06/09/2012

Leitura espiritual para 06 Set 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

P. M. Martinez


Porque me vou ausentar por uns dias, ficou suspensa, a minha assistência ao P. Martinez. O acompanhamento que fiz no HGSA foi um pouco difícil e cansativo mas muito... muitíssimo gratificante.
Um serviço que me faz sentir bem e muito grato ao Senhor pela oportunidade de alcançar, talvez, algum mérito.


O P. Martinez, para mim, é bastante mais que um zeloso Sacerdote incansável no seu serviço às almas; é um Director Espiritual experiente e sábio que, conhecendo-me intimamente, tem sempre a palavra certa e o conselho mais oportuno.

Além disto, é um amigo entranhável a quem devo inúmeros favores, alguns, de grande relevo.

No meu regresso em fins de Setembro, espero encontrá-lo totalmente recuperado para poder, sem limitações, entregar-se ao seu múnus com a certeza de estar ao seu inteiro dispor para o que for considerado útil.

Tenho a certeza que esta doença que enfrentou e da qual agora parece estar já em convalescença é uma Graça de Deus que costuma provar aqueles que mais ama.

AMA, Porto, 2012.09.06

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 243

À procura de Deus


Deus dá,
a quem se dá!

Moda das tranças pretas


Descanso significa represar: acumular forças

                                         Textos de S. Josemaria Escrivá
 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

Sempre entendi o descanso como afastamento do trabalho diário; nunca como dias de ócio. Descanso significa represar: acumular forças, ideias, planos... Em poucas palavras: mudar de ocupação, para voltar depois – com novos brios – à actividade habitual. (Sulco, 514)

A santidade, o verdadeiro afã por alcançá-la, não faz pausas nem férias. (Sulco, 129)

Aproveita o tempo. Não te esqueças da figueira amaldiçoada. Já fazia alguma coisa: dar folhas. Como tu...

– Não me digas que tens desculpas. De nada valeu à figueira – narra o Evangelista – não ser tempo de figos, quando o Senhor lá os foi buscar.

– E estéril ficou para sempre. (Caminho, 354)

Lutai contra essa excessiva compreensão que cada um tem para consigo mesmo: sede exigentes para convosco próprios. Às vezes, pensamos demasiadamente na saúde e no descanso, que aliás não deve faltar, precisamente porque é preciso voltar ao trabalho com forças renovadas. Esse descanso, porém, escrevi-o há já tantos anos, não é não fazer nada, mas distrairmo-nos em actividades que exigem menos esforço. (Amigos de Deus, 62)

Evangelho do dia e comentário






        T. Comum – XXII Semana




Evangelho: Lc 5, 1-11

1 Um dia, comprimindo-se as multidões em volta d'Ele para ouvir a palavra de Deus, Jesus estava junto do lago de Genesaré. 2 Viu duas barcas acostadas à margem do lago; os pescadores tinham saído e lavavam as redes. 3 Entrando numa destas barcas, que era a de Simão, pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. Depois, estando sentado, ensinava o povo desde a barca. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo, e lançai as redes para pescar». 5 Respondeu-Lhe Simão: «Mestre, tendo trabalhado toda a noite, não apanhámos nada; porém, sobre a Tua palavra, lançarei as redes». 6 Tendo feito isto, apanharam tão grande quantidade de peixes, que as redes se rompiam. 7 Então fizeram sinal aos companheiros, que estavam na outra barca, para que os viessem ajudar. Vieram e encheram tanto ambas as barcas, que quase se afundavam. 8 Simão Pedro, vendo isto, lançou-se aos pés de Jesus, dizendo: «Afasta-Te de mim, Senhor, pois eu sou um homem pecador». 9 Porque, tanto ele como todos os que se encontravam com ele, ficaram possuidos de espanto, por causa da pesca que tinham feito. 10 O mesmo tinha acontecido a Tiago e a João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: «Não tenhas medo; desta hora em diante serás pescador de homens». 11 Trazidas as barcas para terra, deixando tudo, seguiram-n'O.

Comentário:

Como se pode fazer apostolado sem as indicações daquele a Quem se devem entregar os frutos?

Sem a orientação do Mestre da barca da nossa vida, desistiremos com os fracassos, pescaremos em locais onde o peixe não se deixa apanhar, perderemos o tempo em pescarias inúteis porque estéreis.

Ele, sim, sabe muito bem como, onde e quando devemos lançar a rede e é o que devemos fazer sem titubear, com diligência e confiança.

Da nossa lavra não poremos nada senão o empenho e obediência e, o resultado surgirá sempre e, de tal forma que, como Pedro, nos espantaremos, largaremos tudo e seguiremos Jesus.

(ama, comentário sobre Lc 5, 1-11, 2011.09.01)

Minha Mãe.

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a


Senhora minha Mãe:

Porque sois Senhora
como Ela o terá sido
e porque também,
como a Senhora,
muito tendes querido
aos filhos que Deus
houve por bem conceder-vos
e ao braço forte a valoroso
que os trabalhos vossos fez seus,
tem este filho a alegria de oferecer-vos
um coração muito grande e generoso
no qual a maldade morre à secura
onde brota em cascata a fonte da ternura.

Lisboa, 20 de Novembro 58


Mártires de Espanha 23

Rainha dos Mártires


por Jorge López Teulón

Tratado sobre o homem 65


Questão 85: Do modo e da ordem de inteligir.