mas como em a natureza pode haver
o infinito potencial por sucessão, também a concupiscência que lhe é relativa
pode ser infinita do mesmo modo, de maneira que, obtido um alimento, deseje
outro ou qualquer outra coisa exigida pela natureza, pois esses bens corpóreos,
quando obtidos não permanecem perpetuamente, mas desaparecem. E por isso o
Senhor disse à Samaritana (Jo 4, 13): Todo aquele que bebe desta
água tornará a ter sede. ― A concupiscência não-natural porém é absolutamente
infinita, pois é consequente à razão, como já dissemos 4. Ora, esta
pode proceder ao infinito. Por isso, quem deseja as riquezas pode desejá-las
sem termo, de modo a torna-se, tanto quanto puder, rico, absolutamente.
Pode
porém dar-se ainda outra razão, segundo o Filósofo 5, e é que há uma
concupiscência finita e outra, infinita. A do fim é sempre infinita, pois o fim
é desejado por si mesmo, como, p. ex., a saúde que, quanto melhor, tanto mais
desejada é, ao infinito, assim como se o branco, em si mesmo, desagrega, o que
mais branco é mais desagrega. ― Mas, a concupiscência dos meios não é infinita,
sendo eles desejados apenas na medida conveniente ao fim. Donde os que põem o
fim nas riquezas tem a concupiscência delas ao infinito, ao passo que aqueles
que as desejam para as necessidades da vida desejam-nas finitas e bastantes a
essas necessidades, como diz o Filósofo no mesmo passo. E o mesmo se deve dizer
sobre as concupiscências de quaisquer outras coisas.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. ― Tudo o que é objecto de concupiscência é
desejado como um certo fim, quer por ser realmente finito, enquanto desejado
uma vez, em acto, quer por ser finito, por cair no domínio da apreensão. E não
pode ser apreendido sob a noção de infinito, porque, como diz Aristóteles 6,
o infinito é aquilo além do qual podemos sempre tomar alguma coisa de novo,
quanto à quantidade.
RESPOSTA
À SEGUNDA. ― A razão tem, de certo modo, virtude infinita, porque pode
considerar objectos infinitos em número, como bem se vê na adição dos números e
das linhas. Donde, o infinito é de certo modo proporcionado à razão. Pois, o
universal, que a razão apreende, é de certa maneira, infinito, porque contém
potencialmente infinitos singulares.
RESPOSTA
À TERCEIRA. ― Para que nos deleitemos não é preciso consigamos tudo o que
desejamos, mas, que nos deleitemos com aquilo que desejamos e conseguimos.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama.
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Notas:
1. II Metaph., lect. IV.
2. I Polit., lect. VIII.
3. Q. 30, a. 3.
4. Q. 30, a. 3.
5. I Polit., lect. VIII.
6. III Phys., lect. XI.