01/07/2010

Textos de Reflexão 01 de Julho

Evangelho: Mt 9, 1-8

1 Subindo para uma pequena barca, tornou a passar o lago, e voltou para a Sua cidade. 2 Eis que Lhe apresentaram um paralítico que jazia no leito. Vendo Jesus a fé que eles tinham, disse ao paralítico: «Filho, tem confiança, são-te perdoados os teus pecados». 3 Então, alguns dos escribas disseram para consigo: «Este blasfema». 4 Tendo Jesus visto os seus pensamentos, disse: «Porque pensais mal nos vossos corações? 5 Que coisa é mais fácil de dizer: “São-te perdoados os teus pecados”, ou dizer: “Levanta-te e caminha”? 6 Pois, para que saibais que o Filho do Homem tem poder sobre a terra de perdoar pecados», disse então ao paralítico: «Levanta-te, toma o teu leito e vai para a tua casa». 7 E ele levantou-se, e foi para sua casa. 8 Vendo isto, as multidões ficaram possuídas de temor, e glorificaram a Deus por ter dado tal poder aos homens.

Meditação:

Jesus Cristo não espera que o necessitado vá ter com Ele ou que por Ele chame. Passa ao seu lado e dá-se conta do seu estado e, como sempre, enche-se de compaixão e derrama a Sua misericórdia. Mas não de uma forma qualquer; não, dá-a na maior proporção que pode dar – que só Ele pode dar: uma vida nova, uma alma remoçada, o perdão dos pecados.
Mas… que está doente, paralítico, inerme?
Pois sim, isso também é importante e Jesus não deixa passar em claro. A Sua misericórdia não é a meias, a conta-gotas. É completa, total. Interessando-lhe muito mais a nossa alma, não fica indiferente ao nosso estado físico. Por isso Lhe digo: Tu sabes bem o que preciso e como preciso, por isso, não Te peço nada. Tenho confiança. (ama, Orações diárias, 2007.04.28). (ama, meditação sobre Mt 9, 1-8, Março de 2009)

Tema: Médico Divino

Jesus cura a doença física, mas ao mesmo tempo liberta do pecado. Revela-Se desta forma com o Messias anunciado pelos Profetas, que tomou sobre si as nossas enfermidades e assumiu os nossos pecados (cfr. Is 53,3-12) para nos libertar de toda a doença espiritual e material. (joão Paulo II, Homília no estádio de Maracanã, Rio de Janeiro, 1980.07.02) 

Santa Missa 1

A Santa Missa, por si mesma e mais ainda quando se luta para que seja o centro da própria vida interior, possui um poder verdadeiramente unificante da existência humana. Jesus sacramentado, na renovação incruenta do Seu sacrifício no Calvário, toma por completo os trabalhos e as intenções da pessoa que se une à Sua oblação; e recapitula-os na adoração que Ele rende ao pai, no agradecimento que Lhe manifesta, na expiação que Lhe oferece, e na petição que Lhe dirige.

(D. javier echevarría, Carta  aos fiéis da Prelatura do Opus Dei, Ano da Eucaristia, Roma 2004.10.06)