04/12/2010

Boa Tarde! 6

Via-se bem a alegria no teu semblante e eu não pude deixar de perguntar que se passava.

Surpreendeste-me com a resposta: sabes? Descobri uma coisa muito interessante, que nunca me tinha dado conta. Também eu posso ser santo!

Fiquei a olhar para ti sem esconder o meu espanto?

Mas… pensavas que o que temos andando a fazer todo este tempo se destinava a quê?


(ama, 2010.12.04)

Bom Dia! 66



Ao examinar-se, o homem está a conduzir a sua vida no caminho certo porque ninguém é dono da verdade completa e, muito menos, da última perfeição. Fazendo-o, está a dar passos importantes no caminho da correcção ou emenda dos erros, voluntários ou não, cometidos ao longo dos dias o que, é em si mesmo, uma atitude positiva.


Não se evolui nem progride sem um constante começar e recomeçar e tal não é possível sem a prática regular do exame pessoal.

Como ninguém é bom juiz em causa própria - repete-se - o recorrer ao aconselhamento de outrem devidamente capacitado para tal, revela-se uma decisão sagaz.

Deve fugir-se à generalidade: portei-me mal, faltei à verdade... e, pelo contrário, detalhar: fiz isto que não deveria ter feito porque..., menti a propósito daquilo..., e, logo depois definir a pessoa ou pessoas a quem eventualmente tenhamos causado prejuízo com tais procedimentos.

Só assim o exame fica completo e fornece os elementos que vão permitir desenvolver os motivos principais que levaram ao exame: o desejo de emenda e a oportunidade de reparar.

É o que costuma chamar-se 'propósito do exame', que é a conclusão lógica do mesmo.

Aliás, sem 'propósito' o exame tem muito pouca utilidade.

66


Para ver desde o início, clicar aqui:  http://sextodosnove-ontiano.blogspot.com/

Tema para breve reflexão - 2010.12.04

Critério 7

Há alguns que querem ser humildes, mas sem serem desprezados, sem padecer necessidades; ser castos, mas sem mortificar o seu corpo; ser pacientes, mas sem que ninguém os ultraje. Quando tratam de adquirir virtudes, e ao mesmo tempo rejeitam os sacrifícios que as virtudes trazem consigo, parecem-se com os que fugindo do campo de batalha, quereriam ganhar a guerra vivendo comodamente na cidade.

(S. Gregório Magno, Moralia, 7, 28, 34.)

Textos de Reflexão para 04 de Dezembro

1º Sábado do Advento 04 de Dezembro

Tema para consideração: Confissão contrita

  • ·         Cada Confissão, um bem para toda a Igreja. A Comunhão dos Santos e o Sacramento da penitência.

Cada Confissão contrita é uma aproximação à santidade de Deus, um novo encontro na própria verdade interior, perturbada e transtornada pelo pecado, uma libertação no mais profundo de si mesmo, e, com isso, uma recuperação da alegria perdida, a alegria de ser salvos, que a maioria dos homens do nosso tempo deixou de provar. 

(João Paulo II, Exortação Apostólica Reconciliatio et Paenitentia, 02.12.1984, II, 31)

Evangelho: Mt 9, 35; 10, 1, 6-8

35 Jesus ia percorrendo todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino, e curando toda a doença e toda a enfermidade.
1 Tendo convocado os Seus doze discípulos, Jesus deu-lhes poder de expulsar os espíritos imundos e de curar toda a doença e toda a enfermidade.
6 ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel.7 Ide, e anunciai que está próximo o Reino dos Céus. 8 «Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, lançai fora os demónios. Dai de graça o que de graça recebestes.



Nota:
Durante o Tempo do Advento não publicamos o costumado Comentário e/ou Meditação sobre o Evangelho do dia. Convidamos o leitor a fazê-lo e a amabilidade de o “postar) em comentários. 

Comentário:

«Dai de graça o que de graça recebestes» que mandato mais lógico e natural. Quem tinha acabado de receber tão extraordinários poderes poderia, com boa fé, cobrar pelos serviços que com eles prestasse?
Nós que tanto recebemos em meios, inteligência, capacidades não devemos também pôr ao serviço gratuito dos outros esses mesmos dons?
Recompensa? Tê-la-emos sempre e de forma que nem suspeitamos porque o Senhor nunca deixa sem prémio quem trabalha em Seu nome. 

(ama, comentário sobre Mt 9, 35; 10, 1, 6-8, 2010.10.28)

Doutrina: CCIC – 580: Porque se chama «a oração do Senhor»?
                   CIC – 2765-2766; 2775

O Pai Nosso é a «Oração dominical», ou seja «a oração do Senhor», porque nos foi ensinado pelo próprio Senhor Jesus

Festa: São João Damasceno – Doutor da Igreja

                                                                                                                                                              Nota Histórica
Nasceu em Damasco na segunda metade do século VII, de uma família cristã. Grande conhecedor da filosofia, entrou no mosteiro de S. Sabas, perto de Jerusalém, e foi ordenado sacerdote. Escreveu numerosas obras teológicas, sobretudo contra os iconoclastas. Morreu em meados do século VIII. (SNL)