06/03/2021

Leitura Espiritual Mar 06

 


Novo Testamento

 

Evangelho

 

Lc IV, 33-44; V, 1-11

 

Jesus liberta um possesso do demónio

33 Encontrava-se na sinagoga um homem que tinha um espírito demoníaco, o qual se pôs a bradar em alta voz: 34 «Ah! Que tens que ver connosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos arruinar? Sei quem Tu és: o Santo de Deus!» 35 Jesus ordenou-lhe: «Cala-te e sai desse homem!» O demónio, arremessando o homem para o meio da assistência, saiu dele sem lhe fazer mal algum. 36 Dominados pelo espanto, diziam uns aos outros: «Que palavra é esta? Ordena com autoridade e poder aos espíritos malignos, e eles saem!» 37 A sua fama espalhou-se por todos os lugares daquela região.

 

Jesus cura a sogra de Pedro e outros doentes

38 Deixando a sinagoga, Jesus entrou em casa de Simão. A sogra de Simão estava com muita febre, e intercederam junto dele em seu favor. 39 Inclinando-se sobre ela, ordenou à febre e esta deixou-a; ela erguendo-se, começou imediatamente a servi-los. 40 Ao pôr do sol, todos quantos tinham doentes, com diversas enfermidades, levavam-lhos; e Ele, impondo as mãos a cada um deles, curava-os. 41 Também de muitos saíam demónios, que gritavam e diziam: «Tu és o Filho de Deus!» Mas Ele repreendia-os e não os deixava falar, porque sabiam que Ele era o Messias.

 

Jesus prega em várias cidades

42 Ao romper do dia, saiu e retirou-se para um lugar solitário. As multidões procuravam-no e, ao chegarem junto dele, tentavam retê-lo, para que não se afastasse delas. 43 Mas Ele disse-lhes: «Tenho de anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado.» 44 E pregava nas sinagogas da Judeia.

 

Pesca milagrosa

V 1  E aconteceu que, apertando-o a multidäo, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; 2  E viu dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. 3  E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, ensinava do barco a multidão. 4  E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faz-te ao mar alto, e lançai a rede para pescar. 5  E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sob a tua palavra, lançarei a rede. 6  E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. 7  E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. 8  E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, afasta-te de mim, que sou um homem pecador. 9  Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca que haviam feito. 10  E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. 11  E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e seguiram-nO.

 

Textos



Como o “ter” modifica a pessoa.

Muitas vezes somos levados a pensar que se estivéssemos no lugar de alguém que tem determinada posição social, a nossa atitude seria bem diferente.

Não tenho, na verdade, tanta certeza que assim seja.

Adiantando, estabeleço, desde já, que a posse - seja de um bem material, espiritual ou outro, o cargo ou posição social que se desempenha ou ocupa - condiciona e, de certa forma, “formata” o comportamento das pessoas.

Parece indiscutível que são deploráveis os resultados das acções irresponsáveis praticadas por quem tem responsabilidades.

Há muitíssimos anos, ouvi sem querer uma conversa ao telefone em que alguém contestava uma proposta que outro lhe fazia para ocupar um determinado lugar público: 'Mas, dizia, eu não tenho categoria para desempenhar esse lugar'!

Na altura - teria os meus dezoito anos - não entendi porque a pessoa em questão acabou por aceitar o tal lugar onde acabaria por permanecer doze anos mas, depois, fiquei a saber que o argumento que o convencera fora: 'Basta que o meu amigo seja igual a si mesmo'!

Igual a si mesmo!

Esta frase que ouvi desde que me conheço traduz uma profundidade que, confesso, levei muito tempo a alcançar.

Entendi a amplitude do seu significado, quando a contrapus com as palavras de Cristo: «seja o vosso falar: sim, sim; não, não. Tudo o que passa disto procede do maligno» [1]

A grande dificuldade - enorme para muitos - é a tentação de agradar a todos e não desagradar a ninguém.

Por norma, evitam a resposta directa e clara, escondendo-se em evasivas que não comprometam.

Evidentemente que, muitas vezes, o fazem por ignorância mas, como não são capazes de a admitir, como seria correcto, evoluem em desconcertantes 'ouvi dizer', 'constou-me que', como se a responsabilidade do que dizem fosse de outros e não deles próprios.

Como se, por exemplo, um professor pudesse dar uma explicação séria e credível, deixando transparecer que não acredita no que explica.

Ou, ainda, aqueles - e serão bastantes - que no confessionário - expõem os seus pecados como se fossem cometidos por outros.

 

A dificuldade em assumir a responsabilidade dos próprios actos é a consequência de uma consciência deformada.

Pode dizer-se que 'sim, sim, não, não’, é radical e uma falta de urbanidade; mas, de facto, iludir a questão, com um ‘talvez’… ou, ‘vamos a ver’, não passa de uma deformação de carácter e, o pior, é que com o tempo e a sua prática continuada se vai tornando numa faceta sempre presente que se apresenta automaticamente.

É a chamada compulsão que significa exactamente fazer algo movido por um impulso a que (já) não se resiste, porque nem se dá por ele.

Muito facilmente esta pessoa cai na mentira, invenção ou manipulação de factos e realidades, acabando por criar uma personalidade artificial onde o verdadeiro se confunde com a fantasia.

