28/07/2012

Leitura espiritual para 28 Jul 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Evangelho do dia e comentário









T. Comum – XVI Semana


Evangelho: Mt 13, 24-30
24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: «O Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo.25 Porém, enquanto os homens dormiam, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e foi-se. 26 Tendo crescido a erva e dado fruto, apareceu então o joio. 27 Chegando os servos do pai de família, disseram-lhe: “Senhor, porventura não semeaste tu boa semente no teu campo? Donde veio, pois, o joio?”. 28 Ele, respondeu-lhes: “Foi um inimigo que fez isto”. Os servos disseram-lhe: “Queres que vamos e o arranquemos?”. 29 Ele respondeu-lhes: “Não, para que talvez não suceda que, arrancando o joio, arranqueis juntamente com ele o trigo. 30 Deixai-os crescer juntos até à ceifa, e no tempo da ceifa direi aos ceifeiros: Colhei primeiramente o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro”».

Comentário:

«Enquanto os homens dormiam, veio o seu inimigo», é o que acontece quando se descura a vigilância.
O inimigo – o demónio – não dorme, bem pelo contrário está sempre à espreita como muito bem alertava São Pedro, esperando a ocasião propícia para espalhar o mal.
O dormir quando se deve estar desperto tem sido a causa de muitos desastres quer na vida ‘normal’ das pessoas quer, sobretudo na vida espiritual e interior.

Esta tendência que todos, mais ou menos, temos para considerarmo-nos ‘ao abrigo’ das tentações e, consequentemente, abandonar a vigilância paga-se, sempre, muito caro.

‘A mim, isto, não me faz mal!’ (A guarda da vista);
‘Sei muito bem o que devo fazer!’ (Presunção);
‘Já conheço este aviso, não necessito que mo recordem!’ (Pretensão de sabedoria);
E muitas outras formas de ‘sono’ que mais não são que excessos de confiança, auto-estima e aburguesamento.

De facto – como dizia São Josemaria:
“Não valho nada, não posso nada, não tenho nada, não sou nada..." (Via-Sacra, 13)

(ama, comentário sobre Mt 13, 24-30, 2012.06.17)

Consagração a Nossa Senhora de Fátima



Nota de AMA: 

Estas “confidências” têm, obviamente, um autor, que não se revela; foram feitas em tempo indeterminado, por isso não se lhes atribui a data. O estilo discursivo revela, obviamente, que se tratam de meditações escritas ao correr da pena. A sua publicação deve-se a ter considerado que, nelas se encontram muitas situações e ocorrências que fazem parte do quotidiano que, qualquer um, pode viver.


Senhora nossa Mãe:
Aqui, aos teus pés, neste lugar santo de Fátima onde desde muito pequenos nos habituamos a acorrer com a confiança e a esperança que os nossos queridos Pais nos incutiram, vimos consagrar-te a nossa família inteira.

No íntimo dos nossos corações instala-se alguma apreensão e incerteza em relação a esta nossa família.

Sabes bem que nos referimos às diferenças de opinião que se transformam em desavenças, desunião e afastamento; aos casais desfeitos com todas as graves consequências; à falta de fé e de prática da fé; ao excessivo apego a coisas passageiras deixando de lado o essencial; aos respeitos humanos que se traduzem em indiferença e falta de coragem para arrepiar caminho; às doenças graves que se arrastam e causam tanto sofrimento.

Faz com que todos, sem excepção, inspirados no exemplo dos nossos queridos Pais, nos comportemos como autênticos filhos teus e com sinceridade, espírito de compreensão e a humildade necessárias para, com respeito de uns pelos outros, ser-mos, de facto, uma família unida e santa.

Que nenhum de nós se perca para a salvação eterna.

Como Paulo VI, aqui mesmo em 1967, te repetimos: “Monstra te esse Matrem”, Mostra que és Mãe.

Isto te pedimos, invocando, uma vez mais, ao teu Dulcíssimo Coração, a tua protecção e amparo.


Fátima, 2012.07.06

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 204


À procura de Deus


«vai, vende tudo o que tens … depois, vem e segue-me» Mc 10, 20
Significa tão só: Desprende-te de tudo e ama!

My way

Frank Sinatra


Um grande Amor te espera no Céu

© Gabinete de Informação 
do Opus Dei na Internet
Textos de S. Josemaria Escrivá

Cada vez estou mais persuadido: a felicidade do Céu é para os que sabem ser felizes na terra. (Forja, 1005)

Escrevias: "'simile est regnum caelorum', o Reino dos Céus é semelhante a um tesouro... Esta passagem do Santo Evangelho caiu na minha alma lançando raízes. Tinha-a lido tantas vezes, sem captar o seu âmago, o seu sabor divino".

Tudo..., tudo há-de vender o homem prudente, para conseguir o tesouro, a pérola preciosa da Glória! (Forja, 993)

Pensa quão grato é a Deus Nosso Senhor o incenso que se queima em sua honra; pensa também no pouco que valem as coisas da terra, que mal começam logo acabam...

Pelo contrário, um grande Amor te espera no Céu: sem traições, sem enganos: todo o amor, toda a beleza, toda a grandeza, toda a ciência...! E sem enfastiar: saciar-te-á sem saciar. (Forja, 995)

Não há melhor senhorio que saber-se ao serviço: ao serviço voluntário de todas as almas!

É assim que se ganham as grandes honras: as da terra e as do Céu. (Forja, 1045)

Tratado sobre o homem 26

Questão 78: Das potências da alma em especial.