28/09/2010

Textos de Reflexão para 28 de Setembro

Evangelho: Lc 9, 51-56

51 Aconteceu que, aproximando-se o tempo da Sua partida deste mundo, dirigiu-Se resolutamente para Jerusalém, 52 e enviou adiante de Si mensageiros, que entraram numa aldeia de samaritanos para Lhe prepararem pousada. 53 Não O receberam, por dar mostras de que ia para Jerusalém. 54 Vendo isto, os Seus discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu que os consuma?». 55 Ele, porém, voltando-Se para eles, repreendeu-os. 56 E foram para outra povoação.

Meditação:

Jesus Cristo toma a decisão de ir a Jerusalém «resolutamente» como se diz no Evangelho. Sabe muito bem o que O espera mas nem por isso tenta retardar por algum tempo que fosse esse encontro com a consumação da Sua vinda à terra.
Também não vai sub-repticiamente, mas «enviou adiante de Si mensageiros». O que vão fazer estes discípulos? Vão anunciar a todos que o Senhor estava a chegar que vinha, voluntariamente, entregar-se àqueles que procuravam destruí-lo.
Fica, assim, uma vez mais bem manifesta a vontade de Jesus Cristo em cumprir os planos da Redenção. Ninguém o compele, obriga ou força a fazer seja o que for. Ele, com a Sua vontade soberana, decide que a hora tinha chegado e vai pôr-se à disposição dos seus algozes. 

(ama, comentário sobre Lc 9, 51-56, 20010.07.30)

Tema: Eucaristia 3

A Comunhão é o remédio da nossa necessidade quotidiana

(Stº Ambrósio, Sobre os Mistérios, 4, trad do castelhano por ama)

Doutrina: CCIC – 413: Como avaliar a desigualdade entre os homens?
                   CIC – 1936-1938; 1946-1947

Há iníquas desigualdades económicas e sociais, que ferem milhões de seres humanos; elas estão em contradição aberta com o Evangelho, são contrárias à justiça, à dignidade das pessoas e à paz. Mas há também diferenças entre os homens, causadas por factores que fazem parte do plano de Deus. Com efeito, Ele quer que cada um receba dos outros aquilo de que precisa, e quer que os que dispõem de «talentos» particulares os partilhem com os outros. Tais diferenças estimulam e obrigam, muitas vezes, as pessoas à magnanimidade, à benevolência e à partilha, e incitam as culturas a enriquecerem-se umas às outras.
                                                                                                                             

Festa: São Lourenço Ruiz e companheiros mártires

                                                                                                                                                                Nota Histórica
No século XVII (1633-1637), na cidade de Nagasaki, do Japão, derramaram o seu sangue por amor de Cristo dezasseis mártires: Lourenço Ruiz e seus Companheiros. Este grupo de mártires, da Ordem de São Domingos ou a ela associados, é constituído por nove presbíteros, dois religiosos, duas virgens e três leigos, entre os quais se conta Lourenço Ruiz, chefe de família, natural das Filipinas.

       Todos eles, em tempos e circunstâncias diversas, dilataram a fé cristã
       nas Filipinas, na Formosa e no Japão, manifestando de modo admirável a
       universalidade da religião cristã e, como invencíveis missionários,
      espalharam a semente da futura cristandade com o exemplo da sua vida e
      da sua morte. Foram canonizados por João Paulo II a 18 de Outubro de
      1987. (snl)  

Tema para breve reflexão - 2010.09.28

Espírito Santo 3

Ninguém pode dizer: 'Jesus é o Senhor' a não ser pela acção do Espírito Santo" (1 Co 12, 3) A Igreja convida-nos a invocar o Espírito Santo como mestre interior da oração cristã.

(Catecismo da Igreja Católica, nr. 268)