Mostrar mensagens com a etiqueta Tentações teológicas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Tentações teológicas. Mostrar todas as mensagens

30/12/2020

Reflexão

 


Tentações “teológicas”.

7

Seres celestes

  As Potestades, os Querubins, os Serafins, enfim a multidão de seres celestes, têm todos as mesmas capacidades e virtudes?

  Como saber? O que podemos inferir é que se trata de seres perfeitos já que estão permanentemente na presença de Deus, a Suma Perfeição. Logicamente, tal confere-lhes capacidades e virtudes muito além das vulgares criaturas humanas. Uns “maiores” que outros? Talvez que seja mais de considerar que terão “missões ou encargos” diferentes.

29/12/2020

Reflexão

 



Tentações “teológicas”.

6

Anjos

  Os Anjos da Guarda formam uma categoria?

  Como humanos somos levados a catalagar e ordenar tudo segundo uma “ordem” que julgamos apropriada. Sabemos, contudo, que “no Céu há várias moradas”, donde não será descabido que também entre os Anjos haja “categorias”.

27/12/2020

Reflexão


Tentações "teológicas"

5

Demónio

  Quanto se refere ao demónio é um mistério porque não conseguimos entender como é que um ser celeste da mais elevada categoria pode rebelar-se contra o Criador.

E como outros o seguiram… quantos?

  No Evangelho que se refere ao acontecimento em Gerasa respondeu a Cristo dizendo que o seu nome era «legião porque somos muitos».

  E foi só de uma vez? Nunca mais um ser celeste se rebelou contra Deus?

  Percebe-se que para tal ter acontecido Lúcifer e os que o seguiram eram seres livres. Se não houve mais seguidores poderá ser porque Deus lhes coarctou a liberdade? Ou o demónio não pode tentá-los?

26/12/2020

Reflexão

 


Tentações "teológicas".

4

Inspirações

 

  Temos de ter bem claro o que é uma inspiração.       Penso que se trata de algo que Deus ou o Anjo da nossa Guarda ou algum Santo no Céu - no Céu todos são Santos - instila no nosso espírito.

  Mas, quando  nos  atemos ás inspirações para fazer o que devemos fazer e quando deve ser feito devemos ter plena consciência de onde nos vem.

  Porquê?

Porque o demónio também se serve da inspiração que, neste caso é uma tentação, sendo a única forma de comunicar connosco.

A sua capacidade de enganar é "especializada" masca-rando como bom o que é intrinsecamente mau, aliás, ele não quer nem pode fazer ou sugerir algo bom.

02/12/2020

Reflexão

 



Tentações teológicas - [i]

 

Como Adão e Eva tiveram descendentes? 2

 

Pergunta:

 

Como se gerou essa descendência?

 

Resposta:

 

Houve muitas hipóteses e todas acabaram encontrando o problema do incesto (relações sexuais entre parentes próximos), fruto de uma interpretação literal da Bíblia.

 

Para tentar mitigar o problema, foram procuradas muitas explicações:

 

Não havia uma lei contra o incesto;

 

Viviam muitos anos e casar-se com sobrinhos parece que era “menos grave” etc.

Mas nenhuma delas deu uma explicação convincente.

 

Felizmente, os dois últimos séculos de estudos da Bíblia permitem-nos compreender algumas coisas sobre ela que nos ajudam a resolver dificuldades como esta.

 

Sobre como se deu a descendência de Adão e Eva, é preciso dizer duas coisas:

 

A primeira refere-se ao género literário dos primeiros capítulos do Génesis.

Os estudos deixam claro que [1] não pode ser considerado uma narração histórica real.

Não podemos achar que esses capítulos sejam a crónica dos primeiros anos da história humana.

 

Além disso, a sua redacção, procedente de fontes orais, aconteceu na época do exílio e pós-exílio babilónico. [2]

 

A intenção dos autores não era fazer história, mas contar verdades fundamentais para a relação do homem com Deus.

 

 

Fonte: TOSCANA OGGI

 

(Revisão da versão portuguesa por ama)

 



[1] Gn 1-11

[2] aprox. séc. VI-V a.C.



[i] Uso este título porque são tentações que podem ocorrer sobre aspectos da nossa Fé.