30/12/2020

LEITURA ESPIRITUAL Dez 30

 

Evangelho

 

Mt XVII XVIII 12 – 35

 

A ovelha perdida

 

12 Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove no monte, para ir à procura da tresmalhada? 13 E, se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo: alegra-se mais com ela do que com as noventa e nove que não se tresmalharam. 14 Assim também é da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um só destes pequeninos.»

 

Correcção fraterna

 

15 «Se o teu irmão pecar, vai ter com ele e repreende-o a sós. Se te der ouvidos, terás ganho o teu irmão. 16 Se não te der ouvidos, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. 17 Se ele se recusar a ouvi-las, comunica-o à Igreja; e, se ele se recusar a atender à própria Igreja, seja para ti como um pagão ou um cobrador de impostos. 18 Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes na Terra será ligado no Céu, e tudo o que desligardes na Terra será desligado no Céu.»

 

Poder da oração em união

 

19 «Digo-vos ainda: Se dois de entre vós se unirem, na Terra, para pedir qualquer coisa, hão-de obtê-la de meu Pai que está no Céu. 20 Pois, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles.»

 

Perdão das ofensas

 

21 Então, Pedro aproximou-se e perguntou-lhe: «Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar? Até sete vezes?» 22 Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

 

Parábola dos servos devedores

 

23 Por isso, o Reino do Céu é comparável a um rei que quis ajustar contas com os seus servos. 24 Logo ao princípio, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. 25 Não tendo com que pagar, o senhor ordenou que fosse vendido com a mulher, os filhos e todos os seus bens, a fim de pagar a dívida. 26 O servo lançou-se, então, aos seus pés, dizendo: ‘Concede-me um prazo e tudo te pagarei.’ 27 Levado pela compaixão, o senhor daquele servo mandou-o em liberdade e perdoou-lhe a dívida. 28 Ao sair, o servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem denários. Segurando-o, apertou-lhe o pescoço e sufocava-o, dizendo: ‘Paga o que me deves!’ 29 O seu companheiro caiu a seus pés, suplicando: ‘Concede-me um prazo que eu te pagarei.’ 30 Mas ele não concordou e mandou-o prender, até que pagasse tudo quanto lhe devia. 31 Ao verem o que tinha acontecido, os outros companheiros, contristados, foram contá-lo ao seu senhor. 32 O senhor mandou-o, então, chamar e disse-lhe: ‘Servo mau, perdoei-te tudo o que me devias, porque assim mo suplicaste; 33 não devias também ter piedade do teu companheiro, como eu tive de ti?’ 34 E o senhor, indignado, entregou-o aos verdugos até que pagasse tudo o que devia. 35 Assim procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar ao seu irmão do íntimo do coração.»

 

 


  Fortaleza

 

  Pode pensar-se que a fortaleza e a coragem são a mesma coisa mas não são.

  A coragem é uma qualidade e simultaneamente uma virtude.

  A fortaleza é uma virtude e um dom.

  A coragem tem a ver com a atitude que se tem relativamente ao exterior.

  A fortaleza é antes uma emanação do íntimo.

  É claro que, normalmente, quem tem fortaleza tem necessidade da coragem para levar a cabo os actos que a fortaleza lhe sugere ou solicita.

Vejamos um exemplo simples:

A fortaleza sugere que a frequência de determinado ambiente é prejudicial mas necessita da coragem as acções necessárias para, de facto, o fazer.

  Como sugeria São Josemaria Escrivá: ‘Não tenhas a cobardia de ser “valente”; foge!’[1] ou seja, és forte porque sabes que tens de fugir dessa situação e corajoso porque o fazes.

  Talvez que uma das melhores ilustrações do que atrás se descreve seja a cena que o Evangelho de São João[2] nos descreve a propósito das negações de Pedro no átrio da casa de Caifás onde Jesus está a ser interrogado logo a seguir à Sua prisão.

A fortaleza do carácter de Pedro leva-o a constatar a enorme falta que acaba de cometer.

Por três vezes negar conhecer Jesus e, uma delas, com juramento e que, na situação em que se encontra, corre o risco de voltar a fazê-lo.

A seguir tem a coragem necessária para sair dali, sem deixar de avaliar as consequências que tal atitude lhe poderia acarretar.

Teve coragem de corrigir algo que a fortaleza lhe sugeria ser mau e perigoso: a continuar no mesmo local estaria sujeito a novas traições.

  Experimentar o que não se conhece bem talvez envolva correr riscos desnecessários, ou, por outras palavras, pôr à prova a nossa fortaleza não parece ser uma boa prática.

Não se trata de ter medo ou receio, mas, simplesmente, evitar situações, ambientes ou reacções que podem conduzir a um fim inconveniente.

  (Não sei se morro ao atirar-me da janela de um sétimo andar para a rua, mas não estou disposto a experimentar. Isto não é falta de fortaleza mas bom senso.)

  Dissemos que a fortaleza se pode classificar como uma virtude mas que, realmente, é um dom.

Porquê?

Porque necessidade uma decisiva acção do Espírito Santo para que possa ser adquirida.

É que se trata de uma disposição íntima da própria vontade, que actua principalmente no foro íntimo das escolhas, decisões e atitudes.

Claro que a fortaleza se apoia na fidelidade, na justiça e no respeito.

 



[1] São Josemaria, Caminho, 132

[2] Cfr. Jo 18, 17, 19,25-27

Reflexão

 


Tentações “teológicas”.

7

Seres celestes

  As Potestades, os Querubins, os Serafins, enfim a multidão de seres celestes, têm todos as mesmas capacidades e virtudes?

  Como saber? O que podemos inferir é que se trata de seres perfeitos já que estão permanentemente na presença de Deus, a Suma Perfeição. Logicamente, tal confere-lhes capacidades e virtudes muito além das vulgares criaturas humanas. Uns “maiores” que outros? Talvez que seja mais de considerar que terão “missões ou encargos” diferentes.

Pequena agenda do cristão

 


Quarta-Feira

Pequena agenda do cristão

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)






Propósito:

Simplicidade e modéstia.


Senhor, ajuda-me a ser simples, a despir-me da minha “importância”, a ser contido no meu comportamento e nos meus desejos, deixando-me de quimeras e sonhos de grandeza e proeminência.


Lembrar-me:
Do meu Anjo da Guarda.


Senhor, ajuda-me a lembrar-me do meu Anjo da Guarda, que eu não despreze companhia tão excelente. Ele está sempre a meu lado, vela por mim, alegra-se com as minhas alegrias e entristece-se com as minhas faltas.

Anjo da minha Guarda, perdoa-me a falta de correspondência ao teu interesse e protecção, a tua disponibilidade permanente. Perdoa-me ser tão mesquinho na retribuição de tantos favores recebidos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?



Maria, Rainha da Paz

 


*Maria, Regina pacis, Rainha da Paz, porque tiveste fé e acreditaste que se cumpriria o anúncio do Anjo, ajuda-nos a aumentar a Fé, a sermos firmes na Esperança, a aprofundar o Amor. Porque é isso que quer hoje de nós o teu Filho, ao mostrar-nos o seu Sacratíssimo Coração. (Cristo que passa, 170).

 

*Característica evidente de um homem de Deus, de uma mulher de Deus, é a paz na alma: tem "a paz" e dá "a paz" às pessoas com quem convive. (Forja, 649).