Note-se que, curiosamente, esta forma de proceder tem origem numa ‘falsa preguiça’ que é, no fim e ao cabo, partir do princípio que é mais fácil proceder assim que criar obra própria e, dizemos ‘falsa preguiça’ porque, de facto, fazer uma cópia ou um decalque exige quase o mesmo esforço.

A continuação desta forma de proceder acaba, fatalmente, em formas mais graves de apropriação de obras de outros.

É o que se passa, por exemplo, com o plágio na escrita em que se começa por copiar pequenos trechos, modificando-os um pouco, até acabar na cópia pura e simples de trechos completos de obras alheias.

Alguma impunidade de que pode, durante algum tempo, gozar, leva-o a ‘avançar’ mais descaradamente ainda na apropriação do que não é obra sua.

Esta é uma forma de actuar quase compulsiva, um hábito, que, curiosamente, não tem nenhuma explicação lógica porque, ele próprio é capaz de produzir obra de semelhante valor.

Também, com enorme à vontade, se atribuem qualidades, experiências e, até, graus académicos que não têm.

Algumas chegam a contar histórias, acontecimentos, peripécias que foram vividas por outros, que, naturalmente, não estão presentes para colocar a verdade onde ela deve residir.

A grande - enorme - dificuldade para muitos é a tentação de agradar a todos e não desagradar a ninguém.

A incapacidade de dizer 'não sei' é real porque, intimamente, está convencido que sabe ou, pelo menos, conhece razoavelmente.

Uma das características desta pessoa é uma extraordinária capacidade inventiva o que, não raro, o leva a balançar-se em áreas muito específicas como seja, por exemplo, a expressão artística.

 

 



[1] Mt 5, 37

Santíssima Virgem

Maria Mestra de caridade

 

Maria cooperou com a sua caridade para que nascessem na Igreja os fiéis membros da Cabeça de que é efectivamente mãe segundo o corpo. Como Mãe, ensina; e, também como Mãe, as suas lições não são ruidosas. É preciso ter na alma uma base de finura, um toque de delicadeza, para compreender o que nos manifesta, mais do que com promessas, com obras.

 

J. A. Loarte

Filosofia e Religião, Vida Humana

 


CONCEITO CRISTÃO DE DEMOCRACIA

  Parte do princípio de que o homem é uma realidade espiritual e material,dotado de liberdade e de inteligência, com capacidade para comandar o seu próprio destino transcendente a si mesmo e ao mundo, à busca de uma realização temporal e eterna. Inserido na comunidade de todos os homens, com os quais se sente solidário, integra-se nela através de grupos naturais e electivos, que vão da família ao estado, passando pelas formas da escola, campos de trabalho, diversão e cultura, mediante associações livres, como a Igreja, sindicatos, empresas, comunidades cívicas, etc.

  Nesta concepção, o estado não tem apenas a função de “polícia” que vela pela ordem pública, como na mentalidade liberal, nem é o senhor omnipotente da ideologia marxista. Desempenha um verdadeiro papel na vida dos homens, promovendo o bem comum, o respeito pelos organismos intermédios, suprindo as suas carências, num verdadeiro princípio de subsidiariedade. O estado da verdadeira democracia estabelece orgãos de diálogo e participação entre os quais são de assinalar os meios de comunicação social, os partidos políticos, os sindicatos, através dos quais se torna possível a todos e a cada um ter parte activa e responsável nos diversos escalões davida social.

 

(A Ferraz, Cristãos e liberdades democráticas, BROTÈRIA, Vol. 99, 1974)

Reflexão na Quaresma

 


Olhar ao longe

 

Realmente, caminhar olhando para o chão pode ser uma medida preventiva de, por exemplo, não tropeçar nos obstáculos.

 

Mas, na verdade, se o olhar se dirigir em frente veremos na mesma os obstáculos mas com a vantagem de ter tempo de os evitar.

 

Convém pois, olhar em frente para se ter uma perspectiva mais completa e real do caminho que se percorre e, também, para não perder de vista o vulto de Cristo que nos guia.

 

(AMA, reflexões, 2019)

Pequena agenda do cristão - Sábado

   



SÁBADO

Pequena agenda do cristão

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Honrar a Santíssima Virgem.

A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da Sua serva, de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas, santo é o Seu nome. O Seu Amor se estende de geração em geração sobre os que O temem. Manifestou o poder do Seu braço, derrubou os poderosos do seu trono e exaltou os humildes, aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel Seu servo, lembrado da Sua misericórdia, como tinha prometido a Abraão e à sua descendência para sempre.

Lembrar-me:

Santíssima Virgem Mãe de Deus e minha Mãe.

Minha querida Mãe: Hoje queria oferecer-te um presente que te fosse agradável e que, de algum modo, significasse o amor e o carinho que sinto pela tua excelsa pessoa.
Não encontro, pobre de mim, nada mais que isto: O desejo profundo e sincero de me entregar nas tuas mãos de Mãe para que me leves a Teu Divino Filho Jesus. Sim, protegido pelo teu manto protector, guiado pela tua mão providencial, não me desviarei no caminho da salvação.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?




Orações sugeridas: